Roubo de veículos tem queda de 75% em Goiás, diz SSP
Conforme os dados do Observatório de Segurança Pública, da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), houve uma redução de 75,70% nos registros de roubo de veículos no estado entre janeiro e setembro de 2020, em comparação com os nove primeiros meses de 2018. Ainda de acordo com o órgão, nesse mesmo período, o roubo de cargas também apresentou diminuição de 75,98%.
Rodney Miranda, titular da SSP-GO, comemorou os números e disse que o trabalho das corporações tem refletido “não só para a redução dos índices, mas principalmente para a percepção e sensação de segurança que a população de Goiás hoje tem sentido”.
“Segundo o relato daqueles que já estão há mais tempo em atividade aqui no Estado, é uma sensação de segurança inédita em Goiás. Então, já estamos colhendo frutos importantíssimos”, declarou.
O delegado titular da Delegacia Estadual de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos Automotores (DERFRVA), Paulo Ludovico, também elogiou os índices. Segundo Ludovico, o resultado “é fruto de três pilares básicos: planejamento, combate à macrocriminalidade e continuidade nas investigações”.
Novo sistema de bilhetagem começa a ser implantado em ônibus do transporte público de Goiânia
Brasil registra média móvel de 483 mortes por dia devido a covid-19
O Brasil contabilizou média móvel diária de 483 óbitos pela covid-19 neste domingo, 18. A média móvel registra as oscilações dos últimos sete dias e elimina distorções entre um número alto de meio de semana e baixo de fim de semana. Os estados de Goiás, Minas Gerais e Rondônia não enviaram atualização dos dados. Em nota, o governo de Rondônia informou que uma instabilidade no sistema e-SUS impediu a extração dos dados.
Desde às 20h do dia anterior, o País teve 8.874 novos casos e 195 novos óbitos. No total são 5.232.541 pessoas infectadas e 153.885 mortas em decorrência do novo coronavírus desde o início da pandemia. Os dados são do consórcio dos veículos de imprensa, formado por Estadão, G1, O Globo, Extra, Folha e UOL, e feito em parceria com as secretarias estaduais de saúde. Já o balanço do Ministério da Saúde mostra que 4.650.030 estão recuperados da doença e outros 431.409 seguem em acompanhamento.
Estado que tem os maiores números absolutos da covid-19 no País, São Paulo registrou 1.063.602 casos e 38.020 óbitos neste domingo. Nas últimas 24 horas foram contabilizados 968 novos casos confirmados e 28 mortes. De acordo com o balanço divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde, 947.608 pessoas se recuperaram da doença, sendo que 116.487 foram internadas e tiveram alta hospitalar. As taxas de ocupação dos leitos de UTI são de 40,5% na Grande São Paulo e 41% no Estado.
O Brasil é o terceiro país mais afetado pela pandemia em número de contaminados, conforme contagem da Universidade Johns Hopkins. Está atrás apenas de Estados Unidos e Índia, que ocupam a primeira e segunda posição, respectivamente. No entanto, em relação ao total de óbitos, o País se mantém na vice-liderança.
Parceria
O balanço de óbitos e casos é resultado da parceria entre os seis meios de comunicação que passaram a trabalhar, desde o dia 8 de junho, de forma colaborativa para reunir as informações necessárias nos 26 estados e no Distrito Federal. De forma inédita, a iniciativa foi uma resposta à decisão do governo Bolsonaro de restringir o acesso a dados sobre a pandemia e se manteve mesmo após a manutenção dos registros governamentais.
De acordo com o Ministério da Saúde, 10.982 novos casos de covid-19 e 230 óbitos foram registrados nas últimas 24 horas, o que eleva o total para 5.235.344 pessoas infectadas e 153.905 que perderam a vida por conta da doença. A pasta informou neste domingo que houve um problema na atualização dos dados do sistema e-SUS notifica nos estados Rondônia, Pernambuco, Paraíba e Goiás. “O Datasus está trabalhando para resolver o problema. Os dados estão preservados, e serão atualizados no boletim amanhã”, explicou.
Os números do Ministério da Saúde diferem dos compilados pelo consórcio de veículos de imprensa principalmente por causa do horário de coleta dos dados.
Eleições 2020: Pesquisa mostra empate técnico entre Maguito e Vanderlan
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Diagnóstico e divulgada pelo Sistema Sagres mostrou um empate técnico entre os candidatos à Prefeitura de Goiânia, Vanderlan Cardoso (PSD) e Maguito Vilela (MDB). Conforme a pesquisa, Maguito apresentou 27,5% das intenções de voto, enquanto Vanderlan teve 25,6%. Já a candidata Delegada Adriana Accorsi (PT), teve 13,9%.
O quarto e o quinto lugar da pesquisa ficaram com o deputado Major Araújo (PSL), com 3,7% e Alysson Lima (SD), com 3,5%.
Veja abaixo como ficou o resultado da pesquisa:
- Maguito Vilela (MDB)- 27,5%
- Vanderlan Cardoso (PSD)- 25,6%
- Delegada Adriana Accorsi (PT)- 13,9%
- Major Araújo (PSL)- 3,7%
- Alysson Lima (Solidariedade)-3,5%
- Elias Vaz (PSB)-3,2%
- Samuel Almeida (PROS)-3,2%
- Talles Barreto (PSDB)- 1,6%
- Fábio Júnior (UP)- 0,5%
- Gustavo Gayer (DC)- 0,3%
- Virmondes Cruvinel (Cidadania)- 0,2%
- Antônio Neto (PCB)- 0,0%
- Cristiano Cunha (PV)-0,0%
- Manu Jacob (PSOL)- 0,0%
- Vinicius Gomes (PCO)-0,0%
- Nenhum/Branco/Nulo: 7,7%
- Não sabe/ Opina: 9,1%
Na pesquisa espontânea, o resultado foi semelhante, com Maguito levando uma leve vantagem. O emedebista ficou com 22,4%, enquanto Vanderlan teve 21,3%. A Delegada Adriana Accorsi teve 11,2%.