Padre Robson se manifesta sobre revogação de funções pela Arquidiocese de Goiânia
Em nota oficial, o Padre Robson se manifestou, no final da noite do último domingo (23/8), a respeito da revogação temporária do uso de ordens determinada pela Arquidiocese de Goiânia. O Padre Robson, que já havia pedido afastamento de suas funções do Santuário da Basílica do Divino Pai Eterno e da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe), é investigado pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO) pelos crimes de apropriação indébita, lavagem de dinheiro, falsificação de documentos e sonegação fiscal.
Diante da repercussão do escândalo, o arcebispo Dom Washington Cruz e o chanceler Dom Levi Bonatto, na condição de representantes da Arquidiocese, revogaram temporariamente o uso de ordens do padre Robson de Oliveira, em nota assinada no domingo. Na prática, ele fica impedido de administrar o batismo, assistir matrimônios, pregar a Palavra de Deus, servir a comunidade, enfim, realizar missas.
A assessoria do padre enviou uma nota ao Dia Online em que ele diz ter recebido a notícia da revogação com humildade e que ele é o maior interessado no esclarecimento de todas as questões.
Veja abaixo:
“O padre Robson recebe com humildade a revogação temporária do uso de ordens. Trata-se de um procedimento previsto no direito canônico. O ato reforça o pedido de afastamento da presidência da Associação Filhos do Pai Eterno e das suas funções no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), que partiu do religioso, comunicado à Arquidiocese de Goiânia ainda na sexta-feira, 21. O maior interessado no esclarecimento de todas as questões e na total transparência de todas as suas ações é o próprio padre Robson.”
Operação Vendilhões
Conforme o MP-GO, possíveis crimes de apropriação indébita, lavagem de capitais, organização criminosa, sonegação fiscal e falsidade ideológica teriam sido praticados pelos dirigentes das três associações ligadas à Igreja Católica em Trindade, que recebiam doações em dinheiro de fiéis. A investigação está sendo realizada por intermédio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), na Operação Vendilhões. Foram bloqueados judicialmente R$ 60 milhões em bens imóveis e valores em contas bancárias dos envolvidos.
De acordo com o promotor de Justiça Sebastião Marcos Martins, que coordenou a ação, deflagrada na manhã de sexta-feira (21/8), está sendo analisada uma movimentação financeira equivalente a R$ 1,7 bilhão. Segundo ele, a fraude não atinge o montante na sua íntegra, mas, a partir da documentação apreendida, será possível definir o valor que foi desviado.
Teriam sido beneficiados com o desvio o padre Robson de Oliveira Pereira, que preside as associações da Afipe e uma rede de empresas e pessoas que foi criada para a realização das possíveis fraudes.
Caiado apresenta salão de embarque e desembarque internacional do Aeroporto de Goiânia
O governador Ronaldo Caiado (DEM) deve apresentar, na manhã desta segunda-feira (24/8), o salão de embarque e desembarque internacional do Aeroporto de Goiânia – Santa Genoveva. Caiado percorrerá as novas dependências, onde haverá apresentação de informações a respeito dos próximos passos para consolidação do aeroporto e as estratégias para atração de companhias aéreas para operarem voos a partir de Goiânia.
Durante o evento, autoridades do governo do Estado estarão presentes e, na área de desembarque, haverá apresentação de painéis produzidos em conjunto pela Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) e Goiás Turismo com imagens de cidades goianas, de espécies da fauna e da flora do cerrado, entre outras. As autoridades também farão um tour pelas novas estruturas construídas no local para atender turistas e empresários vindos de outros países.
O evento contará com as presenças do governador Ronaldo Caiado, vice-governador Lincoln Tejota, titular da SIC, Adonídio Neto, presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, deputados, prefeitos e autoridades de órgãos do governo Federal responsáveis pela mudança no perfil do aeroporto.
Reconhecimento internacional do Aeroporto de Goiânia
Em uma portaria publicada no Diário Oficial da União na última quinta-feira (20/8), o o governo federal, através do superintendente de Infraestrutura Aeroportuária substituto, Giovano Palma, designou oficialmente como internacional o Aeroporto de Goiânia – Santa Genoveva. A partir de agora, o aeroporto está autorizado a realizar operações internacionais “para os serviços aéreos públicos regulares e não regulares, incluído táxi aéreo e aviação geral”.
Conforme a portaria de nº 2.076 de 17 de agosto de 2020, publicada na quinta-feira, o Aeroporto de Goiânia passa a ser designado como internacional para operações regulares e não regulares. A designação é por prazo indeterminado e determina que o período de abertura ao tráfego aéreo internacional seja ininterrupto.
Pelas redes sociais, o governador Ronaldo Caiado comemorou a novidade.”Goiás está voando alto! Nosso aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi autorizado a realizar e receber vôos (sic) do mundo todo. Um sonho antigo dos goianos que conseguimos concretizar em um ano e meio de Governo. Isso, minha gente, representa a possibilidade de movimentar nossa economia e trazer mais desenvolvimento para nossa terra. Que orgulho!”, escreveu Caiado.