INSS retoma atendimento presencial nas agências na próxima segunda
Hugo adere ao Setembro Verde
O Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), é uma das unidades de saúde que vai aderir ao Setembro Verde. A ação, com participação massiva do governo do Estado de Goiás, tem objetivo de conscientizar pessoas quanto a doação e transplante de órgãos e tecidos. Além de eventos internos, hospital também vai modificar toda a iluminação externa, para que haja o impacto visual do usuário e cidadão goianiense.
Em 27 de setembro é celebrado como o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. Em referência à importância não só da data, mas também do ato de doar, todo o Estado de Goiás vai desenvolver uma campanha de conscientização, para levar conhecimento à população. No Hugo, serão ministradas palestras, além de minicursos, com essa finalidade.
“Esta é uma oportunidade que temos de, durante todo o mês, reforçar entre nossos colaboradores a importância desse ato de humanidade, que é fazer continuar a vida de alguém que se vai. A população usuária também é alvo dessa ação, porque se de um lado o colaborador do hospital tem de saber as formas de abordagem do tema, do outro, a população precisa ter conhecimento para evitar que a ignorância fale mais alto”, ressalta Dulce Xavier, diretora-geral do Hugo.
O Hugo é referência em captação de órgãos no Estado de Goiás, e tem excelência no serviço, por contar com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott), com profissionais altamente capacitados para o serviço.
DOAÇÃO
A doação de órgãos ocorre mediante a autorização da família, mas para que isso aconteça, um processo longo e de muito critério é feito antes. O Protocolo de Morte Encefálica só é aberto depois de serem realizados exames que constatam a falta de atividade cerebral, e que descartem a reversibilidade do quadro. Depois disso, até que o protocolo seja fechado e o diagnóstico de morte cerebral é emitido, uma série de testes exames são feitos numa rotina que segue protocolos estabelecidos por órgãos e entidades.
Arquidiocese de Goiânia suspende funções de padre Robson
Mesmo com derrota na final, Neymar celebra a melhor Liga dos Campeões com o PSG
A campanha histórica na Liga dos Campeões da Europa realça o posto de protagonista de Neymar, não somente no Paris Saint-Germain, mas na Europa. A derrota para o Bayern de Munique por 1 a 0 na final foi dolorosa, com lágrimas, mas longe dos fracassos retumbantes de outras edições. Como Cavani não renovou contrato e se despediu do time, sobrou para o brasileiro a missão de carregar o PSG na disputa, organizada em Lisboa por causa da pandemia do novo coronavírus. O camisa 10 não fugiu da responsabilidade. O ânimo em jogar cada partida ficou claro nas postagens em tom ansioso nas redes e na disposição em campo.
O melhor resultado do Paris Saint-Germain em toda a história do torneio faz o clube francês sentir que valeu a pena pagar o equivalente a R$ 1,5 bilhão para tirar Neymar do Barcelona em 2017. Os passos estão sendo dados. De lá para cá, o PSG investiu cerca de R$ 3,6 bilhões tanto no brasileiro quanto na contratação de outros reforços para montar um elenco de qualidade e competitivo, que se fortalece a cada edição e chama a atenção de rivais da Europa. O PSG amadureceu como alguns de seus jogadores.
“Depois de várias tentativas, o time chegou. Eles vinham tentando há muito tempo chegar longe na Liga dos Campeões e conseguiram por causa de Mbappé e Neymar, que foram fundamentais. A campanha foi um prêmio à tentativa anual do PSG de se colocar no patamar mais alto do futebol europeu”, avaliou o treinador Abel Braga, que foi zagueiro do time francês entre 1979 e 1981. A impressão que o PSG deixa, mesmo com derrota para o Bayern, é de uma equipe forte e de respeito.
Desde o início do investimento catariano até hoje, foram oito participações consecutivas na Liga dos Campeões. O melhor resultado desta era havia sido a presença nas quartas de final em quatro ocasiões. Desde a chegada de Neymar, o time sequer tinha passado das oitavas de final e acumulava frustrações que aumentavam a pressão sobre o brasileiro, principalmente por causa da ausência dele nas partidas mais decisivas.
Na primeira temporada, a equipe passou às oitavas como primeiro do grupo e enfrentou o então campeão Real Madrid. Após perder na Espanha o jogo de ida por 3 a 1, Neymar sofreu fissura do quinto metatarso do pé direito e foi desfalque para a volta. Sem ele, o time espanhol ganhou de novo e avançou.
Na temporada seguinte, o PSG perdeu Neymar pouco antes das oitavas por causa do mesmo problema no pé direito. Durante a recuperação, ele veio ao Brasil passar o carnaval e foi visto de muletas no sambódromo do Rio de Janeiro. As fotos e vídeos dessa aparição causaram polêmica na França. De volta a Paris, o camisa 10 presenciou da beira do gramado uma eliminação dolorosa diante do Manchester United.
O time perdeu em casa por 3 a 1 após sofrer gol de pênalti nos acréscimos. Neymar ficou revoltado, xingou o árbitro nas redes sociais e acabou suspenso pela Uefa. Meses depois sua relação com a torcida ficaria pior porque o astro demonstrou vontade de voltar ao Barcelona. A negociação fracassou e ele teve de aguentar as vaias em Paris.
Sua imagem só melhorou nesta temporada. Ele passou parte de quarentena em sua casa em Mangaratiba (RJ), onde treinou sob a supervisão de preparadores particulares. Os trabalhos foram fortes. Neymar fez de tudo para se reapresentar na melhor forma física. Via chance de entrar na história do clube.