MP cumpre 8 mandados de prisão por fraude em licitações na prefeitura
Mesmo com pandemia, produção industrial em Goiás cresce em junho
A produção industrial no estado de Goiás teve um crescimento registrado de 0,7% no mês de junho deste ano. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás é um dos estados que tiveram alta na produção industrial mesmo no cenário de pandemia do novo coronavírus.
De acordo com dados da Pesquisa Industrial Mensal divulgados ontem (11/8), do IBGE, as maiores altas foram observadas nos estados do Amazonas (65,7%) e do Ceará (39,2%).
Também tiveram crescimento acima da média nacional (8,9%) os estados do Rio Grande do Sul (12,6%), de São Paulo (10,2%) e Santa Catarina (9,1%). Completaram a lista dos estados com alta na produção Minas Gerais (5,8%), Paraná (5,2%), Pernambuco (3,5%), Pará (2,8%), Goiás (0,7%), Rio de Janeiro (0,7%), Bahia (0,6%) e Espírito Santo (0,4%).
A Região Nordeste, única a ter a produção de todos os estados calculada de forma conjunta, cresceu 8%. Mato Grosso foi o único local com queda (-0,4%).
Produção industrial teve queda em comparação com 2019
Na comparação com junho de 2019, 12 dos 15 locais pesquisados pelo IBGE tiveram queda na produção, como o Espírito Santo (-32,4%) e Ceará (-22,1%). Os três locais com alta foram Pernambuco (2,8%), Mato Grosso (1,6%) e Goiás (5,4%).
No primeiro semestre de 2020, houve redução em 13 dos 15 locais, na comparação com o mesmo período do ano anterior. As maiores quedas foram observadas no Ceará (-22%), Espírito Santo (-20,8%) e Amazonas (-19,6%). Rio de Janeiro (2,3%) e Goiás (0,9%) foram os únicos locais com alta.
Ministra Damares tem agenda oficial em Goiânia, nesta quarta-feira (12)
A Ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), está em Goiânia para cumprir compromissos oficiais, nesta quarta-feira (12). No primeiro evento, a partir das 10h da manhã de hoje, Damares participará da entrega de um veículo 0 km ao Conselho Tutelar de Nova Aurora (GO).
O automóvel faz parte do conjunto de equipagem que ainda inclui computadores, refrigerador, bebedouro, smart tv, ar condicionado portátil, cadeirinha para automóvel e impressora. Os itens foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Souza.
Ao longo do dia, a ministra segue com reuniões marcadas. Damares irá se reunir com a titular da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), Lúcia Vânia, na sede do órgão estadual, às 13h30. A Seds é responsável pela formulação de políticas públicas para as mulheres, para as pessoas com deficiência e de promoção da igualdade racial, entre outros grupos vulneráveis, no estado de Goiás.
Na capital goiana, Damares ainda participará de uma reunião com o defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo da Silva Júnior. O encontro acontecerá às 15h, na sede administrativa da Defensoria Pública do Estado de Goiás. No final de tarde, às 17h, Damares irá visitar o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química em Aparecida de Goiânia (Credeq). A unidade faz parte da Rede de Atenção Psicossocial do Estado de Goiás e oferta tratamentos em regime ambulatorial e de internação, articulados com os demais serviços do sistema de saúde, com atendimento a casos graves e de alta complexidade em dependência química (adicção).