O que você tem feito para cuidar mais de si? Em tempos de pandemia, acabamos sendo obrigados a nos readaptar a certas situações, o que exige maior controle psicológico e mais atenção para o autocuidado, já que precisamos nos preocupar ainda mais com a higiene e outros hábitos. Mesmo em um período tão difícil, é preciso se desconectar um pouco dos problemas e tirar um tempo para cuidar mais de si, seja procurando por serviços estéticos, ficando sob os cuidados de bons massagistas ou ainda optando por outras práticas que podem ajudar na construção de um bem-estar prolongado, tanto para o corpo, quanto para a mente.
Para se ter ideia, um estudo publicado nesta segunda (03/08), intitulado “Panorama covid-19” e lançado pela Globo, mostra alguns dados bem interessantes. Dentre eles, é possível constatar que 81% dos brasileiros estão cada vez mais preocupados em levar um estilo de vida saudável, enquanto 96% afirmam que irão continuar mantendo novos hábitos de higiene que foram adotados durante o período de distanciamento social.
Apesar da crise que o país vem enfrentando, a pesquisa também mostra que os brasileiros continuam se preocupando com a aparência e bem-estar, o que reflete no crescimento do setor de estética e cuidados terapêuticos, mesmo com todas as adversidades que vivemos. Assim, homens e mulheres ainda representam um público bastante exigente, que se preocupa em manter uma boa qualidade de vida independente do momento ou situação.
Para quem pretende relaxar e garantir diversos benefícios para a saúde, a massagem é uma prática altamente recomendada. Os massagistas são responsáveis pela aplicação de técnicas que combatem não só a fadiga física, mas que também podem ter outras funções, como a prevenção de lesões, recuperação muscular, e até funções modeladoras.
Conheça os benefícios da massagem
A massagem é uma das técnicas de tratamento mais antigas de que se tem conhecimento, sendo utilizada desde os primórdios, por diversas civilizações que já passaram pela Terra. Pinturas e cerâmicas que remontam há mais de 5 mil anos, mostram que os povos egípcios, chineses, persas, entre outros, já utilizavam técnicas do tipo.
Existem diversos tipos de massagem, que podem ser aplicadas de acordo com o objetivo ou necessidade de cada pessoa. Uma das mais conhecidas é a massoterapia, onde os massagistas realizam manobras técnicas que podem ajudar tanto no fortalecimento do sistema imunológico, atuando em substâncias como o cortisol e dopamina, quanto auxiliar no combate ao estresse e ansiedade.
Em todo caso, são diversos benefícios que a prática pode desencadear, principalmente quando o paciente recebe massagens com certa frequência. O recomendado é pelo menos uma vez na semana, mas é claro que a quantidade pode ser diferente para cada pessoa ou necessidade.
Confira abaixo as principais vantagens:
- Alívio de tensão e dores musculares;
- Alívio dos sintomas da ansiedade;
- Melhora da circulação sanguínea;
- Melhora do sistema imunológico;
- Estímulo do sistema linfático;
- Alívio da sensação de cansaço;
- Eliminação de toxinas do organismo;
- Auxilia na melhora do sono.
Entenda como as manobras aplicadas por massagistas podem ajudar na melhora do sistema imunológico
Já mencionamos por aqui sobre a preocupação de pessoas por todo o mundo em relação à pandemia de covid-19. Aliado a isso, um outro assunto que entrou em discussão diz respeito ao nosso sistema imunológico, já que ainda é um mistério a forma que cada pessoa reage aos efeitos do novo vírus. Embora não se relacione diretamente com o assunto, a massagem certa é capaz de tornar mais forte a imunidade do nosso organismo, o que pode nos ajudar a enfrentar outros problemas do dia a dia.
Pesquisas conduzidas pela Clínica Mayo, nos Estados Unidos, revelam que quem se submete com mais frequência às técnicas de massagistas profissionais, consegue fortalecer seu sistema imunológico contra resfriados, gripes e até alergias, sem falar que ainda ajuda no emagrecimento e diminuição da retenção de líquidos.
Assim, a alta demanda das clínicas de estética fica por conta de massagens modeladoras e drenagem linfática, que aplicam manobras sobre áreas com gordura localizada e celulite, melhorando o metabolismo da região e a oxigenação das células. Os movimentos ainda aumentam a histamina, que favorece as defesas do corpo, a melatonina, serotonina e endorfina, que proporcionam maior sensação de bem-estar.
É válido lembrar que pessoas de todas as idades podem ser submetidas a uma massagem, no entanto, existem algumas condições onde a prática não é recomendada. Se o paciente tem câncer, sofre de osteoporose, tem algum osso quebrado ou distúrbios hemorrágicos, por exemplo, a massagem pode acabar agravando o quadro do paciente. Nesse caso, o ideal é procurar ajuda médica antes de contratar os serviços de massagistas.
Principais tipos de massagem
Confira abaixo alguns entre os principais tipos de massagem, que você pode encontrar em clínicas de estética ou centros de SPA. Quando realizados por massagistas profissionais e experientes, é possível obter os benefícios mencionados anteriormente.
Shiatsu: técnica terapêutica, é eficaz no combate ao cansaço e estresse físico, também ajudando na melhora da postura corporal e proporcionando relaxamento profundo. Utiliza pressão em pontos específicos do corpo, utilizando os dedos ou a palma das mãos.
Massagem modeladora: utilizando movimentos contínuos e mais vigorosos, a massagem é feita em pontos onde há acúmulo de gordura, visando reduzir as celulites e flacidez.
Drenagem linfática: os massagistas aplicam movimentos que facilitam o escoamento do líquido linfático que fica retido, proporcionando desinchaço. Conta com ações anti-inflamatórias.
Massagem terapêutica: aplicada para aliviar as dores musculares, com técnicas que também permitem o alívio do estresse e ansiedade.
Massagem relaxante: utilizando movimentos mais leves e deslizantes, costuma ser mais suave e, assim como o nome sugere, para efeitos de relaxamento.