Vizinhos ganham processo e Jefferson Moraes é proibido de fazer lives, em Goiânia
O cantor de sertanejo universitário Jefferson Moraes está proibido de fazer suas lives em um condomínio de Goiânia, onde tem uma casa alugada. A decisão foi tomada pela juíza Alessandra Gontijo do Amaral, após julgar um processo movido contra o artista por moradores do condomínio Alphaville Araguaia, em Goiânia. Além das constantes aglomerações causadas pelas lives feitas por Jefferson, os moradores também reclamavam do barulho.
Conforme o processo, os vizinhos alegaram que Jefferson alugou uma casa no condomínio há cerca de nove meses e, desde o início da pandemia de coronavírus, “as festas e lives no imóvel se tornaram rotina, com aglomeração de convidados e abuso de som acima do permitido na legislação interna do residencial”.
Ao analisar o caso, a magistrada ponderou que, no caso, ficou provada a urgência necessária para o deferimento da medida “já que são evidentes os infortúnios decorrentes da perturbação ao sossego noturno dos autores, causando prejuízos à saúde e à vida dos moradores”.
Ainda segundo a juíza, é sabido que o excesso de ruído provoca estresse, danos psicológicos, auditivos e até mesmo alterações no metabolismo, influenciando inclusive no exercício das profissões dos autores”.
O cantor sertanejo, assim, fica proibido de promover lives no local, sob pena de multa de R$ 5 mil em caso de descumprimento da decisão.
Moradores não aguentavam mais, diz advogado de moradores que processaram Jefferson Moraes
O advogado dos moradores do condomínio Alphaville Araguaia, José Mendonça Carvalho Neto, explicou a um veículo local que a motivação da causa era a perturbação contínua da paz do local.
“No início, os moradores não reclamaram e aguentaram, mas depois de um tempo, pediram para a administração do condomínio fazer a aferição sonora. Como virou rotina, eles não aguentaram mais. Por fim, eles continuam fazendo festas, com menos frequência”, esclareceu.
A reportagem do Dia Online não conseguiu contato com a defesa de Jefferson.
Presidente da Alego comemora anúncio da chegada do 5G em Rio Verde
*Com informações da Assembleia Legislativa de Goiás
Reconhecendo a importância do avanço tecnológico para o desenvolvimento econômico e atração de novos investimentos para o estado, sobretudo, para a região Sudoeste, o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), comemorou o anúncio da chegada pioneira da rede 5G em Rio Verde, a primeira cidade goiana a receber a tecnologia. A novidade foi assegurada na manhã de segunda-feira, 3, pelo governador Ronaldo Caiado durante a inauguração do primeiro Centro de Atenção ao Diabético no município.
De acordo com o chefe do Poder Legislativo, a instalação da quinta geração de internet móvel em Rio Verde será mais um marco importante para a cidade e resultará em grandes avanços em diversos setores da economia. “A chegada da internet 5G em nossa cidade vai ser mais um marco histórico e, com certeza, contribuirá ainda mais para o fortalecimento do nosso agronegócio, indústria, comércio, além de atrair novos investimentos também. Sem dúvidas, uma excelente notícia que nos traz muito otimismo, principalmente neste momento”, ressaltou.
Já o governador Ronaldo Caiado salientou que a novidade foi um pedido da gestão estadual atendido pela diretoria da multinacional chinesa Huawei, que reconheceu o polo tecnológico instalado na região. “Rio Verde é referência hoje em tecnologia. Seja com a Tecnoshow, seja com a capacidade produtiva, a área de pesquisa aqui instalada. Por todos esses estímulos, essa cidade é merecedora daquilo que indiscutivelmente será um marco”, afirmou.
Em 2016, o município também conquistou outro marco em tecnologia, sendo o primeiro do Brasil a encerrar o sinal analógico de televisão, unificando as transmissões com o sinal digital.
Tecnologia 5G
A tecnologia 5G é a quinta geração das redes móveis. Trata-se de um grande salto evolutivo em relação à rede que é empregada atualmente, chamada 4G. A rede 5G promete velocidade de download e upload de dados mais rápida, cobertura mais ampla e conexões mais estáveis.
Enquanto a tecnologia 1G tinha velocidade de 2kbit /s e o 4G garantia tráfego de 1 Gbit /s, o 5G terá velocidade para baixar informações de até 100 1 Gbit /s. Enquanto a latência (diferença na resposta na transmissão de dados) era de 60-98 milissegundos no 4G, no 5G ela será reduzida para menos de 1 milissegundo. Já a capacidade de conectar dispositivos poderá abranger até 1 milhão de aparelhos por quilômetro quadrado.