De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), mais quatro presos de Rio Verde testaram positivo para covid-19. Estes dividiam cela com o outro detento diagnosticado com a doença no último sábado (18/7).
A 6ª Coordenação Regional Prisional ressalta que, após testagem feita pela Secretaria de Saúde na Casa de Prisão Provisória (DGAP), foi averiguado resultado positivo para a doença em quatro custodiados. Todos eles se encontram devidamente isolados e acompanhados por equipe de saúde.
Segundo a 6ª Coordenação Regional Prisional da instituição, apenas um caso que foi diagnosticado positivo já apresenta anticorpos para a doença, ou seja, está recuperado da covid-19.
Ainda na ação realizada pela Gerência de Assistência Biopsicossocial (Geab), nenhum outro preso da ala onde estava o detento contaminado foi diagnosticado com a doença. Ao todo, foram realizados 25 testes em presos com sintomas gripais, na tarde desta quarta-feira (22/7).
Após presos de Rio Verde testarem positivo para covid-19, DGAP divulga ações de enfrentamento da covid-19
De acordo com a DGAP, as ações no enfrentamento da pandemia no sistema penitenciário goiano são adotadas em todas as unidades prisionais, incluindo a CPP e o CIS de Rio Verde. Veja algumas:
- A suspensão das visitas (em marco, logo no início da doença em Goiás), de atendimentos presenciais de advogados, de atividades de trabalho e assistenciais de trabalho e religiosas. Além de mecanismos de videoconferências entre juízes e presos para continuidade dos processos;
- A utilização da Casa do Albergado e da Colônia Agroindustrial do Regime Semiaberto como “unidades de triagem” para os presos que ingressarão no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia;
- A desinfecção de viaturas vem sendo realizada sempre que conduz preso com alguma suspeita de contaminação;
- Testagem de todos os servidores e de presos sintomáticos de todo o Estado;
- Conclusão da entrega de dois termômetros infravermelhos por unidade prisional do Estado para a medição de temperatura corporal de servidores e presos dos 104 estabelecimentos penais.