Na tarde desta segunda-feira (20/7), ao falar sobre instabilidade no sistema, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO) afirmou que ainda “é cedo para falar em estabilização” da covid-19 em Goiás.
A declaração foi feita através de nota explicativa sobre os registros dos casos do novo coronavírus feitos nos últimos dias no sistema oficial do governo, a plataforma Covid-19.
De acordo com a SES-GO, os dados do painel são alterados conforme a atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. O responsável pela notificação deve registrá-la e mantê-la devidamente atualizada nos sistemas oficiais de notificação, desta forma, a informação é democratizada e disponibilizada a todos em tempo oportuno.
Entretanto, nos últimos dias os municípios passam por dificuldades para inserir os dados, pois o sistema está passando por ajustes.
Covid-19 em Goiás
Segundo a SES-GO, desde as primeiras confirmações de doença pela covid-19, a Secretaria divulga boletins diários com atualizações sobre os casos confirmados e óbitos. Em nota, a SES-GO afirmou que, devido ajustes, pode passar a falta impressão de instabilidade nos casos de coronavírus em Goiás.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) comunica que estão sendo realizados ajustes nos sistemas oficiais de notificação, conforme informado pelo Ministério da Saúde (MS). Assim, os municípios e unidades notificadoras estão com dificuldade para alimentar os dados desde a última semana.
A dificuldade em incluir as informações nos sistemas confere uma falsa impressão de que os números da Covid-19 em Goiás estão estáveis. Entretanto, é cedo para falar em estabilização dos registros, visto que vários fatores podem contribuir para esse resultado, como a instabilidade e lentidão registradas nas ferramentas oficiais de notificação do MS.
Além disso, a atualização de fichas no sistema pode resultar na redução do número total de casos confirmados devido, entre outros motivos, à retirada de duplicidade nas notificações, por exemplo.