A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), publicou nesta sexta-feira (17/7) os protocolos para funcionamento de feiras especiais em Goiânia.
De acordo com as medidas definidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), as barracas devem ocupar somente 50% de todo espaço de funcionamento.
No total, 32 feiras especiais estão aptas para retornar as atividades. Os feirantes ainda devem garantir o distanciamento de dois metros entre as bancas, cumprindo exigências do decreto estadual para evitar disseminação do novo coronavírus.
Para as bancas de alimentação será obrigatório manter distância de no mínimo dois metros entre as mesas, não permitir o consumo de alimentos em pé, máximo de quatro pessoas por mesa e não disponibilizar cardápios.
Para cumprimento do protocolo, deverá ser estabelecido o sistema de revezamento semanal entre barracas, sendo em uma semana a montagem e funcionamento de bancas de número ímpar e na outra semana de número par, a iniciar pelas de número ímpar.Nas feiras em que não seja possível o sistema de revezamento pela numeração de barracas, será adotado a intercalação das bancas de modo que assegure o distanciamento obrigatório.
Confira a lista dos protocolos para funcionamento de feiras especiais em Goiânia
De acordo com a portaria, os feirantes devem atender os protocolos estabelecidos, principalmente no que diz respeito a:
- uso obrigatório de proteção facial de todos os trabalhadores e clientes;
- evitar aglomerações e manter distância mínima de um metro entre trabalhadores e entre usuários;
- intensificar a limpeza das superfícies dos ambientes, seguida de desinfecção com álcool 70%;
- disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos, principalmente nos pontos de maior circulação de trabalhadores e clientes;
- se necessitar compartilhar algum objeto, material e equipamento, desinfectar com álcool em gel 70%, ou outro desinfetante esfregando por cerca de trinta segundos as superfícies;
- disponibilizar, preferencialmente, lixeira com tampa e acionamento a pedal.
Confira todos os protocolos clicando aqui.