A Prefeitura de Goiânia inaugura nesta sexta-feira (17/7), às 17h30, com a presença do prefeito Iris Rezende, a revitalização da praça Comendador Germano Roriz, conhecida como Praça do Cruzeiro. Devido à pandemia do coronavírus, a solenidade está preparada para ser restrita. Os interessados em acompanhar a Praça do Cruzeiro inaugurada poderão acompanhar o evento pelas redes sociais da Prefeitura.
A reforma da Praça do Cruzeiro foi comandada pela Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) dentro do projeto ReViva Goiânia e integra uma série de iniciativas de resgate do patrimônio histórico da capital que teve início com a revitalização da Rua do Lazer e já passou pela Estação Ferroviária e pelo Coreto da Praça Cívica.
A revitalização foi pensada para que o local volte a ser um espaço de convivência da comunidade, com instalação de parque infantil e estação de ginástica. A antiga fonte luminosa passou a ser um espelho d´água, que valorizou o Cruzeiro que simboliza a praça.
Além disso, o espaço também passou por grande reestruturação paisagística e recebeu da Comurg um ajardinamento mais moderno, com árvores nativas, palmeiras, gramado e plantas resistentes e coloridas. Para facilitar o acesso da população, foram implantadas duas lombofaixas que provocam a redução da velocidade dos veículos que transitam no entorno da praça. Planejada na década de 40, a Praça do Cruzeiro é símbolo do Setor Sul e abrange as ruas 84, 86, 87, 88, 89 e 90 e dá acesso aos setores Central, Oeste, Marista, Jardim Goiás, Pedro Ludovico, Bueno e Leste Universitário.
A praça inaugurada é tombada pelo patrimônio histórico do município, considerada como essencial para as futuras gerações.
Além da Praça do Cruzeiro inaugurada, Prefeitura de Goiânia concluiu obras de mobilidade urbana, na região
A Prefeitura de Goiânia liberou o trânsito na região da Praça do Cruzeiro em março após as obras do BRT Norte-Sul serem concluídas. Foi liberado o trânsito das Ruas 87, 89, 90, 88 e 86.
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, a Seinfra, com a obra pronta no entorno da Praça do Cruzeiro, os serviços foram transferidos imediatamente para a Avenida 84, até a Praça Cívica, e, para não fechar o trânsito totalmente no trecho, o Consórcio responsável usou o mesmo método utilizado na construção da trincheira da 90, isto é, fechar a circulação somente para os ônibus, enquanto é executado o pavimento de concreto do corredor.
Após a conclusão da etapa, foi feito a pista para os demais veículos, com a requalificação total da via, envolvendo paisagismo e iluminação.