O Comando de Policiamento Ambiental (CPA) ligado à Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) apreendeu, na última quinta-feira (16/7), em São Luís de Montes Belos, na Região Oeste de Goiás, galos que estavam sendo criados para rinhas ilegais. Os 20 animais foram encontrados pelos militares após denúncia a respeito dos maus-tratos que eram infligidos às aves.
O proprietário, responsável pelo regime no qual mantinha os animais, foi encaminhado à delegacia e assinou Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), registro de infração de menor potencial ofensivo.
De acordo com informações da PMGO, o homem irá responder pelo art. 32 da lei 9.605/98, o qual aponta que, aquele que “praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos”, pode ser detido por três meses a um ano, além do pagamento de multa.
Além dos galos descobertos em São Luís de Montes Belos, PM descobriu criatório clandestino de galos para rinhas, em Senador Canedo
A Polícia Militar (PM) descobriu no município de Senador Canedo, região metropolitana de Goiânia, um criatório clandestino de galos usados em rinhas, com quase uma centena de animais. Entre os galos de rinha, vários tinham ferimentos e um já estava morto.
De acordo com informações da PM, a descoberta foi feita por uma equipe do 27º BPM durante a averiguação de uma denúncia acerca de maus-tratos de animais e rinha de galo. O criatório clandestino foi encontrado na Rua do Candelabro, Sítio Vale das Brisas, em Senador Canedo.
Ainda conforme a PM, os policiais equipe realizaram contato com o proprietário do imóvel que franqueou a entrada. No local, foi constatado o crime. Aproximadamente 99 animais estavam em gaiolas sendo criados de forma ilegal para fins de rinha, vários com ferimentos e um morto.
Um total de nove pessoas que estavam no local promovendo a disputa entre os animais foram detidas e conduzidas ao DP de Senador Canedo.