A Prefeitura de Goiânia recebeu doação na última quarta-feira (15/7) de 83 mil equipamentos de proteção individual (EPIs) – aventais e macacões impermeáveis – que serão destinados às unidades de saúde do município. O carregamento, que chegou em sete caminhões repletos de caixas, será suficiente para suprir a demanda da Secretaria Municipal Saúde (SMS) por três meses.
A doação faz parte do programa “Fazer o Bem Faz Bem – Alimentando o Mundo com Solidariedade” do grupo JBS. “Somos muito gratos ao grupo JBS por todas doação que chegou e que ainda vai chegar. Iniciativas assim são importantíssimas neste momento de enfrentamento à pandemia da Covod-19. EPIs nunca são demais e são imprescindíveis na segurança de nossos profissionais”, agradeceu a secretária de Saúde de Goiânia, Fátima Mrué.
“Estamos recebendo esses itens [EPIs] com todo cuidado para que posteriormente possamos distribuí-los entre as nossas unidades com total aproveitamento”, afirma o Diretor de Administração e Logística da SMS, Danilo Noleto Nunes.
O Psicólogo coordenador de Recursos Humanos (RH) da JBS Goiânia, Tarley Sousa, foi o responsável por sistematizar o processo da entrega dos EPIs. Em sua fala reforçou o caráter de responsabilidade social do programa: “Como empresa cidadã é muito gratificante poder contribuir com as comunidades onde vivemos e participamos. As doações chegam em um momento importante para o atendimento da população podendo salvar vidas”, exclamou Tarley.
A atuação do projeto da JBS se dá nas frentes de saúde, assistência social e ciência. Goiânia é um dos mais de 200 municípios que serão beneficiados pelo programa no País. Nos próximos dias a SMS ainda vai receber da JBS doações de respiradores, termômetros e oxímetros.
Além da doação de EPIs em Goiânia, respiradores pulmonares foram adquiridos pelo Governo de Goiás, em julho
O Governo de Goiás adquiriu 50 novos respiradores pulmonares mecânicos para tratamento de pacientes com covid-19, comercializados pela Leistung Equipamentos Ltda a R$ 60 mil cada. O investimento total é de R$ 3 milhões.
Segundo comunicado da gestão estadual, diante da atual realidade do mercado, o valor é bastante atrativo. Depois que a empresa demonstrou interesse na venda, ao responder chamamento público do Estado, uma equipe formada por profissionais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP) e da Gerência de Engenharia, da Secretaria da Saúde do Estado de Goiás, foi enviada para a cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, para conferir os equipamentos.