De acordo com boletim epidemiológico desta quinta-feira (16/7), Goiás já passa de 40 mil casos de covid-19 e todas as cidades têm registros da doença, seja confirmações ou suspeitas. Nas últimas 24 horas, foram 1.155 novos casos e 59 mortes em decorrência do novo coronavírus.
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que no total são 40.227 casos de doença pelo coronavírus 2019 (covid-19) no território goiano. Destes, há o registro de 12.302 de pessoas recuperadas. Outros 96.508 casos suspeitos estão em investigação e 42.991 foram descartados.
Já em relação aos óbitos, são 986 óbitos em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,45%. Há 57 óbitos suspeitos que estão em investigação e 586 mortes suspeitas descartadas.
De acordo com a SES-GO, os boletins são elaborados a partir dos dados inseridos nos sistemas e-SUS VE e SIVEP Gripe, do Ministério da Saúde, pelas diversas instituições de saúde cadastradas no Estado, conforme endereço de residência informado pelos usuários.
Com mais de 40 mil casos de covid-19, todas as cidades de Goiás apresentam registros
Conforme dados do mapa de distribuição de casos por município, 229 cidades de Goiás já têm casos confirmados da covid-19, as que apresentam mais contaminados são: Goiânia, Rio Verde, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Senador Canedo.
Já em relação aos municípios com suspeitas, a plataforma Covid-19, do governo estadual, registra o número de 17, sendo:
- Água Limpa
- Aporé
- Bonópolis
- Campinaçu
- Damianópolis
- Davinópolis
- Lagoa Santa
- Mambaí
- Marzagão
- Nova Roma
- Novo Planalto
- Pilar de Goiás
- São Domingos
- São Miguel do Passa Quatro
- São Patrício
- Sítio D’Abadia
- Trombas
Apesar de atualmente todas as cidades apresentarem registros da covid-19, os dados podem ser alterados para mais ou para menos conforme investigação das Vigilâncias Epidemiológicas Municipais e atualização das fichas de notificações pelos municípios nos sistemas oficiais. Diante de eventuais inconsistências nos números, estes serão atualizados a partir das correções feitas pelas cidades nos sistemas de notificação.