De acordo com boletim epidemiológico divulgado na manhã desta terça-feira (14/7) pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), Goiás tem 460 infectados pela covid-19 no sistema prisional. O número abrange os servidores e também os detentos.
A testagem é coordenada pela Gerência de Assistência Biopsicossocial (Geab) da instituição, por meio de um Comitê criado para monitorar, assessorar e coordenar ações que dizem respeito à saúde dos custodiados e servidores no sistema prisional.
Os infectados pela covid-19 no sistema prisional
Segundo o informe epidemiológico, os detentos diagnosticados com o novo coronavírus são 310, somados com os servidores penitenciários que são 150, totaliza 460 no sistema prisional goiano.
De acordo com a DGAP, já foram realizados 915 testes entre a população privada de liberdade. Dos resultados positivos, 71 encontram-se recuperados e dois internados. Há dois óbitos registrados.
Já entre os servidores, os casos recuperados somam 112, outros 15 foram afastados com suspeitas e há um óbito foi confirmado. Já foram feitos 3.856 testes.
Os dados divulgados pela DGAP foram contabilizados até às 21h desta segunda-feira (9/9).
Mortes por coronavírus
Até o momento, já foram contabilizadas três mortes por coronavírus no sistema prisional goiano, sendo uma de servidor e duas de detentos.
A primeira morte foi de um servidor, registrada no último dia 29 de junho. Trata-se de um servidor idoso que ocupava função administrativa. Ele estava em desocupação funcional desde o dia 19 de março por causa da pandemia, tendo se contaminado fora do trabalho.
No dia seguinte, 30 de junho, também foi registrada a primeira morte entre a população privada de liberdade. De acordo com o diário de casos, a contaminação aconteceu fora do sistema prisional, conforme testes aplicados na unidade hospitalar, após internação do custodiado. Ele foi testado no último dia 19 de junho, mas o resultado deu negativo. Posteriormente, precisou de atendimento médico e foi levado para uma unidade de Saúde, momento que teria contraído a doença.
A segunda morte por covid-19 entre detentos do sistema prisional de Goiás foi confirmada no último dia 3 de julho. De acordo com o boletim, o preso morreu em um hospital onde estava internado.