O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO), divulgou nesta segunda-feira (6/7), a terceira chamada da primeira etapa do Programa CNH Social. Ao todo, 363 candidatos foram selecionados. A lista pode ser acessada no site da autarquia (www.detran.go.gov.br).
De acordo com o comunicado, pelo site, o beneficiário poderá fazer a matrícula online, imprimir o comprovante de matrícula e realizar o agendamento para atendimento presencial na sede do Detran-GO, Vapt Vupt ou Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para apresentar a documentação. Quem não apresentar os documentos necessários será desclassificado.
Essas 363 vagas são ainda da primeira etapa, que ficaram disponíveis após candidatos selecionados não compareceram em chamadas anteriores. Cada processo é individual e pode durar até 18 meses, os documentos dos contemplados são entregues à medida que os candidatos cumpram todas as etapas do processo a que estão submetidos.
Confira a lista dos classificados: https://drive.google.com/file/d/12CcWoYXBYem37wYe8yDavZTrpHJmk2kY/view?usp=sharing.
CNH Social
O programa CNH Social garante a gratuidade do documento a estudantes que fizeram e concluíram o ensino médio em escolas públicas, pessoas de baixa renda e trabalhadores rurais. Os convocados terão direito à isenção das taxas do Detran-GO (Inclusão no Renach, Licença de Aprendizagem de Direção Veicular, agendamento de prova teórica, agendamento de exame prático).
Também estarão isentos de pagar pelos exames médico e psicológico, junta médica, quando se tratar de candidato com deficiência, e toxicológico, exigido para categoria profissional. Por meio de parcerias, serão oferecidos ainda o curso teórico, de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção e até três retestes.
Critérios para obtenção da CNH Social:
CNH social estudantil
- Ter idade entre 18 e 21 anos;
- Ter cursado e concluído os três anos do ensino médio em escola da rede pública;
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem);
- As vagas serão atribuídas de acordo com a nota obtida no Enem.
CNH social urbana
- Ter acima de 21 anos de idade;
- Ter cursado o ensino fundamental;
- Possuir renda familiar que não ultrapasse dois salários mínimos;
- Estar inscrito em programas públicos e oficiais de transferência de renda.
CNH social rural
- Ter acima de 21 anos de idade;
- Ter cursado o ensino fundamental;
- Ter domicílio em área rural de municípios do Estado de Goiás;
- Ter declaração de Aptidão do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF).