O plenário da Câmara Municipal de Goiânia aprovou na última quarta-feira (1/7) o Projeto de Lei (PL) 323/2018 que determina a construção de centro de acolhimento para animais, em Goiânia. A iniciativa tem a finalidade de “controlar a população de cães e gatos do município, [a controlar] a proliferação de doenças, e a resgatar e recuperar animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento”.
De acordo com o PL, de autoria do vereador Zander (Patriota), o Centro de Acolhimento Animal (CAA) vai ter a obrigação de 1) resgatar; 2) recuperar; 3) castrar; 4) identificar; 5) vacinar; 6) vermifugar; 7) encaminhar à adoção e 8) promover campanhas sobre a posse consciente dos “animais abandonados, atropelados ou em estado de sofrimento.”
O CAA vai ter sede própria, localizada atrás do Cemitério Memorial, na saída para Bela Vista. O terreno de três alqueires foi adquirido pelo valor de R$ 390 mil oriundos de emenda impositiva. Segundo o vereador Zander, o CAA também também irá servir como apoio ao Hospital Municipal Veterinário, o qual deverá ficar pronto entre agosto e setembro. “O hospital municipal veterinário deverá ficar pronto entre agosto e setembro. Ele precisa de ter o centro de acolhimento funcionando junto porque, além de abrigar os animais em situação de rua, para lá irão os aninais que passarem pelo hospital”, afirmou o vereador.
O PL prevê que o CAA tenha canil, gatil e centro cirúrgico. O centro de acolhimento será obrigado a disponibilizar, de forma digital, foto dos animais que estejam em sua posse.
Para futuras adoções, os interessados, maiores de 18 anos, poderão dirigir-se ao centro de acolhimento munidos de RG, CPF e comprovante de endereço. Também deverão assinar termo de compromisso e de responsabilidade para com o animal adotado.
De acordo com a justificativa do PL, a criação do CAA visa, para além de “ameninar o sofrimento de cães e gatos”, buscar dar solução a uma questão de saúde pública. A Justificativa traz ainda que o CAA busca resolver o problema da superpopulação de cães e gatos abandonados, os quais acabam se tornado responsabilidade exclusiva de Organizações Não Governamentais (ONGs).
Outro projeto aprovado foi o 102/2019, da vereadora Leia Klébia (PSC), o qual institui a criação de disque denúncia contra maus tratos e abandono de animais. O projeto prevê a criação de parcerias entre governos para a verificação dessas denúncias. A Justificativa do PL assinala a necessidade de responsabilizar aqueles que praticam crimes contra animais, mas também gerar uma ampliação do debate. “É preciso entender que maus tratos vão além da agressão física. O abandono ou a falta de responsabilidade para o devido provimento de água, comida e local adequados para a criação dos animais também se caracteriza como tal.”
Além do PL sobre a criação do centro de acolhimento, em Goiânia, conheça outras iniciativas voltadas à proteção dos animais
1 – Abrigo dos Animais Refugiados – Aadarpa
O Abrigo dos Animais Refugiados é uma das ONGs de animais em Goiânia, cuidando e protegendo mais de 100 animais resgatados, entre cães e gatos. O abrigo sobrevive de doações e de ajuda voluntária, recebendo sempre ração, produtos para limpeza e higiene dos bichinhos, e dinheiro para ajudar a pagar o tratamento que alguns animais precisam.
Você pode adotar um animalzinho do abrigo ou ajudar o projeto. Para isso, basta entrar em contato por meio do Facebook, Instagram ou pelo e-mail. Clique aqui e confira o Insta do abrigo. Nos stories salvos é possível conferir as contas bancárias para as quais você pode enviar sua doação. Também é possível fazer seu cadastro no “Apoia.se” e fazer doações mensais a partir de R$ 1. Parece pouco, mas ajuda muito!
Instagram: @abrigodosanimaisrefugiados
Facebook: Aadarpa
E-mail: [email protected]
2 – Grupo Miau AUAU
Fundado em 2012, o Grupo Miau Auau é uma das ONGs de animais bastante conhecidas em Goiânia. O grupo é responsável por proteger animais, promover ações educativas e eventos de adoção previamente planejados, sempre conscientizando sobre a castração e guarda responsável.
O objetivo do projeto é diminuir o número de abandono de cães e gatos, sempre com a ajuda de eventos para adoção, onde são levados animais resgatados das ruas da cidade, já vacinados, vermifugados e castrados.
Para ajudar na renda da ONG, além das doações que recebem, também trabalham com campanhas de castração solidária, com preços bem mais acessíveis, onde os valores arrecadados são destinados aos cuidados com os animais. Clique aqui para ajudar na vaquinha e conferir outros dados do grupo. No Instagram há stories salvos com as contas bancárias para onde você pode mandar doações.
Instagram: @grupomiauauau
Facebook: Grupo Miau Auau
3 – Associação Protetora e Amiga dos Animais – ASPAAN
Entre as ONGs de animais em Goiânia também é possível encontrar a ASPAAN. A organização funciona com a ajuda de voluntários, que sempre dedicam um tempinho para trabalhar pela causa animal, sem qualquer tipo de ajuda governamental.
O lugar é mantido por doações que são recebidas de qualquer pessoa que se identifica com a causa e decide contribuir. Para se ter ideia, ao longo de seus 12 anos de atuação, a ASPAAN já encontrou lar para cerca de 4 mil animais, que tiveram uma nova oportunidade na vida.
Além de cuidar de animais abandonados e trabalhar na missão de encontrar um novo lar para eles, a ONG também tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da posse responsável, bem como alertar sobre os direitos dos animais, protegendo-os de maus tratos e praticando a castração.
Se você pretende ajudar, é possível fazer sua doação em dinheiro, ou em ração e produtos de higiene e limpeza. Qualquer ajuda é sempre bem vinda! Clique aqui para conferir os dados bancários para encaminhar sua doação, e também para ver o posto de coleta para outros materiais.
Site: ASPAAN
Facebook: ASPAAN Goiânia
4 – Lar dos Animais
Mais uma das ONGs de animais em Goiânia, o Lar dos Animais atua na proteção a animais de rua e sobrevive apenas com recursos de doações. O lugar recolhe e abriga os animais, sempre dando carinho e toda a atenção que precisam, incluindo medicações.
O lugar vem passando por dificuldades para arrecadar verba e manter os ajudantes, que são responsáveis pela limpeza e cuidados com os animais. Se você pode doar, por menor que seja a quantia, certamente será muito bem recebido.
Nos stories salvos do Instagram você pode conferir os pontos de coleta e também as contas bancárias para encaminhar sua doação. Os bichinhos precisam!
Instagram: @lardosanimais
Facebook: Lar dos Animais
5 – Vida Lata
Formado em Goiânia no ano de 2011, o Vida Lata é um grupo de proteção animal que realiza trabalho voluntário, ajudando animais em situação de abandono, maus tratos e abusos. Atualmente o projeto conta com cerca de 12 voluntários, sem ter um abrigo específico, fazendo com que os animais fiquem em clínicas e lares temporários.
É por meio das páginas no Facebook e Instagram que recebem diariamente centenas de mensagens, desde pedidos de ajuda para o resgate de algum animal, até pessoas querendo contribuir com o trabalho. Assim, o grupo sempre auxilia quem precisa de ajuda para cuidar ou resgatar algum animal, mas vale lembrar que recolhimentos não são feitos.
Para doações ou ainda para saber mais sobre campanhas de castração solidária, confira o Instagram desta, que é uma das ONGs de animais que estão sempre ajudando em Goiânia.
Instagram: @vidalata
Facebook: Vida Lata
6 – ARPA Brasil
Uma das ONGs de animais mais reconhecidas em Goiânia, a ARPA atua desde 2012, sempre visando reduzir o número populacional de animais nas ruas, bem como conscientizar a população a não abandonar seus bichinhos.
O lugar trabalha com eventos de castração solidária. Vale lembar que o projeto está com suas atividades suspensas momentaneamente, no entanto, ainda mantem a página no Facebook para a divulgação de mensagens sobre a guarda responsável e também para oferecer orientações para quem precisar.
Facebook: Arpa Brasil