fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Mundo
      • Trânsito
      • Educação
      • Dia Gourmet
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Eleições 2022
  • Pecuária de Goiânia
  • Marília Mendonça
  • varíola dos macacos
  • homicídio em Bonópolis
  • homicídio em farmácia
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • Eleições 2022
  • Pecuária de Goiânia
  • Marília Mendonça
  • varíola dos macacos
  • homicídio em Bonópolis
  • homicídio em farmácia
Goiás

Empresários e magistrados são alvos de investigação por crimes, em Goiás

Na operação em que empresários e magistrados são alvos de investigação por crimes, serão cumpridos 17 mandados em endereços públicos e privados
João Moreno
30/06/2020, 12h30
imagem
Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil

Advogados, funcionários públicos, empresários e magistrados são alvos de investigação externas, na manhã desta terça-feira (30/6). As buscas investigam possíveis crimes envolvendo empresa em recuperação judicial. De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), órgão que deflagrou as diligências externas, decisões judiciais poderiam ter sido negociadas de forma criminosa pelos investigados. A ação foi realizada através do Departamento de Polícia Federal a partir de requerimento do Ministério Público Federal (MPF).

De acordo com informações do STJ, durante a primeira parte da operação  em que empresários e magistrados são alvos de investigação, serão cumpridos mandados de busca e apreensão, 17, ao total, em endereços públicos e privados, ligados aos investigados, com o objetivo de obter mais evidências dos desvios e crimes. A operação segue sob sigilo judicial a partir do decreto do relator do inquérito, o ministro Mauro Campbell Marques.

Os itens encontrados serão periciados pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal e novas ações poderão ser realizadas.

Além dos desvios envolvendo empresários e magistrados, em abril, outra ação, agora envolvendo políticos, servidores públicos, foi deflagrada

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), através da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes contra a Administração Pública (Dercap), cumpriu nesta quarta-feira (29/4), mandados de busca e apreensão e também de quebra de sigilo fiscal e bancário em seis municípios de Goiás. O alvo é um grupo composto por políticos, servidores públicos e empresários suspeito de vários crimes como corrupção ativa, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

De acordo com a PCGO, um total de 12 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de quebra de sigilo fiscal e bancário foi cumprido até agora nos municípios goianos de Catalão, Cidade de Goiás, Goiânia, Ipameri, Silvânia e Bela Vista de Goiás.

Os mandados foram cumpridos no bojo da Operação Valet, deflagrada pela PCGO nesta quarta-feira e que investiga a suspeita da prática dos crimes de organização criminosa, peculato-desvio, corrupção ativa, corrupção passiva, crimes licitatórios, crimes contra a fé pública e lavagem de dinheiro.

Via: STJ 
Imagens: Agência Brasil 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Decreto estadual, que determina fechamento do comércio, repercute, em Goiás

Apesar do novo texto, os municípios detém a prerrogativa constitucional para decisões locais sobre o combate ao covid-19
João Moreno
30/06/2020, 12h36
imagem
Governo de Goiás/Divulgação

Na noite da última segunda-feira (29/6), o governo do estado de Goiás publicou o decreto estadual 9.685, o qual altera o Decreto 9.653, do dia 19 de abril de 2020. Com a publicação da legislação, Goiás adota um “sistema de revezamento das atividades econômicas organizadas para a produção ou a circulação de bens ou de serviços”, com 14 dias de suspensão das atividades seguidos por outros 14 dias de funcionamento. A nova lei passa a valer a partir desta terça-feira (30/6).

Apesar do novo texto, os municípios detém a prerrogativa constitucional para decisões locais sobre o combate ao covid-19. Ainda não há um consenso quanto às medidas a serem tomadas por parte dos prefeitos. Representantes da iniciativa privada se opuseram ao novo decreto e à suspensão.

Em Goiânia, o prefeito Íris Rezende (MDB) já havia anunciado a adesão ao novo decreto estadual. Em Aparecida de Goiânia, as autoridades não descartaram a possibilidade de “fazer 14 dias direto de isolamento social”, alertando que essa decisão seria realizada a partir de dados técnicos e pesquisas científicas da própria cidade. Em Trindade, a decisão pela adesão – ou não – ao novo decreto será tomada nesta terça-feira (30/6) após reuniões com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Vigilância Sanitária. O prefeito da cidade de Anápolis pretende agir de forma semelhante.

Em Rio Verde, o prefeito seguirá as medidas preventivas locais, pois já se encontram na terceira semana da estratégia “14×14”.

Pirenópolis não irá aderir às regras do decreto estadual, pois, segundo a administração local, o atual modelo apresenta bons resultados no combate ao corona vírus.

Goianésia decidiu manter o comércio funcionando, mas, de acordo com o prefeito, as autoridades estarão atentas à necessidade de possíveis alterações de estratégia e da suspensão do comércio.

Quirinópolis ainda não decidiu quais medidas serão implementadas, mas já prepara novo decreto. Em Itumbiara, haverá reunião para decidir as medidas a serem tomadas na tarde desta terça (30/6) . Morrinhos apontou que seguirá as recomendações estaduais, com fechamento do comércio a partir do dia primeiro de julho.

Em Caldas Novas, uma reunião entre o prefeito da cidade e as autoridades sanitárias determinará quais medidas serão adotadas.

Por sua vez, entidades representativas da iniciativa privada se posicionaram contrárias às medidas do novo decreto estadual, o qual determina a suspensão de atividades comerciais. A Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), assim como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado de Goiás (Acieg), aFederação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) e o Sindicato do Comércio Varejista no Estado de Goiás (Sindilojas-GO) evidenciaram as consequências negativas à economia da nova legislação. Até o momento, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas manterá estabelecimentos abertos conforme os decretos municipais em vigor, mas analisará a nova lei para tomar outras providências, se necessário.

Após o período de dias de suspensão, as atividades comerciais voltarão normalmente ao seu funcionamento, observado protocolos de segurança, à exceção de “eventos públicos e privados de quaisquer natureza, desde que presenciais, inclusive reuniões e o uso de áreas comuns dos condomínios, tais como churrasqueiras, quadras poliesportivas, piscinas, salões de jogos e festas, academias de ginástica, espaços de uso infantil, salas de cinemas e/ou demais equipamentos sociais que ensejem aglomerações e que sejam propícios à disseminação da covid-19.”

A desobediência às especificações do novo decreto estadual poderá ser denunciada através do Sistema de Ouvidoria do Estado de Goiás, de coordenação da Controladoria-Geral do Estado ou via 190, da Polícia Militar (PM). A fiscalização da Vigilância Sanitária pode gerar multas ou interdição do comércio para aqueles que desobedecerem a suspensão.

Veja as atividades que deverão funcionar a partir da promulgação do decreto estadual

Conforme previsto no novo decreto estadual, somente as atividades essenciais podem funcionar nestes primeiros 14 dias. São consideradas essenciais:

  • farmácias, clínicas de vacinação, laboratórios de análises clínicas e estabelecimentos de saúde, excetuando-se os procedimentos de cirurgias eletivas e reduzindo-se a 50% a oferta de consultas e procedimentos ambulatoriais, não abrangendo, neste caso, os serviços de atenção primária à saúde, os quais devem funcionar em sua capacidade máxima, inclusive com atendimento à demanda espontânea;
  • cemitérios e serviços funerários;
  • distribuidores e revendedores de gás e postos de combustíveis;
  • supermercados e congêneres, não se incluindo lojas de conveniência, ficando expressamente vedado o consumo de gêneros alimentícios e bebidas no local, bem como o acesso simultâneo de mais de uma pessoa da mesma família, exceto nos casos em que necessário acompanhamento especial;
  • hospitais veterinários e clínicas veterinárias, incluindo os estabelecimentos comerciais de fornecimento de insumos e gêneros alimentícios pertinentes à área;
  • estabelecimentos comerciais que atuem na venda de produtos agropecuários;
  • agências bancárias e casas lotéricas, conforme disposto na legislação federal;
  • produtores e/ou fornecedores de bens ou de serviços essenciais à saúde, à higiene e à alimentação;
  • estabelecimentos industriais de fornecimento de insumos/produtos e prestação de serviços essenciais à manutenção da saúde ou da vida humana e animal;
  • serviços de call center restritos às áreas de segurança, alimentação, saúde e de utilidade pública;
  • atividades econômicas de informação e comunicação;
  • segurança privada;
  • empresas do sistema de transporte coletivo e privado, incluindo as empresas de aplicativos e transportadoras;
  • empresas de saneamento, energia elétrica e telecomunicações;
  • hotéis e correlatos, para abrigar aqueles que atuam na prestação de serviços públicos ou privados considerados essenciais ou para fins de tratamento de saúde, devendo ser respeitado o limite de 65% (sessenta e cinco porcento) da capacidade de acomodação, ficando autorizado o uso de restaurantes exclusivamente para os hóspedes;
  • estabelecimentos que estejam produzindo, exclusivamente, equipamentos e insumos para auxílio no combate à pandemia da covid-19;
  • assistência social e atendimento à população em estado de vulnerabilidade;
  • obras da construção civil de infraestrutura do poder público, de interesse social, penitenciárias e unidades do sistema socioeducativo, bem assim as relacionadas a energia elétrica e saneamento básico e as hospitalares, além dos estabelecimentos comerciais e industriais que lhes forneçam os respectivos insumos;
  • atividades comerciais e de prestação de serviço mediante entrega(delivery);
  • atividades destinadas à manutenção, à conservação do patrimônio e ao controle de pragas urbanas;
  • atividades de suporte, manutenção e fornecimento de insumos necessários à continuidade dos serviços públicos e das demais atividades excepcionadas de restrição de funcionamento desde que situados às margens de rodovias, como borracharias e oficinas mecânicas; restaurantes e lanchonetes instalados em postos de combustíveis;
  • o transporte aéreo e rodoviário de cargas e passageiros;
  • atividades administrativas necessárias ao suporte de aulas não presenciais;
  • estágios, internatos e atividades laboratoriais das áreas de saúde.
Via: G1 
Imagens: Governo de Goiás 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

Comida saudável em Jataí: lugares que vão te ajudar a manter uma alimentação balanceada

Em Jataí é possível encontrar restaurantes e lanchonetes que oferecem comida saudável, tudo saboroso e de qualidade!
Isabela Gonçalves
30/06/2020, 13h22
imagem
Foto: Reprodução/ Receitaria

Quem já mantém uma alimentação equilibrada, dando preferência para alimentos mais naturais, costuma encontrar certa dificuldade nos momentos em que precisa comer fora, já que os restaurantes e lanchonetes especializados em comida saudável ainda são raros. No entanto, este é um segmento que vem ganhando cada vez mais espaço, fazendo com que esse público encontre algumas alternativas bem interessantes. Em Jataí por exemplo, existem alguns lugares que oferecem o que há de melhor da alimentação saudável, sempre trabalhando com produtos frescos e de qualidade.

Pensando nisso, nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha com as opções da cidade. No geral, são lugares onde você também encontra o serviço de delivery, que garante ainda mais comodidade na hora de pedir um almoço, lanche ou jantar. Dá uma olhada!

Saiba onde encontrar comida saudável em Jataí:

1 – Empório Sabor e Vida

comida saudável Jataí
Foto: Reprodução

Um espacinho ímpar em Jataí, o Sabor e Vida foi feito para quem preza pela comida saudável, sempre focando na qualidade de vida. Para se ter ideia, a casa trabalha com alimentos e pratos sem glúten, sem lactose, zero açúcar, versões veganas e ainda dá para encontrar suplementos e produtos a granel.

Além de lanchinhos deliciosos, você pode aproveitar para garantir o almoço ou jantar, com pratos low carb e funcionais. É tudo bem gostoso e preparado com ingredientes da mais alta qualidade. Para maior comodidade, você pode fazer seu pedido pelo iFood. Clique aqui e fique por dentro do prato do dia no Instagram do restaurante.

Horário de entrega: segunda a sexta, das 8h45 às 19h45 | sábado, das 9h às 13h30

Telefone: (64) 3631-5078

Endereço: R. Mal. Rondon, 1000 – Aeroporto, Jataí – GO, 75800-035

2 – Carambola Restaurante

comida saudável Jataí
Foto: Reprodução

Oferecendo o que há de melhor da comida saudável e caseira para seus clientes, o Carambola também se destaca em Jataí, oferecendo serviço por quilo, marmitaria e buffet. No lugar é possível encontrar vários tipos de refeição, sempre utilizando produtos de primeira qualidade e eliminando a utilização de ingredientes que podem fazer mal à saúde a longo prazo.

As refeições da casa seguem um rigoroso padrão de qualidade, tudo para garantir pratos saborosos, leves e saudáveis para seus clientes. Para quem pretende pedir por delivery, basta entrar em contato diretamente com o restaurante. Clique aqui e confira o Instagram do restaurante.

Horário de entrega: segunda a sábado, das 11h às 14h

Telefone: (64) 3636-8310

Endereço: Av. Dr. Dorival de Carvalho, 1217 – Centro, Jataí – GO, 75800-014

3 – La Verdi Produtos Naturais

Foto: Reprodução

A La Verdi é uma loja de produtos naturais em Jataí, também estimulando o consumo da comida saudável. No lugar é possível encontrar diversos produtos e alimentos, a exemplo de chocolates sem lactose e veganos, castanhas, amêndoas, snacks saudáveis, petiscos, itens a granel e muito mais. Além da possibilidade de comprar na loja física, também é possível fazer seu pedido pelo iFood. Vale super a pena!

Horário de entrega: segunda a sexta, das 8h às 18h | sábado, das 8h30 às 13h

Telefone: (64) 3632-2045

Endereço: R. Cel. Zéca Lopes, 524 – Centro, Jataí – GO, 75800-040

4 – Espaço de Vida Saudável

Imagem ilustrativa: Reprodução/ Boa Forma, Abril

Para quem está sempre preocupado em manter uma boa alimentação e evita comer fora de casa, afinal, nem sempre é fácil encontrar um lugar que atenda suas necessidades, este restaurante em Jataí pode ser uma boa alternativa.

O lugar preza sempre pela comida saudável, oferecendo alimentos naturais, com destaque para os shakes, que são sempre uma delícia. Nada melhor que sair da academia e aproveitar para dar uma passadinha por ali e pedir seu shake preferido.

Telefone: (64) 99627-9937

Endereço: R. Cap. Serafim de Barros, 1480 – Vila Santa Maria, Jataí – GO, 75802-075

2 –

Via: iFood Empório Sabor e Vida Facebook TripAdvisor 
Imagens: Reprodução Google Maps Receitaria 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Em um mês, Centro-Oeste tem 4 vezes mais mortes por covid-19

Em Goiás, os óbitos mais que triplicaram, de 119 para 435, enquanto os casos avançaram quase sete vezes, de 3.319 para 21.984
Estadão Conteúdo
30/06/2020, 13h41
imagem
Foto: Reprodução

As mortes pelo novo coronavírus mais do que quadruplicaram em um mês na região Centro-Oeste brasileira. Já o número de casos aumentou cinco vezes e meia. Do dia 29 de maio até esta segunda-feira, 29, os óbitos cresceram de 363 para 1.618 na região. Enquanto isso, o total de casos positivos pulou de 15.550 para 85.103. Os dados incluem o Distrito Federal. O avanço maior aconteceu em Mato Grosso, onde o número de mortes passou de 56 para 536 – dez vezes mais – e o de casos, de 2.103 para 14.687 – quase sete vezes. Em Goiás, os óbitos mais que triplicaram, de 119 para 435, enquanto os casos avançaram quase sete vezes, de 3.319 para 21.984.

O governador goiano Ronaldo Caiado (DEM) anunciou em videoconferência um lockdown (isolamento completo) intermitente, com 14 dias de paralisação total nas atividades econômicas e outros 14 de reabertura. A medida entra em vigor nesta terça-feira, 30, mas depende da adesão dos prefeitos. O Estado registrou 20 mortes nas últimas 24 horas.

“Estamos extrapolando mil casos novos por dia, com a capacidade de leitos próxima do limite e com falta de equipes médicas. Também há falta de medicamentos para sedar os pacientes, por isso cancelamos todas as cirurgias eletivas no Estado de Goiás”, disse Caiado.

O fechamento intermitente foi decidido após estudo da Universidade Federal de Goiás (UFG) apontar que o número de pessoas infectadas pelo vírus triplicou em 20 dias, saindo de uma taxa de 0,7%, em 30 de maio, para um índice de 2,1% em 20 de junho. De acordo com o pesquisador Thiago Rangel, do Instituto de Ciências Biológicas, a continuar essa evolução, a cidade chegará ao fim de julho precisando de dois mil leitos de UTI, ante os atuais 437. “A demanda de leitos vai duplicar em 15 dias e pode haver colapso ainda na primeira quinzena de julho”, alertou.

O estudo considerou que, diante da inviabilidade de fechar tudo até setembro, o fechamento alternado a cada 14 dias pode causar uma redução de 61,5% nos óbitos até setembro, equivalente a poupar 10.500 vidas. O secretário estadual da Saúde, Ismael Alexandrino, reconheceu que a situação é grave. “Temos uma média de ocupação de leitos de 86,6%, que é considerada crítica, pois deveríamos ficar abaixo de 8%. O problema é que o número de internações está superando o de altas e nosso estoque de medicamentos dá para apenas seis dias.”

Em Goiânia, são 6.367 registros positivos e 154 óbitos. Na semana passada, o prefeito Iris Rezende (MDB) assinou decreto autorizando a reabertura de comércio e serviços na Região da 44, segundo maior polo de confecção e moda do País, com 120 empreendimentos, entre shoppings, galeria e hotéis. A reabertura gradual está prevista para esta terça, 30. Após participar da videoconferência com o governador, Rezende disse que discutiria as medidas propostas por Caiado com sua assessoria.

Em Mato Grosso, após confirmar 534 novos casos em 24 horas, a taxa de ocupação de leitos de UTI atingiu 94,1% na segunda-feira, com 224 pessoas internadas com coronavírus. “As equipes de regulação encontram grande dificuldade para a transferência dos pacientes aos leitos de terapia intensiva, pois as unidades referenciadas já chegaram à lotação, contando apenas com leitos de retaguarda”, informou a secretaria da Saúde.

No domingo, 28, um jovem de 23, diagnosticado com a covid-19, morreu em casa, no bairro Bosque da Saúde em Cuiabá, à espera de ambulância para ser encaminhado à UTI.

O governo estadual emitiu orientação às prefeituras para adotar medidas mais severas de distanciamento social, com base em boletins de classificação de risco emitidos duas vezes por semana pela pasta estadual da saúde. “O aumento nos casos é decorrência do baixíssimo isolamento social”, informou em nota. A classificação envolve os 141 municípios do Estado. Os mais afetados são a capital, Cuiabá (3.570 casos), Várzea Grande (1.165) e Rondonópolis (1.117). A Justiça determinou que a capital e Várzea Grande adotem o lockdown pelo período de 15 dias. A prefeitura de Cuiabá entrou com recurso.

Na quinta-feira, 25, o Tribunal de Justiça do Mato Grosso manteve a decisão de primeira instância por entender que “de acordo com a Organização Mundial de Saúde, o Ministério da Saúde e toda comunidade científica mundial, a prevenção, pelo isolamento social, hoje é a única medida a ser adotada” para conter a covid-19. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) disse que a decisão judicial está sendo cumprida. Ele voltou a suspender o atendimento presencial em todos os serviços da prefeitura. Já a prefeitura de Várzea Grande fechou o comércio e proibiu a venda de bebidas alcoólicas geladas em todo o município.

Em Mato Grosso do Sul, foram registrados 49 casos e três óbitos nas últimas 24 horas. O número de mortes era de 18 há um mês e passou para 75 – ao menos quatro vezes mais. Já o de casos aumentou mais de cinco vezes, de 1.356 para 7.676. Já são 171 pessoas internadas.

Na segunda-feira, o governo estadual lançou um programa de segurança para orientar os municípios a endurecer as medidas de isolamento.

As cidades com mais casos, proporcionalmente à população, têm de fechar as atividades comerciais. Em Rochedo, no interior, um frigorífico deu 15 dias de férias a todos os funcionários e fechou para desinfecção, após registrar casos da doença.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

PL prevê prioridade na circulação de bicicletas durante a pandemia, em Goiânia

O PL busca dar prioridade às bicicletas e ao deslocamento a pé nas ruas de Goiânia, enquanto durar a pandemia do covid-19
João Moreno
30/06/2020, 13h48
imagem
Foto: Edilson Pelikano

Projeto de Lei (PL) que “dispõe sobre a liberação” de ruas ou “parte das vias públicas para o trânsito exclusivo de bicicletas, durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus” foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), em sessão virtual, na Câmara Municipal de Goiânia.

Segundo o PL 78/2020, de autoria do vereador Álvaro da Universo (Patriota), o município de Goiânia  deverá dar prioridade ao deslocamento através de bicicletas e à pé, em vias públicas. “(…) deverá transformar em espaço exclusivo para trânsito de bicicleta e de pedestres as vias públicas ou parte delas, priorizando esse modal em detrimento de qualquer outro”, diz o texto.

Como justificativa, o vereador citou a a aprovação do Decreto n° 799, o qual declarava a situação de calamidade pública diante da pandemia do corona vírus. O parlamentar também associou o aumento dos casos confirmados de coronavírus à liberação das atividades comerciais e da volta ao trabalho. Como grande parte dos trabalhadores assalariados usam o transporte público, os riscos de maiores contaminações é muito grande, aponta o projeto. Assim, a prioridade nas vias e no trânsito dada às bicicletas e aos deslocamentos a pé seria importante para “desestimular o uso do transporte público”.

O PL se baseou nos trabalhos e apontamentos da professora doutora Erika Kneib, graduada em Arquitetura e Urbanismo, mestra em Transporte, doutora em Planejamento de Transportes, e pós-doutora em Mobilidade Urbana, com livros e artigos publicados os quais discutem aspectos importantes do deslocamento diário em cidades metropolitanas, como Goiânia.

Ainda de acordo com as justificativas, a organização do trânsito deve ser pensada para “elevar hierarquicamente a caminhada e a bicicleta como prioridade de moral de transporte, incentivando e estimulando suas práticas para diminuir o número de pessoas que utilizam o transporte”.

Conforme portal da Câmara Municipal, a Procuradoria Jurídica da Câmara havia emitido “parecer jurídico pela ilegalidade da propositura”, mas relatório da vereadora Léia Klébia (PSC) apontou para a aprovação do PL que, agora, segue para apreciação em plenário.

Além do PL que dá prioridade às bicicletas, nas ruas de Goiânia, o corona vírus também é ‘responsável’ pela redução de acidentes, no trânsito da capital

Mesmo com todos os males e mortes pela covid-19 que a pandemia do novo coronavírus trouxe para o mundo, em Goiás, especificamente na capital, a quantidade de óbitos ocorridos no trânsito teve justamente um efeito contrário. O número de mortes nas ruas de Goiânia, tanto de condutores de carros quanto de motociclistas, caiu neste ano em relação ao ano passado, fato esse que pode estar intimamente ligado à pandemia.

Segundo divulgado pela Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito de Goiânia, a Dict, menos pessoas morreram no trânsito goianiense entre março e junho de 2020 em uma comparação com o mesmo período de 2019. Foram 45 motoristas de carro mortos este ano contra 52 do ano passado. Já quanto aos motociclistas, enquanto 2019 acumulou 24 mortes de março a junho, 2020 está com 23.

O período descrito pela Dict coincide com o da pandemia do coronavírus, quando as autoridades decretaram o isolamento social e a restrição do fluxo de pessoas como meio de combater a propagação do Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19.

Via: Câmara Municipal 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 Empresários e magistrados são alvos de investigação por crimes, em Goiás

2 Decreto estadual, que determina fechamento do comércio, repercute, em Goiá...

3 Comida saudável em Jataí: lugares que vão te ajudar a manter uma alimentaç...

4 Em um mês, Centro-Oeste tem 4 vezes mais mortes por covid-19

5 PL prevê prioridade na circulação de bicicletas durante a pandemia, em Go...

1 Acusado de ajudar namorada matar amiga com 35 facadas é inocentado, em Rio Verde

2 Pecuária de Goiânia: confira a programação da 75ª Exposição Agropecuária de Goiás

3 Instituto abre inscrições para processo seletivo com salário de até R$ 9,7 mil, em Goiás

4 Idosos de 78 e 92 anos se casam em abrigo de Caçu após 4 meses de namoro

5 Eleições 2022: veja como está o cenário de candidatos ao governo de Goiás

maislidas
1
Acusado de ajudar namorada matar amiga com 35 facadas é inocentado, em Rio Verde
2
Pecuária de Goiânia: confira a programação da 75ª Exposição Agropecuária de Goiás
3
Instituto abre inscrições para processo seletivo com salário de até R$ 9,7 mil, em Goiás
4
Idosos de 78 e 92 anos se casam em abrigo de Caçu após 4 meses de namoro
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG