Começa neste domingo, 28 de junho, a nova regra de escalonamento dos comércios em Aparecida de Goiânia, anunciada no início da semana pelo prefeito Gustavo Mendanha (MDB). O município entrou no cenário amarelo – risco moderado, por conta do crescimento de casos de covid-19 e do número de mortes causadas pela doença.
Segundo o boletim epidemiológico, nesta quinta-feira (25/6), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou mais 160 casos e uma morte. Trata-se de um homem de 46 anos, que apresentava comorbidades prévias agravantes da covid-19 e que estava internado.
Com esses novos casos, Aparecida de Goiânia soma 2.180 casos positivos da doença. Ainda conforme o boletim, desse total, 907 pessoas estão neste momento com a doença, sendo que 865 estão em isolamento domiciliar. Quatro óbitos estão em investigação.
Comércios de Aparecida de Goiânia serão fechados ao domingos; veja exceções
Diante do cenário, a prefeitura de Aparecida de Goiânia decidiu fechar totalmente os comércios aos domingos. “Temos quatro cenários separados por cores, cujas ações vão sendo tomadas ao atingir determinados gatilhos, sendo eles o aumento de casos de forma expressiva e o índice de ocupação dos leitos de UTI. Com o aumento dos casos precisamos entrar no cenário amarelo, de alerta”, explicou Gustavo Mendanha (MDB).
Aos domingos podem funcionar somente supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis e delivery de alimentos.
Ainda de acordo com a prefeitura, também fazem parte das exceções, os serviços listados no artigo 7º da Portaria 035/2020, que são os mesmos delimitados no escalonamento regional nos dias da semana.
- Feiras livres e especiais que seguem Portaria própria;
- Estabelecimentos de assistência à saúde de urgência e emergência, incluindo os serviços odontológicos e hospitalares;
- Estabelecimentos que prestem serviços funerários;
- Atividades de organizações religiosas que seguem portaria própria;
- Atividades de segurança pública e privada;
- Empresas situadas nos polos industriais do município que realizem o transporte de seus funcionários;
- Transportadoras
- Empresas nas margens das BRs que realizem o transporte de seus funcionários
- Empresas de medicamento (fabricação e distribuição)
- Delegatários de serviços públicos;
- Bancos e Agências lotéricas
- Órgãos públicos.
Sistema de cenários em cores em Aparecida de Goiânia
Conforme a gestão municipal, o sistema de cenários em cores é baseado nos números da covid-19 em Aparecida e nas diretrizes da OMS e do Ministério da Saúde. No cenário estável, o verde, que durou do início da pandemia até o dia 22 de junho, é previsto que o comércio em cada macrozona do município feche uma vez de segunda a sexta-feira. No amarelo, de risco moderado (atual), todas as macrorregiões passam a fechar também aos domingos.
No laranja, de risco alto, elas fecham duas vezes por semana aos sábados, a partir das 13h e aos domingos o dia inteiro, com exceção dos serviços de Saúde de urgência e emergência, supermercados, postos de combustíveis e farmácias. No vermelho (risco altíssimo), aumentam para três os dias de fechamento durante a semana e fecham-se aos sábados e domingos, com exceção dos serviços e empreendimentos já citados.