O sistema penitenciário de Goiás já tem 67 recuperados da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Do total, 55 são servidores e 12 são presos. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25/6), nos boletins epidemiológicos publicados pela Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Até a noite desta quarta-feira (24/6), haviam sido confirmados 153 casos positivos da doença entre detentos e servidores, sendo 72 e 81, respectivamente. Subtraindo o número de recuperados, ainda restam 86 em tratamento.
De acordo com os dados da DGAP, dois presos estão internados em decorrência da covid-19. Entre servidores, há 39 em quarentena e outros 13 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus são investigados. Não há registro de mortes por covid-19 no sistema penitenciário de Goiás.
Noa há especificação de quais presídios de Goiás têm casos confirmados da covid-19.
Testagem para covid-19 no sistema penitenciário de Goiás
O Comitê de Gerenciamento de Crise da DGAP no enfrentamento ao coronavírus, além do acompanhamento dos servidores e presos infectados pela doença, estabeleceu diretrizes para os casos suspeitos que possam vir a ocorrer dentro da instituição. Em algumas unidades prisionais de Goiás são fabricadas máscaras de TNT para distribuição aos servidores.
Criado no último dia 19 de março, o objetivo é monitorar, assessorar e coordenar ações que dizem respeito à saúde dos custodiados, dos servidores e a manutenção da ordem e controle da segurança nas unidades prisionais diante das adversidades do momento emergencial de enfrentamento ao coronavírus.
Mais de 400 servidores das forças de segurança de Goiás estão em quarentena
Até o último dia 22, 470 servidores das forças de segurança estão em quarentena, em Goiás. Todos foram testados pela Secretaria de Segurança Pública (SSPGO). Nesse total, estão incluídos os servidores que testaram positivo e aqueles que estão sob suspeita de contaminação. Não foi divulgada a quantidade exata de servidores que testaram positivo para a doença.
Até o momento foram registrados dois óbitos por covid-19, ambos na Polícia Militar de Goiás (PMGO). Ao todo, mais de 24 mil exames serão realizados.