O Egito é um dos países do continente africano mais procurados para o turismo. Todos os anos, milhões de pessoas passam por cidades como Luxor e Cairo, a capital do país.
O que mais atrai os visitantes ao Egito são os monumentos dos faraós, como a Esfinge, as Pirâmides de Gizé e toda a atmosfera da civilização egípcia antiga, além do famoso deserto do Saara.
Existem vários passeios imperdíveis para se fazer no Egito, após a quarentena. Separamos 10 tours incríveis para você já ir planejando sua viagem para a terra dos Faraós!
10 passeios imperdíveis pelo Egito
1- Pirâmides de Gizé
As Pirâmides são o principal cartão postal do Egito, sendo a mais antiga e a única ainda existente das Sete Maravilhas do Mundo Antigo. As Pirâmides ficam localizadas no complexo de Gizé, situado próximo a capital do Egito, Cairo.
São três Pirâmides, feitas para os Faraós Quéops, Quéfren e Miquerinos. Construídas para servirem de túmulos aos Faraós, ficam localizadas do lado oeste do Rio Nilo, lado onde o sol se põe.
Por ser um passeio repleto de história, fazer o passeio com um guia turístico fará toda a diferença, pois ele irá contar a história e curiosidades do local.
2- Vale dos Reis
O Vale dos Reis é onde começou a descoberta das heranças da antiga civilização Egípcia, com o túmulo de Tutankhamon sendo encontrado com todos os tesouros do antigo faraó. O Vale é formado por um desfiladeiro que abriga túmulos de cerca de 70 faraós.
Por mais que alguns ainda estejam sendo escavados, vários estão abertos para a visitação do público. O que chama atenção nas tumbas são as decorações ornamentadas nas paredes de cada uma delas.
3- Templo de Karnak
Localizado na cidade de Luxor, o Templo de Karnak é um dos maiores complexos de templos que existe. Sua construção durou cerca de 2 mil anos, e há quem diga que ainda não está finalizada.
A demora ocorreu porque cada faraó queria anexar uma parte a ele, exigindo que fosse mais exuberante que a dos outros, resultando numa enorme briga de egos. Além disso, o templo ficou mais de mil anos submerso nas areias do deserto.
O templo foi construído em homenagem ao deus Amon-Rá, com vários desenhos nas paredes representando um pouco de cada faraó que ocupou o templo.
4- Templo de Abu Simbel
Situado ao sul da cidade de Aswan, às margens do Lago Nasser, o Templo de Abu Simbel é um dos mais famosos do Egito. Os templos foram construídos pelo maior dos faraós do Egito, Ramsés II, no auge de seu poder.
O templo em questão tem alinhamento com o sol, onde duas vezes por ano a luz está na posição exata para iluminar integralmente o corredor do templo, levando até a estátua de Ramsés e de outros dois deuses.
Os arquitetos posicionaram estrategicamente para que fosse iluminado no dia 22 de fevereiro, aniversário da ascensão de Ramsés ao trono, e no dia 22 de outubro, dia de seu aniversário. Ramsés está incluído com os deuses porque acreditava também que era um deus.
5- Oásis de Siwa
Um dos mais belos oásis do Egito é também o mais remoto, sendo o único localizado no Deserto Ocidental. Fica localizado a 50km da fronteira do Egito com a Líbia. Os Siwans, habitantes de Siwan, são considerados o verdadeiro povo indígena do deserto Ocidental Egípcio.
No Oásis, existem vários passeios a se fazer, como a piscina de Cleópatra, as ruínas do Templo do Oráculo, praticar sandboarding nas belas dunas de areia, visitar a Montanha dos Mortos e suas mais de 1500 tumbas de faraós, e muito mais.
6- GEM – Grande Museu Egípcio
O museu ainda está em construção, mas teve sua abertura parcial em 2018, já sendo considerado o maior museu com artefatos arqueológicos do mundo. Localizado em Gizé, o museu conta com utilização de realidade virtual para imergir os visitantes na história, além de contar com um museu infantil.
7- Passeio de balão em Luxor
Uma das melhores experiências de viagem para o Egito é o famoso passeio de balão sobrevoando a cidade de Luxor. Partindo das margens do Rio Nilo, é possível ver o nascer do sol iluminando a cidade, as montanhas e os monumentos.
8- Snorkel na Ilha Giftun (Hurghada)
Hurghada é um destino egípcio para relaxar, com praias paradisíacas e ótima estrutura hoteleira. A Ilha Giftun fica próxima a cidade, e conta com passeios incluindo mergulhos no Mar Vermelho com uso de snorkel, visualizando os corais e peixes.
9- Nascer do sol no Monte Sinai
A subida do Monte Sinai tem cerca de 7km de trilha e pode ser feita a pé ou contratar os passeios de camelos, que levam os visitantes até quase o topo do Monte. A vista de cima é incrível, principalmente no nascer ou no pôr do Sol. Por mais que seja uma trilha desafiadora para quem não tem preparo físico, vale todo o esforço.
10- Mergulho no Blue Hole de Dahab
Dahab é uma cidade litorânea banhada pelo Mar Vermelho, que chama atenção por ser um dos melhores pontos de mergulho do mundo. O Blue Hole é um “buraco” no meio do mar, próximo à costa, ideal para mergulho com cilindro. No complexo, há a possibilidade de fazer aulas de mergulho, de iniciante a avançado, e alugar snorkel para flutuação.
Esses são alguns dos melhores atrativos para visitar no Egito. Aproveite para montar o seu roteiro de viagem durante a quarentena, programando cada visita.
Por: Andreia Silveira