O estado de Goiás conta com diversos tesouros naturais e, embora não seja um grande destino turístico no Brasil, merece ser desbravado de forma consciente pela população local. Estamos bem no centro do país e somos privilegiados com diversas cidades belíssimas no interior, que guardam cachoeiras, cenários repletos de cerrado, grutas, cavernas e muito mais, que representam destinos perfeitos para quem está em busca de um lugar para relaxar, ou mesmo para aqueles que querem um pouquinho de adrenalina. A Cachoeira do Abade, em Pirenópolis, é um bom exemplo disso.
Considerada por muitos uma das melhores cachoeiras da cidade, representa um verdadeiro patrimônio natural, não apenas por toda a beleza que guarda, mas também por toda sua história. Não muito longe do centro histórico, fica a apenas 14,9 km para quem sai da Igreja Matriz do Rosário, por exemplo.
Para chegar na Cachoeira do Abade, basta pegar a Av. Meia Lua, passando pelo Museu Roda dos Tempos, e pegar a Rodovia Parque dos Pirineus. A partir daí, basta seguir em frente e seguir a sinalização na estrada, que por sinal, é de terra e tem vários relevos. Não é difícil chegar até lá e é um destino que vale super a pena!
Um pouquinho sobre a história da Cachoeira do Abade, em Pirenópolis
A história da Cachoeira do Abade remonta ao século 18, durante o período de mineração. Apenas para se ter ideia, a região abrigava a maior lavra de ouro que existia na época, que por sinal, foi responsável por contaminar e sujar as águas do Rio das Almas.
Após o acontecido, a população que residia nas imediações acabou se revoltando, destruindo todo o maquinário que trabalhava no local, resultando também no fim do garimpo. Felizmente, a ação do tempo e a paciência da natureza foram responsáveis pela restauração do lugar, que hoje consegue ser tão bonito quanto nos tempos em que permanecia em segredo, longe do contato com humanos.
Na década de 1970, as terras foram compradas por Carlos Magalhães Rombauer, que tinha como objetivo contribuir para que a natureza e história do lugar fossem preservadas. Apesar disso, a Cachoeira do Abade foi uma das primeiras a abrir para visitação em Pirenópolis e, mesmo assim, conta sempre com a ajuda de seus visitantes para que permaneça com sua beleza intocável, permitindo assim que ainda mais pessoas possam ter acesso e conhecer suas maravilhas.
Características da cachoeira
A cachoeira se encontra na Reserva do Abade e possui acesso bem fácil, perfeito para todas as idades. Após chegar na portaria, o visitante tem a opção de percorrer por uma trilha bem curta, com apenas 400 m até chegar na Cachoeira do Abade, com um trajeto sem grandes dificuldades.
Para quem gosta de andar um pouco mais e conhecer o interior da natureza local, também dá para pegar a trilha que conta com 2.500 m. Se você não se importa em andar, certamente essa é a que vale mais a pena, já que no trajeto é possível conhecer cenários exuberantes que certamente fazem falta no caminho mais curto. Quem passa por aqui pode visitar diversos mirantes e ainda encontrar outras 4 cachoeiras. Bem, seja qual for sua escolha, o que importa realmente é o destino final.
Ao chegar na Cachoeira do Abade é possível ter uma visão incrível. Sua queda d’água é de 22 m de altura, portanto, é considerada uma das mais altas em Pirenópolis. Suas águas desabam a partir de um cânion incrível, formando um poço com aproximadamente 900 m², perfeito para quem está em busca de um banho gelado e revigorante. Por ali também fluem águas do Rio das Almas, o que garante uma sensação ainda maior de paz interior.
Como se não bastasse, em frente à cachoeira existe uma pequena ilha, onde você pode ficar e apenas contemplar toda a beleza do lugar. É perfeito! Ah, e vale lembrar que o lugar também é perfeito para os praticantes de rapel, que sempre marcam presença na cachoeira!
Se você pretende fugir do grande fluxo de visitantes, o ideal é fazer uma visita durante o meio da semana, já que o número de frequentadores cai bastante em relação ao fim de semana. Vale bastante a pena!
Confira mais informações sobre a Cachoeira do Abade abaixo:
Ingressos: R$ 40 adultos | R$ 20 crianças e idosos (crianças de 6 a 12 anos, idosos de 60 a 69). Não aceitam cartões.
Telefone: (62) 99575-1192
Endereço: R. Pireneus, Km 17 – Zona Rural, Pirenópolis – GO, 72980-000