O município de Porangatu, a 408 quilômetros de Goiânia, registrou nesta terça-feira (26/5) a primeira morte por covid-19, doença causada pelo coronavírus. A vítima, uma mulher de 64 anos, era portadora de doenças cardiovasculares e tinha histórico de acidente vascular encefálico.
A vítima estava internada no Hospital de Campanha (HCamp) de Goiânia desde o dia 19 deste mês. Ela apresentava quadro de embolia pulmonar.
A Secretaria Municipal de Saúde de Porangatu lamentou a morte por meio de nota.
Doença cardiovascular é a principal comorbidade de infectados pela covid-19 em Goiás
Entre os pacientes com comorbidades infectados pela covid-19, doença causada pelo Sars-CoV-2 (coronavírus), em Goiás, aqueles com doenças cardiovasculares estão em maior número, segundo dados da plataforma COVID-19 do governo do Estado. Logo em seguida estão os pacientes com diabetes. Ambos os tipos de pacientes estão em maior número em relação aos pacientes com doenças respiratórias.
A maior parte dos infectados pelo novo coronavírus, causador da covid-19, em Goiás tem entre 30 e 39 anos de idade. É o que mostra a nova plataforma do governo estadual de divulgação de dados sobre o vírus, lançada recentemente pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).
O Brasil registrou 807 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 23.473 no País, segundo balanço divulgado na noite desta segunda-feira, 25, pelo Ministério da Saúde. De ontem para hoje, 11.687 novos casos de infecção pelo novo coronavírus foram registrados e agora já são 374.898 pessoas contaminadas.
O Brasil segue ocupando a segunda posição entre as nações com mais casos de covid-19 no mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que acumula mais de 1,6 milhão de infectados, segundo dados compilados pela plataforma da Universidade Johns Hopkins até às 19h desta segunda-feira.