A Prefeitura de Anápolis começará a testagem para covid-19 em moradores nesta quarta-feira (27/5). Serão examinadas 900 pessoas, moradoras de diferentes regiões do município. Outras sete cidades goianas também farão a testagem em massa, sendo elas: Goianésia, Itumbiara, Luziânia, Rio Verde e Valparaíso. Goiânia e Aparecida, na Região Metropolitana da capital, também fizeram os exames.
De acordo com a gestão municipal, a testagem em moradores vai auxiliar a Saúde Municipal a descobrir a quantidade aproximada de assintomáticos que já tiveram a covid-19. Esse inquérito de soroprevalência foi proposto aos estados e municípios pelo pelo Ministério da Saúde.
“A cidade foi dividida em duas regiões para a testagem. Tudo foi definido de modo aleatório, por quadras”, explicou a gerente epidemiológica da Prefeitura de Anápolis, Mirlene Garcia. A testagem para covid-19, em massa, começa nesta quarta-feira (27/5).
Moradores serão selecionados aleatoriamente para fazer testagem para covid-19, em Anápolis
Ainda conforme explicado pela gerente epidemiológica de Anápolis, 43 enfermeiros do município foram treinados para realizar os testes. “Eles vão abordar os moradores e perguntar se há interesse em participar. Caso a resposta seja sim, um morador da casa com idade acima de cinco anos será selecionado aleatoriamente para a coleta”, esclareceu.
Se os moradores da residência escolhida não quiserem participar, a equipe seguirá para residências da mesma quadra, pulando uma casa. Todos os profissionais de saúde estarão devidamente identificados e com equipamentos de proteção individual (EPIs).
A Prefeitura de Anápolis informou ainda que a SMS vai disponibilizar uma lista com o nome dos enfermeiros no ZAP da Saúde e no 156 para que o morador possa fazer contato e confirmar o nome do profissional.
Testagem para covid-19
Os exames a serem realizados são os testes rápidos, “cuja efetividade acontece no mínimo oito dias após a pessoa ter tido contato com o vírus”. Para a testagem será utilizado sangue venoso, e não capilar, devido à melhor sensibilidade e eficácia no resultado.
Quanto aos resultados, eles serão entregues posteriormente pela equipe, pois a análise será feita no Laboratório Central de Anápolis (Lacema). “Esse levantamento vai nos ajudar com informações precisas sobre a evolução do vírus na cidade e traçar novas estratégias de controle e enfrentamento”, concluiu Mirlene Garcia.