Brasília é formada por diversas cores, traços e paisagens belíssimas, que normalmente são o resultado de algum projeto arquitetônico visionário, desenvolvido pelo grande Oscar Niemeyer e por outros nomes de tamanha importância que participaram do planejamento e construção do Plano Piloto da cidade. No entanto, não só de concreto se faz Brasília, não é mesmo? Embora suas construções e monumentos sejam as maiores atrações turísticas da região, vale lembrar que ainda há espaços com muito verde, perfeitos para quem curte o contato com a natureza. Um bom exemplo é o Parque Nacional de Brasília.
Mais conhecido pelo apelido “Água Mineral“, o parque representa uma importante unidade de conservação no DF, com sua história ligada diretamente à construção da nova capital. O objetivo do lugar é proteger integralmente a natureza localizada na região noroeste de Brasília, mas ainda representa um bom destino para quem quer descansar e fugir um pouquinho da rotina.
Conheça o Parque Nacional de Brasília
Com uma área que abrange cerca de 423,8 km², o Parque Nacional de Brasília conta com seu território distribuído pelas regiões de Brazlândia, Brasília e Sobradinho, no DF, e ainda pelo município de Padre Bernardo, em Goiás.
Atualmente administrado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBioNAC), foi criado no ano de 1961 e trabalha hoje com o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, de recreação em contato com a natureza e turismo ecológico. O objetivo, além de contribuir para a preservação da vegetação nativa local, é fazer com que seus visitantes desenvolvem o senso de responsabilidade ambiental.
A principal atração do Parque Nacional de Brasília fica por conta de suas piscinas. São duas piscinas de água mineral e sempre corrente, que se formam a partir de poços d’água que surgem às margens do Córrego Acampamento, devido a extração de areia feita antes mesmo da criação de Brasília.
No lugar os visitantes podem aproveitar para tomar um banho relaxante por suas águas cristalinas, que sempre recebem diversas pessoas que vão em busca de um refúgio calmo para sossegar. Mas é claro, além das piscinas, no Parque Nacional de Brasília também dá para fazer duas trilhas em sua área interna, sendo elas a da Capivara, que dura cerca de 20 minutos, e a do Cristal Água, com 1 hora de duração.
E assim como as velhas tradições que envolvem um bom parque, o lugar também é maravilhoso para aquele piquenique com a galera, sob as sombras de uma árvore. Também é perfeito para meditar, já que o canto dos pássaros soam como uma excelente trilha sonora. Vale a pena conhecer o lugar!
Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h | sábado, das 8h às 18h | domingo, das 8h às 16h
Site para mais informações: ICMBio
Endereço: s/n, Sman – Zona Industrial, Brasília – DF, 70635-800