fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Mundo
      • Saúde
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Tandara Reis
      Tandara Reis
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Jairo Menezes
      Jairo Menezes
      29 de maio de 2019

      Delegacia apura caso de pit bull enfurecido em Goiânia

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Bueno
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • covid-19 em Goiás
  • decreto
  • auxílio emergencial
  • transporte coletivo
  • roubo de cargas
  • estuprador em série
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • covid-19 em Goiás
  • decreto
  • auxílio emergencial
  • transporte coletivo
  • roubo de cargas
  • estuprador em série
Goiás

Paraúna, em Goiás, é destino incrível e cheio de misticismo

Também conhecida como "Cidade das Pedras", Paraúna é um município no interior de Goiás com diversas atrações, entre cachoeiras, sítios arqueológicos e grutas impressionantes.
Isabela Gonçalves
18/05/2020, 10h57
imagem
Cachoeira do Cervo. Foto: Reprodução

Não é preciso ir muito longe para curtir as maravilhas naturais desse Brasil. Se você já está sonhando com a próxima viagem, que tal conhecer um pouquinho mais do nosso estado? Embora Goiás esteja longe de ser um dos principais destinos turísticos do país, ainda representa uma alternativa barata e incrível para quem curte um bom contato com a natureza, com cidades no interior que proporcionam experiências realmente inesquecíveis. O município de Paraúna é um bom exemplo disso.

Conhecida por aí como “cidade das pedras” e cercada de muito mistério, Paraúna fica a pouco mais de 100 km de distância de Goiânia. A cidade é bem pequena, com aquela cara de interior, abrigando menos de 11 mil habitantes, de acordo com dados colhidos em 2018. O nome da cidade é um termo de origem tupi, que significa “rio preto”, por meio da junção dos termos pará (rio) e un (preto). Ou ainda Rio (pará) de Pedra (una).

Um pouquinho mais sobre o município de Paraúna, em Goiás

Foto: Reprodução

A história de Paraúna, em Goiás, teve início por volta do ano de 1900, na Fazenda São José, localizada às margens do córrego de mesmo nome, a partir das famílias Ferreira, Ferro e Moraes. O primeiro nome dado à região era “Bota Fumaça”, chamada também de “Fumaça”. Embora não tenha sido oficializada, a nomeação se deu pelo fato de os animais do lugar soltarem fumaça pelas narinas, especialmente nos dias mais frios, fenômeno que ocorre em qualquer lugar, mas por ali ficava em evidência.

Ainda com tal nome, o povoado chegou à categoria de distrito, a partir de então, conhecido como “São José do Turvo”, em razão de ser situado próximo ao córrego São José, que faz barra com o Rio Turvo. Mais tarde, com a emancipação do distrito, foi assinada uma lei em 1930 que criou o Município de Paraúna.

No entanto, devido a algumas questões políticas, o município teve vida bem curta e foi extinto ainda no mesmo ano. Entretanto, 4 anos depois, a cidade foi restaurada por meio de decreto no dia 24 de novembro de 1934, mas vale mencionar que para efeito de comemoração e registros históricos, o aniversário da cidade é comemorado no dia 10 de novembro.

O misticismo que cerca Paraúna

Foto: Reprodução

Mesmo sendo pouco requisitada pelo turismo, Paraúna tem um grande potencial, guardando consigo incontáveis belezas naturais e uma história cercada por muitos mistérios e misticismo. Boa parte das lendas que rondam a cidade foram divulgadas para o estado de Goiás pelo escritor e pesquisador Alódio Tovar, que fala sobre as belezas da Serra das Galés, da Portaria, Muralha de Pedra e Ponte de Pedra, mas que também conta as histórias fantásticas narradas pelos moradores das redondezas, sobre estranhos seres que habitam ou visitam a região.

Um dos lugares mais interessantes em Paraúna é o Vale da Portaria, que conta com vestígios de construções bem antigas, que fazem com que muitos acreditem que foram construídas pelos Maias ou Incas. Para dar ainda mais sustentação à hipótese, também é possível encontrar um relógio de sol por ali, que marca as horas de acordo com a posição do sol.

Mas é claro, existem aqueles que acreditam que as formações tenham sido esculpidas pelas águas de um oceano que, em eras mais remotas, tomava conta da região. Há também a hipótese de que tenham sido formadas pela ação dos ventos e da chuva, durante os milênios. Além de tudo isso, também tem algumas cacheiras incríveis para conhecer, a exemplo da Cachoeira dos Cervos, que é maravilhosa.

Conheça abaixo outros pontos turísticos:

1 – Serra das Galés

Pedra da Tartaruga. Foto: Reprodução
Pedra do Cálice. Foto: Reprodução

O Sítio Arqueológico Serra das Galés é um dos principais pontos turísticos de Paraúna, em Goiás. Situado a cerca de 31 km do centro da cidade, o lugar é composto por formações rochosas impressionantes, sendo que muitas apresentam formatos atípicos e que se assemelham a animais ou objetos, como é o caso da Pedra da Tartaruga, que tem o formato de um casco do animal, que foi esculpido pela erosão. A Pedra do Cálice também chama bastante atenção e é uma das mais visitadas.

2 – Muralha da Pedra

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Um dos lugares mais impressionantes em Paraúna, a Muralha de Pedra conta com cerca de 80 km de extensão, com rochas enfileiradas e que lembram bastante uma escada, formada por diversos degraus. Tudo isso em meio a vegetação, que garante um cenário ainda mais deslumbrante.

3 – Cachoeira do Cervo

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A Cachoeira do Cervo é um lugarzinho que todo mundo deveria visitar em Paraúna, Goiás. Embora tenha um acesso difícil, com estrada de terra por vários quilômetros e falta de sinalização, ao chegar no lugar é possível encontra um verdadeiro paraíso natural.

Com diversas rochas, águas cristalinas e poços propícios para banho, é perfeito para quem gosta de um lugar mais tranquilo para relaxar, já que devido ao difícil acesso, a cachoeira é pouco frequentada. Vale super a pena conhecer!

4 – Ponte De Pedra

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por ali, as águas do rio formaram uma gruta com diversas estalactites e estalagmites, que formam um lugar bem diferente de tudo que estamos acostumadas, com um cenário realmente incrível.

Como se não bastasse, sobre o rio, na gruta, há uma ponte natural que foi esculpida pela ação da própria natureza, que também é a razão do nome do lugar. O lugar ainda é fonte de interesse científico.

Para mais informações, clique aqui e confira o site da Prefeitura de Paraúna.

Via: Prefeitura de Paraúna TripAdvisor TripAdvisor Cidade Brasil 
Imagens: Rede Rama 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mulher e dois gatos são resgatados de cisterna, em Aparecida de Goiânia

Incidente ocorreu na tarde deste domingo (17/5), em uma casa no Residencial Araguaia. Segundo os bombeiros, a mulher foi verificar dois gatos que estavam dentro do reservatório e acabou caindo também.
Thyélen Lorruama
18/05/2020, 11h00
imagem
Foto: Reprodução/CBMGO

Uma mulher e dois gatos foram resgatados de dentro de uma cisterna de aproximadamente cinco metros de profundidade, em Aparecida de Goiânia. O incidente ocorreu na tarde deste domingo (17/5), em uma residência na Rua Paulo Danilo Bittar, no Residencial Araguaia.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros de Goiás (CBMGO), a mulher foi verificar dois gatos que estavam dentro de uma cisterna e, após pisar na tampa, acabou caindo também. O reservatório tem cerca de cinco metros de profundida e ainda tinha água.

Gatos foram resgatados de cisterna sem ferimentos; já mulher sofreu uma contusão na região lombar

No local, os militares verificaram que a vítima estava segurando uma corda, pois existia risco de afogamento. Com técnicas de salvamento terrestre, a vítima e os gatos foram retirados.

Ainda de acordo com a corporação, os animais foram entregues aos donos, sem ferimentos. Já a mulher apresentava uma contusão na região lombar. Ela recebeu os primeiros socorros, imobilizaram a vítima e a levaram ao Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (HUAPA).

Resgates após queda em cisterna

Em março deste ano, em dois dias, o CBMGO foi acionado para atender ocorrências onde duas pessoas caíram em cisterna, em Planaltina de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

No dia 10, as equipes resgataram um homem que caiu em uma cisterna no Setor Leste. Quando chegaram no local, verificaram que a cisterna fica no quintal da residência da vítima e tem cerca de 16 metros de profundidade. O homem caiu depois que pisou sobre uma tampa improvisada. Com técnicas de salvamento terrestre, os bombeiros realizaram o salvamento da vítima, que estava consciente e sem ferimentos.

De acordo com o CBMGO, o outro caso aconteceu no dia 9, quando uma mulher caiu na cisterna de uma residência na zona rural do município de Planaltina de Goiás. No local, os bombeiros constataram que o buraco tinha cerca de 6 metros de profundidade. A mulher teria caído também após pisar em uma tampa improvisada com telhas.

A vítima foi resgata e apresentava ferimento na cabeça e escoriações diversas. Após o atendimento pré-hospitalar, a vítima foi encaminhada para o hospital do município, consciente.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Caminhoneiro é encontrado morto dentro do veículo, em Pires do Rio

O homem, identificado como Nilson Araújo Souza, de 47 anos, foi encontrado deitado no interior da cabine do caminhão, já sem vida.
Ton Paulo
18/05/2020, 11h02
imagem
Foto: Reprodução

Um caminhoneiro foi encontrado morto dentro da cabine do caminhão na tarde do último domingo (17/5), em um posto de gasolina localizado no município de Pires do Rio, a 148 quilômetros de Goiânia. O homem, identificado como Nilson Araújo Souza, de 47 anos, foi encontrado deitado no interior da cabine do veículo, já sem vida.

Segundo informações levantadas até o momento, o veículo de Nilson estava estacionado num posto de gasolina que fica no setor Parque Mozaico, às margens da rodovia GO-330, em Pires do Rio. Por volta das 13h, um amigo de Nilson o chamou, mas não obteve resposta. Ele, então, decidiu ligar para o caminhoneiro, e ouviu seu celular tocando dentro do caminhão.

O homem percebeu que a porta do veículo estava destrancada e, ao abrir, encontrou a vítima sem vida na cabine. O socorro foi acionado e no local foi constatado o óbito. O corpo de Nilson foi recolhido por uma funerária e encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito em Caldas Novas.

A causa da morte não foi informada, mas a Polícia Militar registrou a ocorrência como morte natural.

Além de caso de Pires do Rio, um caminhoneiro morreu após cair do veículo, em Ipameri

Um motorista, também de 47 anos, veio a óbito no dia 13 deste mês após sofrer uma queda do caminhão que dirigiu, no município de Ipameri. O homem, que havia sido diagnosticado com covid-19, doença causada por coronavírus, estava escondendo a enfermidade, sair de Uberlândia (MG) e começou a passar mal em Goiás, onde morreu.

Conforme informações, ao chegar em Ipameri, o caminhoneiro começou a se sentir mal e parou em um posto de combustíveis. Quando tentou descer, ele acabou caindo da cabine. Um andarilho o encontrou e tentou prestar os primeiros socorros. Em seguida, o Corpo de Bombeiros foi chamado.

O homem chegou à unidade de saúde apresentando confusão mental e foi internado. Durante o atendimento, o caminhoneiro contou que tinha sido diagnosticado com coronavírus.

Ele morreu no dia seguinte, quarta-feira (13/5), devido à queda do caminhão

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Fifa anuncia que organizará partida para arrecadar fundos ao combate à covid-19

Ideia é que a arrecadação ajude a acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso a novas tecnologias sanitárias essenciais para combater o vírus, incluindo nisso os diagnósticos, os tratamentos e as vacinas.
Estadão Conteúdo
18/05/2020, 11h10
imagem
Foto: Reprodução/FIFA.com

A Fifa anunciou nesta segunda-feira que sua Fundação organizará uma partida de exibição, ainda sem data e local definidos, para arrecadar fundos que serão destinados ao combate do novo coronavírus (covid-19). A entidade espera que haja o comprometimento da comunidade futebolística mundial, assim como de governos, de organizações não-governamentais (ONGs) e do setor privado.

A ideia da Fifa é que a arrecadação ajude a acelerar o desenvolvimento, a produção e o acesso a novas tecnologias sanitárias essenciais para combater o novo coronavírus, incluindo nisso os diagnósticos, os tratamentos e as vacinas.

O presidente da Fifa, o suíço Gianni Infantino, afirmou em um comunicado oficial que a entidade tem a responsabilidade de mostrar solidariedade e tem que seguir fazendo todo o possível para participar de atividades na luta contra a pandemia.

“Temos participado ativamente na sensibilização através de várias campanhas e a Fifa também já contribuiu economicamente com esta causa. Mas agora nos comprometemos a organizar essa partida de arrecadação de fundos para quando a situação sanitária permitir. Mesmo que isso tarde alguns meses”, disse Infantino.

No início da pandemia, em fevereiro deste ano, a Fundação Fifa já doou 10 milhões de euros (R$ 62,6 milhões na cotação atual) para esse fim. Agora pretende aproveitar a oportunidade de organizar a partida para ampliar o alcance do futebol para além da rede esportiva tradicional. Quer chegar na sociedade em geral e contribuir assim no esforço para combater o coronavírus.

“A Fundação chamará não apenas a comunidade futebolística mundial. Mas também outras partes interessadas, desde organizações não-governamentais até outras fundações, passando pelo setor privado e os governos, a fim de garantir que esta iniciativa seja uma ajuda significativa para quem está na vanguarda da luta contra a covid-19”, declarou o argentino Mauricio Macri, presidente da Fundação Fifa.

Imagens: FIFA 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

De máscara, mulher é flagrada andando nua em bairro de Goiânia

Segundo informações, a mulher, que faz uso de remédio controlado e sofre de depressão, estava sob efeito de um surto.
Ton Paulo
18/05/2020, 11h58
imagem
Foto: Reprodução

Uma cena que parece ser de ficção foi presenciada na manhã desta quarta-feira (18/5), em Goiânia. Usando apenas uma máscara de proteção, uma mulher foi flagrada andando completamente nua pelas ruas do bairro Residencial Moinho dos Ventos. Segundo informações, a mulher, que faz uso de remédio controlado e sofre de depressão, estava sob efeito de um surto.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o caso aconteceu por volta das 8h de hoje. A mulher, que tem histórico de depressão e faz uso de medicação controlada para esquizofrenia, teria tido um surto e saiu pelas ruas completamente pelada, usando apenas uma máscara de proteção.

Moradores da Rua MDV-9 que presenciaram a cena ajudaram a mulher e a cobriram com cobertores. A Polícia Militar foi acionada, assim como o Corpo de Bombeiros.

Ela não apresentava ferimentos, e foi encaminhada para o Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc, localizado no setor Jardim América.

Caso de mulher andando nua por ruas de Goiânia usando máscara de proteção expõe preocupação de impacto da pandemia em pessoas com transtornos

Com a recomendação para que todos fiquem em casa, o tratamento psicológico e psiquiátrico pode ser comprometido em decorrência do novo coronavírus. Segundo informações do jornal Estadão, além de fobias, quadros como o Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT) e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) merecem atenção diante da pandemia de covid-19 anunciada pela OMS.

Pessoas que apresentam sinais de agorafobia (medo de estar em locais públicos abertos e com grandes aglomerações) podem apresentar o sintoma, vê-lo ressurgir ou mesmo intensificar neste momento, dificultando ou impedindo a saída de casa mesmo em casos de necessidade para quem sofre desse mal.

Já um paciente diagnosticado com Transtorno Obsessivo Compulsivo que, por exemplo, tem mania de lavar as mãos em excesso pode ter o quadro psíquico agravado em decorrência da pandemia de coronavírus.

Conforme especialistas ouvidos pelo Estadão, o mais importante nesse momento de pandemia, para pacientes com qualquer tipo de transtorno de ansiedade, é a presença constante do profissional de saúde.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
Live na Internet
imagem
Live Péricles: cantor faz show on-line com convidados especiais
Sabado, 17 de abr
A definir (Goiânia-Goiás)
Live na Internet
imagem
Live Cachaça Cabaré 3 reúne Leonardo, Xand Avião e Raí Saia Rodada
Sabado, 24 de abr
A definir (Goiânia-Goiás)
  • continuelendo
  • +lidas
1 Paraúna, em Goiás, é destino incrível e cheio de misticismo

2 Mulher e dois gatos são resgatados de cisterna, em Aparecida de Goiânia

3 Caminhoneiro é encontrado morto dentro do veículo, em Pires do Rio

4 Fifa anuncia que organizará partida para arrecadar fundos ao combate à co...

5 De máscara, mulher é flagrada andando nua em bairro de Goiânia

1 Confira calendários de vacinação contra a gripe em Goiânia e Aparecida

2 Boletim da Fiocruz alerta para recrudescimento da pandemia no Sul e Centro-Oeste

3 Motoristas do transporte coletivo anunciam greve a partir desta sexta-feira (9)

4 Família é investigada por vender produtos roubados em supermercados, em Goiás

5 Soldado da PM é preso suspeito de estuprar adolescente em Caldas Novas

maislidas
1
Confira calendários de vacinação contra a gripe em Goiânia e Aparecida
2
Boletim da Fiocruz alerta para recrudescimento da pandemia no Sul e Centro-Oeste
3
Família é investigada por vender produtos roubados em supermercados, em Goiás
4
Soldado da PM é preso suspeito de estuprar adolescente em Caldas Novas
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG