A Polícia Civil (PC), por meio do Grupo Especial de Combate à Corrupção (Geccor), está realizando, na manhã desta quinta-feira (14/5), uma nova fase da Operação BackDoor II, que investiga esquema de corrupção em hospitais laboratoriais particulares de Goiás.
No total, 53 mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos neste momento em dez cidades goianas, sendo em Goiânia, Anápolis, Ceres, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Itapaci, Jaraguá, Caldas Novas, Rialma e São Patrício. Além disso, também há ação em São Paulo.
Os mandados foram expedidos em desfavor 25 pessoas físicas e 27 jurídicas. A ação conta com a participação de 236 policiais civis e apoio de 50 peritos.
De acordo com a Polícia Civil, o objetivo é apreender computadores, celulares, documentos, contratos, extratos bancários e quaisquer outros elementos de informação que comprovem a relação dos investigados com o Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (IPASGO). Além disso, a operação ainda cumpre o bloqueio de bens no valor de R$ 84 milhões dos investigados.
A operação que investiga esquema de corrupção em hospitais particulares de Goiás
Conforme informações, a primeira fase da operação foi realizada em julho de 2019, onde foi apurado que vários servidores envolvidos no esquema fraudulento eram terceirizados de uma empresa contratada pelo IPASGO. Na época, levantou-se ainda a suspeita de que os contratados para funções administrativas, exerciam a função de peritos para fazer análises. Diante disso, foi instaurado um outro inquérito com o objetivo de apurar a relação entre a empresa e o instituto.
A operação conta com apoio operacional da Direção da Polícia Civil/SPJ; da Superintendência de Combate à Corrupção (Luis – SEDI).GOI; Delegacia de Crimes Cibernéticos; Superintendência da Polícia Técnico Científica; Controladoria-Geral do Estado e das Delegacias regionais: 1ª DRP Goiânia; 2ª DRP Aparecida de Goiânia; 3ª DRP Anápolis; 4ª DRP Cidade de Goiás; 10ª DRP Ceres; 15ª DRP Goianésia; e 16ª Trindade; 18ª DRP Uruaçu.
Veja a nota divulgada pelo Igasgo clicando aqui.