fechar
navegue
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Parceiros imagem
    • Aproveite a cidade
  • Editorias imagem
    • Goiás
    • Brasil
    • Mundo
    • Política
    • Economia
    • Entretenimento
    • Trânsito
    • Saúde
    • Dia Gourmet
    • Esportes
  • Colunas
  • Dia TV imagem
    • Vídeos
    • Ao vivo
  • Câmeras ao vivo
  • Agenda Cultural
  • Contato
  • Anuncie
  • Siga-nos:
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • imagem
  • Anuncie
  • Contato
Dia Online
Dia Online
Dia Online
Dia Online
  • Últimas notícias
  • Editorias
      • Goiás
      • Política
      • Economia
      • Esportes
      • Brasil
      • Entretenimento
      • Saúde
      • Mundo
      • Trânsito
      • Dia Gourmet
      • Educação
      • Imóveis
      • SEM CATEGORIA
  • Colunas
    • Nathan Sampaio
      Nathan Sampaio
      30 de maio de 2020

      Espetáculo teatral que conta a vida de Malala será exibido no YouTube

      Hélmiton Prateado
      Hélmiton Prateado
      3 de janeiro de 2020

      Maçonaria se renova

      Dia Online
      Dia Online
      27 de agosto de 2019

      A dança das cadeiras do futebol brasileiro

      Matthew Vilela
      Matthew Vilela
      29 de janeiro de 2019

      Crítica: “Vice” tem Christian Bale como o ex-vice-presidente dos EUA, Dick Cheney

      • ver mais
  • CÂMERAS AO VIVO
  • Câmeras ao Vivo
    • imagem
      Goiânia
      Jardim Petrópolis
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Goiânia
      Setor Sul
      imagem
      Brasília
      Asa Sul
      • ver mais
  • DiaTV
  • Agenda Cultural
  • Institucional
      • Anuncie no Dia Online
      • Aplicativos Smartphone
      • Contato
      • Reclame no Dia
      • Trabalhe Conosco
      • Transmita ao Vivo
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
62 99636 5920
X
  • Assuntos do dia:
  • homicídio em farmácia
  • transporte coletivo
  • varíola dos macacos
  • Festa de Trindade
  • bandeira tarifária
  • vacinação covid-19
Goiás

GCM de Aparecida antecipa fiscalização de combate ao uso do cerol e linhas cortantes

Nos primeiros dias de operação já foram apreendidos cerca 1,5 mil materiais entre pipas e carretéis de linhas comum com cerol, Linha Chilena e Indonésia.
Dia Online
13/05/2020, 13h24
imagem
Foto: Wigor Vieira/Prefeitura de Aparecida de Goiânia

Com objetivo de evitar acidentes envolvendo linha com cerol, Linha Chilena e Indonésia utilizadas para empinar pipas, a Guarda Civil Municipal de Aparecida de Goiânia (GCM) antecipou a Operação a Vida Por Um Fio. Neste ano, o trabalho intensivo de fiscalização, que geralmente começava no início de junho, foi iniciado no dia 1º de maio devido ao período de quarentena em que crianças e adolescentes estão sem frequentar a escola.

“Pelo fato de estarem em casa, as crianças e adolescentes ficam ansiosas e a brincadeira de empinar pipas acaba sendo uma saída para diminuir o estresse.  Nosso objetivo é conscientizar sobre os riscos causados pelo uso de cerol e linhas cortantes. Não proibimos a brincadeira, que é uma cultura milenar. Estamos trabalhando com o intuito de evitar acidentes e até mortes”, pontua o secretário de Mobilidade e Defesa Social, Roberto Cândido.

A fiscalização ostensiva foi intensificada em todas as regiões da cidade por diversas equipes da Guarda Civil Municipal. Denúncias sobre utilização e comercialização das linhas cortantes podem ser encaminhadas à corporação pelo telefone 153. “Estamos trabalhando para retirar das ruas essas linhas com autopoder de corte que representam grande risco para pedestres e, sobretudo, motociclistas”, explica o comandante da GCM, Wilber Júnior.

Nos primeiros dias de fiscalização já foram apreendidos cerca 1,5 mil objetos entre pipas e carretéis das linhas que são proibidas. “Aquele que for flagrado utilizando cerol, linha chilena ou indonésia recebe orientação educativa sobre os perigos eminentes ao utilizar esse tipo de material nas linhas das pipas. Quando há reincidência, encaminhamos o infrator até a delegacia. No caso de crianças e adolescentes, acionamos os pais ou responsável”, destaca.

Perigo

O cerol, que é uma mistura de vidro moído e cola, é fabricado artesanalmente e adicionado nas linhas de algodão por crianças e adolescentes que soltam pipas. Após seca a linha torna-se um instrumento de corte que pode provocar graves acidentes em quem a manuseia e em terceiros como, por exemplo, motociclistas, ciclistas e pedestres. Em algumas receitas para fabricação do cerol também é adicionado o pó de ferro, deixando a linha ainda mais perigosa.

Colorida e fabricada industrialmente a Linha Chilena é quatro vezes mais cortante, pois em sua composição são adicionados pó de quartzo e óxido de alumínio. Já as linhas Indonésia e de porcelana podem ser dez vezes mais perigosas, pois recebem banho de substâncias químicas que potencializam a capacidade de corte.

Segurança

Para que a brincadeira de empinar pipas seja saudável e segura, a Prefeitura de Aparecida disponibiliza locais apropriados para diversão de crianças, adolescentes e adultos. Para a segurança das crianças e adolescentes foi criado na cidade um pipódromo. Localizado no Polo Empresarial Goiás, o local oferece bastante espaço em área aberta e sem fiação elétrica para a brincadeira desde que não sejam utilizadas as linhas cortantes.

Outro espaço disponibilizado para empinar pipas com segurança é um dos campos de futebol do Centro Olímpico localizado no Setor Conde dos Arcos próximo ao Hospital de Urgências de Aparecida (Huapa). “Desde que lançamos a operação e disponibilizamos esses locais, em 2015, não registramos nenhuma ocorrência com vítimas fatais em Aparecida”, lembra o comandante da GCM.

imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Câmara de Catalão é fechada após servidor testar positivo para covid-19

Trata-se de um assessor, que está internado com sintomas de gripe. Ele fez um teste rápido, que não é conclusivo, mas identifica a presença de anticorpos contra o coronavírus. Câmara passará por desinfecção.
Thyélen Lorruama
13/05/2020, 14h30
imagem
Foto: Reprodução/MPGO

A Câmara de Catalão, cidade localizada na região Sudoeste de Goiás, foi fechada após um servidor testar positivo para covid-19 por meio de um teste rápido, exame que identifica a presença de anticorpos contra o coronavírus. A Casa ficará fechada nesta quarta e quinta-feira, 13 e 14 de maio, para que o prédio passe por desinfecção.

De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Helson Barbosa (MDB) o servidor, que trabalha como assessor, está internado em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com sintomas de gripe e tem quadro considerado estável. Conforme a Prefeitura de Catalão, “o Núcleo de Vigilância Epidemiológica do município já está cumprindo todo o protocolo a respeito desse paciente”.

O vereador explicou ainda que todas as pessoas que tiveram contato com o servidor estão cumprindo isolamento domiciliar e devem fazer testes para a covid-19. A Casa já havia adotado ponto facultativo para servidores do grupo de risco.

Com caso em Câmara de Catalão, Saúde diz que jovens testaram positivo para covid-19 por testes rápidos

Segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (12/5), divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Catalão, dois jovens testaram positivo para a covid-19, após realizarem o teste rápido. Um tem 20 anos e o outro 22. A cidade teve também outros dois casos negativados. Tratam-se de uma mulher de 38 anos e um homem de 77 anos.

Ainda de acordo com o boletim, os casos acima negativados não foram registrados como suspeitos, pois realizaram o teste rápido ainda durante a consulta médica;os resultados deram negativo. Uma outra mulher, de 59 anos, está internada, em observação, mesmo após testar negativo para a covid-19.

Catalão tem 15 casos de pessoas que testaram positivo através do teste rápido, quatro casos de suspeita de coronavírus e um caso de internação clínica. Até o momento, apenas um caso foi confirmado na cidade, sendo que o paciente já se recuperou da doença, segundo a SMS.

Via: G1 
Imagens: MPGO 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Ludmilla é internada em hospital do Rio de Janeiro

Assessoria da cantora informou que ela sentiu "fortes dores abdominais" e foi diagnosticada com pielonefrite aguda, uma espécie de processo inflamatório no ruim. Ludmilla não tem previsão de alta.
Estadão Conteúdo
13/05/2020, 14h44
imagem
Foto: Reprodução/Facebook

Ludmilla foi internada na madrugada desta quarta-feira, 13, num hospital do Rio de Janeiro, após passar mal em casa. Ela publicou, nos stories do Instagram, uma foto deitada numa maca, de mãos dadas com sua mulher, Brunna Gonçalves.

Procurada pelo E+ (seção de entretenimento do portal do jornal O Estado de S. Paulo), a assessoria da cantora informa que ela sentiu “fortes dores abdominais” e foi diagnosticada com pielonefrite aguda, uma espécie de processo inflamatório no ruim. “Ela está com pus nos órgãos excretores e com muita dor. Ludmilla foi medicada, está em observação e sem previsão de alta”, explica. “Devido às atualizações de seu quadro de saúde, a live que a cantora faria no próximo sábado, 16, está cancelada no momento e terá nova data divulgada assim que for possível”, completa.

A equipe descartou ainda que a internação tenha a ver com a covid-19.

Pelas redes sociais, a cantora demonstrou seu carinho por Brunna Gonçalves com um texto romântico. “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na pobreza e na riqueza, amando-te em todos os dias da minha vida”, escreveu.

As duas assumiram o namoro em junho de 2019 e se casaram em dezembro do mesmo ano.

Imagens: Facebook 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Estados são contra abrir salões e academias

Com decreto para endurecer o isolamento social em cerca de 30 cidades, Goiás também não vai seguir a decisão de Bolsonaro. A informação foi confirmada com a assessoria do governador Ronaldo Caiado.
Estadão Conteúdo
13/05/2020, 14h52
imagem
Foto: Unlisted/Stock Photos/via Agência Senado

A maioria dos governadores vai ignorar o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu academias, salões de beleza e barbearias entre as atividades consideradas essenciais e, portanto, autorizadas a funcionar. Levantamento feito pelo Estadão aponta que ao menos 18 governadores, metade deles no Nordeste, optaram por não aderir à decisão e continuar seguindo diretrizes estabelecidas pelas secretarias estaduais. Outros quatro Estados estão com os serviços liberados. Em São Paulo, epicentro da pandemia pela covid-19 no País, a gestão João Doria (PSDB)diz que ainda estuda a medida.

Em reação, Bolsonaro publicou mensagem nas redes sociais na qual afirma que contrariar o decreto presidencial é o “pior caminho”, que faz aflorar o “autoritarismo”. O presidente afirmou ainda que a Advocacia-Geral da União (AGU) e o Ministério da Justiça podem agir caso governadores não queiram cumprir o decreto.

Contrário a intensificar o isolamento social para conter o avanço do novo coronavírus, Bolsonaro assinou o decreto na segunda-feira, sob argumento de que as atividades estariam relacionadas à saúde. Na ocasião, o País havia atingido o patamar de 168,3 mil casos confirmados e 11,5 mil mortos pela covid-19 – o número de óbitos passou de 12,4 mil ontem. O decreto pegou de surpresa até o ministro da Saúde, Nelson Teich, que não foi consultado.

O efeito do decreto não é automático. Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal, governadores e prefeitos podem definir as medidas que consideram necessárias, em seus respectivas esferas, para conter a doença.

A maior oposição ao decreto vem da região Nordeste, onde todos os nove governadores se manifestaram contra – os demais são os do Rio, Amazonas, Pará, Rondônia, Amapá, Acre, Goiás e Paraná, além do Distrito Federal. Em geral, o argumento é que os Estados já enfrentam aumento da curva epidêmica e que flexibilizar medidas de isolamento social, neste momento, pode aumentar ainda mais no número de casos.

Estados

“Eu fui desde o início nisso (pelo isolamento) e vou até o final, nem que eu tenha que me afundar politicamente”, disse ontem governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). “Até tinha vontade de fazer (liberação de novas atividades), mas meus técnicos não indicam, eles não recomendam pelo risco de contaminação.”

Considerado um dos principais adversários políticos de Bolsonaro e enfrentando aumento de mortes pela covid-19, o governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), descartou adesão ao decreto. “Não há nenhum sinal de que as medidas restritivas sejam flexibilizadas. Estimular empreendedores a reabrir estabelecimentos é uma irresponsabilidade”, afirmou em mensagem no Twitter. “Bolsonaro caminha para o precipício e quer levar com ele todos nós.” Mesmo na capital, o prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), aliado do presidente, decretou “semi-lockdown”, como sua administração chama os bloqueios parciais na cidade, com proibição de tráfego de pessoas e de veículos.

Com o sistema de saúde em colapso, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), estuda, em vez de relaxar, intensificar ainda mais as restrições. “Até o momento, as medidas para enfrentamento da pandemia estão mantidas”, disse em nota.

Helder Barbalho (MDB), do Pará, usou o Twitter para declarar oposição à medida. “Essas atividades permanecerão fechadas”, disse. Em Rondônia, a gestão Coronel Marcos Rocha (PSL) informou, por nota, que pretende ampliar o distanciamento social. Já Gladson Cameli (PP), do Acre, usou canais oficiais para declarar que estuda endurecer ainda mais as medidas já adotadas.

“Esse ato em nada altera o atual decreto estadual em vigor”, afirmou Camilo Santana (PT), do Ceará, cuja capital Fortaleza está em “lockdown” (isolamento total). Em Pernambuco, Paulo Câmara (PSB) disse que “tem seguido a ciência”. “Nosso objetivo é salvar vidas, não podemos aceitar nenhuma atitude que as coloque em risco”, disse. No Estado, a capital Recife e outras quatro cidades também estão sob bloqueio.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB) ironizou a medida: “O próximo decreto de Bolsonaro vai determinar que passeio de jet-ski é atividade essencial ?”. São Luís foi a primeira capital fechada no País por causa do coronavírus.

Rui Costa (PT), da Bahia, disse que iria “ignorar as diretrizes do governo federal” e que as “medidas restritivas serão mantidas respeitando critérios científicos reconhecidos mundialmente”.

Renan Filho (MDB), de Alagoas, Wellington Dias (PT), do Piauí, Belivaldo Chagas (PSD), de Sergipe, Fátima Bezerra (PT), do Rio Grande do Norte, e João Azevêdo (Cidadania), da Paraíba, também afirmaram que irão manter as regras locais. Com decreto para endurecer o isolamento social em cerca de 30 cidades, Goiás também não vai seguir a decisão de Bolsonaro. A informação foi confirmada com a assessoria do governador Ronaldo Caiado (DEM).

No Paraná, a gestão Ratinho Júnior (PSD) diz, em nota, que “a Secretaria de Estado da Saúde é que vai deliberar sobre o funcionamento de serviços essenciais e não essenciais”. Ainda segundo o comunicado, contudo, “uma comissão estadual, formada por especialistas em saúde, está avaliando a possibilidade de reabertura de atividades econômicas”.

Estado com maior número de casos confirmados de covid-19 no País, São Paulo ainda não decidiu qual será a reação diante do novo decreto. “Marcamos uma reunião a respeito disso e a decisão do Estado de São Paulo será colocada amanhã (hoje) pelo governador”, disse o secretário Estadual de Saúde, José Henrique Germann.

Em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) delegou aos prefeitos a decisão de aderir à medida de acordo com o cenário de cada cidade. “O decreto f não altera a autonomia de gestão dos municípios”, declarou. Determinação semelhante foi dada no Tocantins e Roraima

Adesão

Já os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo e Mato Grosso declararam que as atividades citadas no decreto já são permitidas nos Estados. Em alguns locais, há protocolos específicos de segurança para evitar infecção por coronavírus.

“No nosso caso, nada muda na medida em que temos já previsto no nosso sistema que essas atividades podem funcionar, dentro de regra”, afirmou Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, ao comentar a decisão de Bolsonaro em live realizada ontem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Imagens: Agência Senado 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Menor é apreendido suspeito de matar jovem com 9 tiros, em Anápolis

Crime ocorreu no dia 26 de março deste ano, no Setor Residencial Santo Antônio. De acordo com as apurações, homicídio está relacionado com tráfico de drogas. Adolescente de 17 anos confessou crime.
Thyélen Lorruama
13/05/2020, 16h09
imagem
Foto: Reprodução/SSP-GO

Um menor de 17 anos foi apreendido, nesta quarta-feira (13/5), suspeito de matar um jovem de 18 anos a tiros, em Anápolis. O crime ocorreu no dia 26 de março deste ano, no Setor Residencial Santo Antônio. De acordo com apurações do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) do município, homicídio está relacionado com tráfico de drogas.

O menor é apontando como um dos autores do homicídio qualificado praticado contra Felipe Eduardo Costa Caetano, de 18 anos, ocorrido na noite do dia 26 de março.

No dia do ocorrido, Felipe, que passava pela Rua Juhen Cury de bicicleta, foi cercado por dois indivíduos e atingido por nove disparos de arma de fogo, todos na região da cabeça e do tórax. Ele morreu ainda no local.

Menor é apreendido suspeito de matar jovem com 9 tiros, em Anápolis
Foto: Reprodução/GIH

Menor teria matado jovem com 9 tiros por disputa de tráfico de drogas, aponta investigação

As investigações revelaram que a morte de Felipe se deu por disputas relacionadas ao domínio do tráfico de drogas na região.

O adolescente, que tem passagens policiais por atos infracionais análogos aos crimes de furto e roubo, confessou a participação no crime e já está recolhido na Delegacia de Apuração de Atos Infracionais (DEPAI) de Anápolis, à disposição da justiça.

De acordo com o GIH, o outro suspeito do crime, um jovem de 21 anos, está foragido em outro estado. As buscas continuam.

Morte de jovem em Anápolis

Em abril deste ano, um outro jovem foi assassinado em Anápolis. Ele foi esfaqueado pelo ex-cunhado enquanto tentava defender a irmã de uma agressão. Wilson Aparecido de Souza Lobo, de 21 anos, era acadêmico de Arquitetura e Urbanismo.

As primeiras informações apontam que o ex-cunhado do estudante foi até a casa da família, situada no bairro Recanto do Sol, durante a madrugada, com a intenção de agredir ex-mulher. O pai dela teria tentando defender a filha, mas levou um soco. Para defender a irmã e o pai, Wilson Aparecido, mesmo com problemas de visão, interviu na briga, mas acabou sendo atingido por uma facada no tórax.

O estudante foi socorrido, mas chegou ao Hospital Estadual de Urgências de Anápolis (HUANA) sem vida. Após o ocorrido, o suspeito fugiu.

Imagens: SSP-GO 
imagem
comentários
Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Aproveite! imagem
+eventos
Confira os eventos disponíveis na cidade!
  • continuelendo
  • +lidas
1 GCM de Aparecida antecipa fiscalização de combate ao uso do cerol e linha...

2 Câmara de Catalão é fechada após servidor testar positivo para covid-19

3 Ludmilla é internada em hospital do Rio de Janeiro

4 Estados são contra abrir salões e academias

5 Menor é apreendido suspeito de matar jovem com 9 tiros, em Anápolis

1 Mãe de jovem filmado matando sogro diz que namorada ‘induziu ele aos nervos’

2 Acidente entre ambulância e caminhão deixa feridos na BR-060, em Santo Antônio do Descoberto

3 Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia

4 Veja tudo o que se sabe sobre o caso do homem que matou o sogro em farmácia de Goiânia

5 Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia

maislidas
1
Mãe de jovem filmado matando sogro diz que namorada ‘induziu ele aos nervos’
2
Acidente entre ambulância e caminhão deixa feridos na BR-060, em Santo Antônio do Descoberto
3
Suspeito teria enviado mensagens para a namorada após matar o sogro, em Goiânia
4
Padrasto de acusado de matar dono de farmácia é preso em Goiânia
Dia Online
Goiânia/GO

Entre em contato pelo telefone (62) 3988-6112 ou através do nosso formulário de contato.

SIGA-NOS:
imagem
imagem
imagem
imagem
Editorias
  • Esportes
  • Goiás
  • Política
  • Economia
  • Entretenimento
  • Brasil
  • Mundo
  • Saúde
  • Educação
  • Trânsito
Institucional
  • Anuncie no Dia Online
  • Aplicativos Smartphone
  • Contato
  • Reclame no Dia
  • Trabalhe Conosco
  • Transmita ao Vivo
© 2020 diaonline.com.br - Todos os direitos reservados.
Dia Online é parceiro do Portal IG