Boa parte dos turistas que visitam Goiás, tem como destino as cidades de Rio Quente ou Caldas Novas, principalmente por suas famosas águas termais. Se você já teve a oportunidade de fazer uma ou mais visitas a essas cidades, sabe muito quanta beleza e preciosidade elas guardam. Além de cenários naturais incríveis, é claro que as águas quentes ali presentes representam uma atração à parte.
Muito diferente do que o imaginário popular acreditava há algum tempo, as águas termais de Caldas Novas, por exemplo, não ocorrem devido a um extinto vulcão nas redondezas, mas sim pelas temperaturas naturais no interior da terra. Uma curiosidade é que um bom banho em águas desse tipo pode trazer alguns benefícios.
Por serem ricas em lítio, minerais e algumas outras substâncias, elas conseguem hidratar a pele e aliviar algumas dores, sem falar que são extremamente relaxantes. Mas vamos lá, não apenas de Caldas Novas e Rio Quente se fazem as águas termais de Goiás!
Embora menos conhecidas, ainda é possível encontrar outras cidades e fontes de águas quentes espalhadas pelo estado. Embora os municípios mencionados acima realmente formem as maiores estâncias hidrotermais do estado (e do mundo…!), vale a pena dar um pulinho em outros lugares e se dar a oportunidade de mergulhar em novas águas. Confira!
Cidades com águas termais em Goiás:
1 – Rio Quente
O pequeno município de Rio Quente fica bem próximo de Caldas Novas e, assim como o próprio nome sugere, é uma das mais famosas cidades com águas termais em Goiás. Para se ter ideia, os dois municípios juntos formam a maior estância hidrotermal do mundo, o que justifica a grande quantidade de turistas que recebe mensalmente, mesmo fora dos períodos de alta temporada.
E para quem pensa que o nome da cidade se deve apenas às suas águas termais, se engana. O lugar abriga o único rio de águas quentes do mundo, com uma temperatura que pode variar entre 26ºC e 47ºC. Incrível!
Na cidade é possível encontrar diversos resorts e pousadas para curtir durante alguns dias, que oferecem estruturas bem completas e de qualidade, claro, com muita água termal para você aproveitar! Vale muito a pena fazer uma visita e aproveitar tudo que o lugar tem de melhor para oferecer!
2 – Caldas Novas
Quando o assunto gira em torno das águas termais em Goiás, a cidade de Caldas Novas é a primeira a vir em mente, não por acaso. O lugar é conhecido pelos 4 cantos do Brasil como a “terra das águas quentes”, reservando para seus visitantes inúmeras atividades de lazer e é claro, momentos de muito sossego e calmaria.
A cidade recebe cerca de 4 milhões de turistas por anos, entre brasileiros e estrangeiros vindos de todas as partes do mundo, que se deslocam por distâncias enormes apenas para conhecer esse pedacinho paradisíaco de Goiás.
Para se ter ideia, Caldas Novas compete diretamente com outras grandes cidades turísticas do Brasil, representando a mais visitada do nosso estado, contendo também o maior polo hoteleiro. São diversos resorts maravilhosos, sem falar nos parques aquáticos, como o Hot Park, que são um destino certo para quem curte um passeio diferente.
Como um todo, Caldas conta com cerca de 200 piscinas termais, que podem atingir temperaturas entre 43ºC e 70ºC. Se você está pensando em fazer uma visita, mas pretende evitar os grandes fluxos de gente, o melhor é evitar as temporadas de férias, que são justamente quando a cidade costuma lotar.
3 – Lagoa Santa
Lagoa Santa é um município bem pequeno localizado no interior de Goiás, com pouco mais de 1.400 habitantes. A 440 km de Goiânia e 680 km de Brasília, representa um destino ainda pouco conhecido, mas que realmente vale a pena. Para quem decidir fazer uma visita e estiver em busca do melhor ponto turístico, a opção é conhecer o Thermas Lagoa Santa.
O lugar é um verdadeiro paraíso ecológico e guarda consigo uma beleza raríssima, composta por matas, rios e nascentes termais, que resultam em um lago de águas cristalinas, termais e medicinais. A temperatura média do lago é de 31ºC e por ser o maior atrativo da cidade, também dá nome a ela.
Uma curiosidade é que “Lagoa Santa” foi um nome bastante pertinente para as águas do lago. Existem diversos relatos de pessoas que afirmam terem sido curadas de enfermidades após alguns banhos diários no lago, o que também garante sua característica de “águas medicinais”.
Verdade ou não, fato é que um banho em suas águas termais e fontes sulfurosas garante aquela sensação de paz, como se o corpo e a alma pudessem ser completamente revitalizados. Vale muito a pena fazer um passeio até a cidade e conhecer essas maravilhas!
4 – Jataí
Embora não seja tão famosa por suas águas termais quanto as cidades mencionadas acima, Jataí também é um bom destino para quem está em busca dessa característica. Uma boa alternativa para curtir na cidade é o Thermas Jatahy, um clube de águas quentes rodeado por diversas áreas verdes, sendo também um bom lugar para escutar o canto dos pássaros do Cerrado.
As águas termais do lugar brotam naturalmente de seu lençol freático, com temperatura média de 40ºC. Para a diversão dos visitantes, é possível contar com piscinas para relaxar, toboáguas, parque aquático infantil, sauna, bares e restaurantes,
Sem dúvida, é um excelente lugar para curtir da melhor forma possível, seja com os amigos ou com a família, sendo possível desfrutar de momentos únicos e inesquecíveis. Vale a pena dar uma esticadinha até o clube em Jataí.
5 – Chapada dos Veadeiros
Um dos destinos mais cobiçados de Goiás, a Chapada dos Veadeiros não é uma cidade, mas também merece reconhecimento por suas fontes de águas termais. Se estendendo por diversos municípios do estado, a exemplo de Cavalcante, Colinas do Sul e principalmente Alto Paraíso, a Chapada conta com uma área total de 240.611 hectares, sendo responsável por abrigar espécies vegetais únicas, nativas de nosso Cerrado.
É no lugar que também se encontram duas piscinas de águas naturalmente quentes, denominadas Éden e Morro Vermelho. Suas águas podem alcançar até 30ºC e são uma delícia! São perfeitas para curtir momentos de tranquilidade e apenas relaxar.