O estado de Goiás está longe de ser um dos maiores destinos turísticos do Brasil, no entanto, por aqui é possível encontrar diversas cidades que deveriam ser visitadas por todos pelo menos uma vez na vida. Se você já tem o costume de turistar pelo estado, sabe muito bem do que estamos falando. Cidades como Pirenópolis, Caldas Novas, Cidade de Goiás, dentre tantas outras, reservam sempre destinos impressionantes para quem adora manter um bom contato com a natureza. Corumbá de Goiás é mais um lugar maravilhoso, que reserva alguns dos pontos turísticos mais visitados do estado.
Localizado a 110 km de Goiânia, o município é pequeno e conta com pouco menos de 11 mil habitantes, que se dividem entre as zonas rurais e urbanas do lugar. Bem pertinho de Pirenópolis, está separado da cidade pela Serra dos Pirineus, conhecida por conter o pico mais alto do estado, o famoso Pico dos Pirineus.
Para se ter ideia, as águas que banham o município desaguam na bacia do Prata, formando os rios Corumbá, Areias e do Ouro, que também são grandes atrações de Corumbá de Goiás, já que dão vida a diversas cachoeiras e quedas d’água belíssimas, sendo que algumas chegam a medir 60 metros de altura.
História de Corumbá de Goiás
Corumbá de Goiás foi fundada no ano de 1730 e, ainda hoje, conserva traços da arquitetura colonial em seus velhos casarões construídos por bandeirantes. Sua povoação surgiu no ano seguinte, como um polo de mineração nos rios Corumbá e Ribeirão da Barragem. Em 1734 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora da Penha de França, que passou a ser o centro da região.
À medida que o tempo foi passando, o povoado foi se desenvolvendo entre o rio e a capela, com habitantes de origem paulista e portuguesa, que vinham com as bandeiras em busca de pedras preciosas e acabavam instalando suas moradias por ali.
Por uma lei de 1849, o lugar foi elevado à condição de Vila, com atribuições de município. No entanto, uma resolução de 1863 fez com que a região perdesse a condição, voltando a pertencer a Meia Ponte (Pirenópolis). Foi apenas em 1902 que a Vila de Corumbá recebeu foros de cidade, assinalando sua autonomia político-administrativa. Assim, pelo Decreto-Lei Estadual nº 8.035, de 1943, o município passou a ser realmente chamado de Corumbá de Goiás, também como forma de diferenciá-lo da cidade de mesmo nome, que é encontrada em Mato Grosso.
Saiba o que fazer em Corumbá de Goiás
Além de representar um verdadeiro achado histórico, integrando o ciclo do ouro goiano, junto a cidades como Pirenópolis, Cocalzinho, Cidade de Goiás, Abadiânia e Jaraguá, Corumbá de Goiás é uma cidade que vale super a pena ser visitada. Por ali é possível encontrar o tão famoso Salto de Corumbá, uma das cachoeiras mais impressionantes de todo o estado, com um belo mirante e quedas d’água com mais de 50 metros de altura.
Embora seja o destino mais conhecido, é claro que não para por aí. Para se ter ideia, na mesma fazenda em que está o salto, os visitantes também podem visitar outras 6 cachoeiras tão exuberantes quanto.
Além disso, também é possível praticar diversas atividades relacionadas ao ecoturismo. Um bom exemplo fica por conta do Rio Corumbá, com suas águas escuras e inúmeras cachoeiras, é perfeito para a prática de boia cross e rafting. Como se não bastasse, os paredões das cachoeiras servem de ponto de partida para os adeptos do rapel, sem falar que os terrenos acidentados são ideais para quem gosta de praticar ciclismo.
Confira abaixo alguns entre os principais pontos turísticos de Corumbá de Goiás:
1 – Salto de Corumbá
O Salto de Corumbá conta com 50 metros de altura e quedas d’água impressionantes. Com toda sua exuberância e formada pelo Rio Corumbá, conta com uma trilha de acesso bem curta, com 1600 metros (ida e volta) e sem grandes dificuldades, representando um destino para todas as idades.
Por ali é possível tomar banhos revigorantes no poço da cachoeira, sem falar que a vista é incrível, já que a água desce por um paredão rochoso que garante uma visão impressionante, em meio a plantas e vegetação nativa.
2 – Cachoeira do Ouro
Localizada na mesma fazenda em Corumbá de Goiás, a Cachoeira do Ouro é mais um destaque que merece uma visita. O lugar conta com uma queda d’água espetacular, representando um refúgio para quem está em busca de paz e tranquilidade. Sem dúvida, uma excelente alternativa!
3 – Cachoeira Sonho Meu
Mais um excelente destino em Corumbá de Goiás, a Sonho Meu é linda e representa um bom lugar para ir com a família. A queda d’água é impressionante, descendo em meio a plantas e muito verde. O melhor é que por ali há um espaço onde é possível colocar até mesas e cadeiras, aproveitando ao máximo o ambiente.
Para mais informações, clique aqui e acesse o site da Prefeitura Municipal de Corumbá de Goiás.