Se você é do tipo que curte uma boa aventura, então precisa conhecer o município de Mambaí, localizado no interior de Goiás. Embora não esteja no roteiro das principais cidades turísticas do estado, o lugar é um destino certo para quem adora cachoeiras e um bom turismo ecológico, já que oferece cenários naturais incríveis e diversas possibilidades para a prática de atividades radicais.
Fundado no ano de 1958, o município está quase na divisa com a Bahia, a cerca de 530 km de distância de Goiânia. A história da cidade teve início um pouco de 1900, com os pioneiros Eduardo Moreira dos Santos, Gustavo Olimpo, Ioiô Mendes, Joaquim Maroto, entre outros. A principal atividade realizada por seus primeiros moradores era a extração de látex da mangabeira.
Ao longo dos anos, o movimento comercial entre Goiás e Bahia acabou atraindo mais pessoas para a região, fazendo com que houvesse um enorme fluxo de pessoas estranhas. Missionários em missão religiosa no interior de Goiás acabaram encontrando um ambiente conturbado, o que resultou na retirada de algumas pessoas da região. Foi em 1958 que o povoado foi elevado à categoria de Distrito, abandonando o antigo nome de Riachão, adotando a denominação de Mambaí.
Um pouquinho mais sobre a história de Mambaí, em Goiás
Para quem está se perguntando as razões para tal nome, Mambaí é a junção entre as palavras “mangaba” e “Bahia”. Conforme mencionado anteriormente, a mangabeira foi responsável pela primeira atividade econômica da região, já que era de onde o látex era retirado, portanto, nada mais justo que homenageá-la com o “Mam”. Enquanto isso, o “baí” se deve a localização da cidade, que fica nas divisas com a Bahia.
Atualmente, em função de suas inúmeras cachoeiras e cavernas, o município começa a despertar para o ecoturismo, que é uma atividade bastante apreciada pelos turistas em Goiás. Embora ainda conte com a presença de poucos guias e tenha apenas hospedagens mais simples, a visita ao lugar é super válida, sendo possível participar de atividades como rapel, travessia de cavernas, trilhas que acompanham o leito de rios, sem falar na tirolesa, que é uma das mais altas de todo o Brasil!
Confira abaixo algumas atrações em Mambaí, Goiás
1 – Cachoeira do Funil
Para quem não dispensa a união entre cachoeira e aventura, esta é uma boa alternativa em Mambaí. Localizada próxima à cidade, o acesso é tranquilo e pode ser feito por uma caverna ou por cima dela.
O lugar é ótimo para quem pretende apenas tomar um banho no poço encontrado por ali e relaxar. No entanto, também é possível praticar rapel e pêndulo, atividades preferidas de quem decide fazer uma visita até a cachoeira. Sem dúvida, um dos melhores destinos de Mambaí! Vale lembrar que para fazer a visita, é necessário ter um guia.
2 – Cachoeira do Alemão
Mais uma excelente opção em Mambaí, Goiás, a Cachoeira do Alemão tem um acesso fácil e conta com boas estradas, embora ainda seja preciso tomar cuidado. Por se encontrar em uma propriedade privada, é preciso ter autorização para entrar.
Em todo caso, chegando na cachoeira é possível encontrar quedas incríveis e um delicioso poço para banho. Vale a pena conhecer!
3 – Lapa do Penhasco
E é por aqui que se encontra a famosa tirolesa de Mambaí e uma das maiores de Goiás e do país. Ela fica bem no cânion da Caverna Lapa do Penhasco, e conta com nada menos que 320 metros de extensão e 132 metros de altura. A descida é incrível e proporciona uma visão panorâmica de toda a região, proporcionando uma experiência inesquecível.
A caverna em si é outro destaque à parte. Com uma galeria enorme e repleta de estalactites e estalagmites, é possível fazer uma trilha em seu interior, onde dá para enxergar cenários bem diferentes de tudo que estamos acostumados. O passeio também deve ser acompanhado por um guia!
Saiba como chegar em Mambaí
Saindo de Brasília, é preciso pegar a BR-020, que passa por Formosa, com destino a Alvorada do Norte, em Goiás. Após 4 km da cidade, é preciso virar à direita no trevo que vai para Buritinópolis. A cidade de Mambaí fica 45 km depois.
Saindo de Goiânia, é preciso seguir pela BR-060 até EPNB, em Taguatinga (DF), depois pegar a BR-405, sentido Lago Norte. Ao chegar, o trajeto é o mesmo mencionado acima, para quem está saindo de Brasília.
Embora Mambaí conte com um clima mais seco, vale lembrar que os melhore meses para fazer uma visita são entre maio e agosto, já que o tempo costuma estar mais firme. Fora deste período, o risco é que você enfrente chuvas inesperadas. No entanto, é sempre válido turistar pela região! Sem dúvida, um passeio incrível!
Para mais informações, clique aqui e confira o site da Prefeitura Municipal de Mambaí.