Para quem já está sonhando com o momento em que será possível fazer uma viagem, não há dúvidas de que o Brasil guarda destinos incríveis e que todo mundo deveria conhecer. São inúmeras praias de beleza raríssima, cachoeiras e verdadeiros paraísos naturais espalhados por todos os cantos do país. O estado de Goiás, embora não tenha praias e esteja longe de ser um dos principais destinos turísticos brasileiros, guarda consigo cidades impressionantes e que todo mundo deveria visitar pelo menos uma vez na vida. Infelizmente, algumas ainda são desconhecidas até mesmo pelos próprios goianos, a exemplo do município de Lagoa Santa, que é praticamente um paraíso na terra, mas ainda é pouco frequentada.
O município é bem pequeno e para se ter ideia, conta com pouco mais de 1400 habitantes, de acordo com dados colhidos no ano de 2014. Embora pouco conhecida, ainda assim a principal atividade do lugar fica por conta do turismo, sendo seu principal atrativo uma lagoa natural de águas termais, com temperatura que varia entre 29º a 33ºC. É uma delícia!
Um pouco mais sobre Lagoa Santa, em Goiás
Desmembrada de Itajá, a região foi elevada à categoria de município apenas em 1998. Sua fama se faz justamente pelas águas termais e medicinais, com fontes naturais sulfurosas, que encantam e relaxam qualquer pessoa que decide experimentar.
Lagoa Santa fica a 440 km de Goiânia e a 680 km de Brasília, representando um destino ainda desconhecido por muitos, mas que vale muito a pena a visita. O acesso se faz por meio do Roteiro das Águas Quentes de Goiás, que inclui outras 40 cidades goianas. Para chegar até lá, o visitante precisa fazer acesso pela cidade de Rio Verde, por meio da BR-164, BR-152, GO-206 e GO-302.
Para quem estiver em busca do maior ponto turístico do lugar, a melhor opção é conhecer a Thermas Lagoa Santa, um paraíso ecológico de beleza rara, composto por mata, rio e nascentes termais, que resultam em uma lagos de águas cristalinas, termais e medicinais. Para quem pretende recarregar as energias, nada melhor que as fontes sulfurosas encontradas por ali, que são uma delícia.
E não pense que o nome “Lagoa Santa” foi dado ao acaso. Quando falamos de águas medicinais, é justamente porque existem diversos relatos de pessoas que afirmam terem sido curadas de alguma enfermidade após banhos diários nas águas da lagoa. Acredite ou não, de fato o lugar desperta aquela sensação de paz e tranquilidade, como se nada mais no mundo fosse capaz de tirar do sério, com uma experiência revitalizante.
Além de bons banhos e mergulhos na lagoa, os visitantes ainda podem fazer trilhas, participar de atividades de pesca e passear de barco, que por sinal, é uma boa opção para quem gosta de observar os animais, já que durante o passeio é possível ver diversas espécies silvestres pelo caminho.
Atrativos do município
Que Lagoa Santa é um município cheio de belezas e enigmas, já sabemos. Mas antes de ir, é importante mencionar que o lugar não oferece transporte público e é preciso ir preparado para andar bastante, já que os percursos são feitos a pé. E para quem adora levar lembrancinhas do lugar que visita, há lojinhas espalhadas por todos os cantos que podem te ajudar!
Confira abaixo alguns lugares que você também pode visitar ou aproveitar para se hospedar:
Balneário e Pousada Kingin: para quem pretende aliar a hospedagem com diversão e boas experiências, esta é uma boa opção. O Balneário e Pousada Kingin oferecem acomodações para todos os gostos, seja para sua família ou grupo de amigos, com estrutura de qualidade e bons serviços. No lugar ainda é possível contar com piscinas adulto e infantil, toboáguas, lanchonete, churrasqueira e muito mais.
Rio Aporé: o Rio Aporé faz divisa entre Goiás e Mato Grosso do Sul, passando por Lagoa Santa. Caudaloso, é perfeito para quem adora praticar esportes aquáticos, sendo de uma beleza encantadora.
Camping Rei Inca: o lugar é uma boa opção para quem não pretende se hospedar em um quarto de hotel. Por ali é possível contar com um bosque onde dá para acampar, desfrutando de energia elétrica e água.
Turismo rural: para tornar o passeio ainda mais relaxante, nada melhor que fugir do centro de Lagoa Santa e explorar as regiões rurais, com um contato mais puro com a natureza.
Para mais informações, clique aqui e acesso o site da Prefeitura de Lagoa Santa.