Moradores de condomínios de Goiânia, que são doadores de sangue, podem agendar a coleta em casa, para não precisar sair durante a quarentena e ir até uma unidade. A campanha, idealizada pelo Hemocentro, teve início nesta segunda-feira (27/4), com ação em um condomínio no Setor Goiânia II.
A decisão de levar a coleta até o doador que está em casa é inspirada em uma ação semelhante feita pelo Hemorio, no Rio de Janeiro. “Nós temos buscado, de todas as formas possíveis e seguras, elevar os estoques do Hemocentro e, felizmente, temos tido uma resposta positiva dos moradores de grandes condomínios que abraçaram essa ideia”, explica a diretora-geral da Hemorrede Pública de Goiás, Denyse Goulart.
Como doar sangue em casa, em Goiânia
De acordo com informações do Hemocentro, para quem quiser agendar uma ação em seu condomínio ou empresa, é necessário ter a confirmação de 60 pessoas interessadas e fazer uma solicitação pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (62) 3201-4101.
Além disso, para evitar aglomerações, a Hemorrede Pública de Goiás lançou o agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br e pelo telefone 0800 642 0457 para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer uma doação de sangue no Hemocentro Coordenador, no Setor Coimbra.
Quem pode doar sangue
Para ser doador de sangue, o interessado deve atender os seguintes requisitos: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. E quem se vacinou contra gripe deve aguardar 48 horas para doar.