Se está pensando em fazer uma visita ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, um destino imperdível é o Jardim de Maytrea, principalmente se você é do tipo que não dispensa lugares místicos e um bom contato com a natureza. A Chapada em si é um dos principais destinos turísticos em Goiás, atraindo amantes da natureza e aventureiros de todas as regiões.
Há diversos lugares paradisíacos para conhecer, entre cachoeiras, corredeiras, mirantes, grutas, trilhas e muito mais, perfeitos para quem está em busca apenas de sossego, ou para aqueles que pretendem praticar algum esporte radical, a exemplo do rapel, que é um dos queridinhos na Chapada.
É fato que lugares do tipo representam as maiores atrações encontradas no parque, no entanto, o Jardim de Maytrea foge um pouco desse padrão, sendo um lugar mais simples e de campo aberto, que são justamente as características que o tornam tão impressionantes e lhe garantem o “título” de lugar místico, considerado sagrado para muitos.
Um pouquinho mais sobre o Jardim de Maytrea
Considerado um dos mais belos cartões postais da Chapada dos Veadeiros, o Jardim de Maytrea está localizado à beira da GO-239, entre o município de Alto Paraíso e a Vila de São Jorge. O lugar é composto por imponentes morros, a exemplo do Morro do Buracão e do Morro da Baleia, que ganha tal nome por realmente lembrar uma baleia visto de longe.
A primeira visão de quem passa por ali é a de um imenso campo aberto, com flores espalhadas por todas as partes. Cumprindo muito bem o seu papel, o Jardim de Maytrea também resguarda vegetações típicas de nosso Cerrado, o que garante um visual ainda mais belo para o lugar, que conta com todos os galhos retorcidos de árvores nativas, veredas e buritis centenários.
Segundo a história da região, por volta de 1980 houve um festival de rock por ali, bem ao estilo WoodStock, na época em que o número de habitantes de Alto Paraíso não ultrapassava os 600. Após o fim da festa, o público que era formado basicamente por hippies, ficou extremamente encantado com a magia do local e não queria ir embora.
Para se ter ideia, sensitivos de todas as partes do mundo já disseram ver uma espécie de “Templo no Plano Etéreo”, ao observarem imagens do Jardim de Maytrea. Acredite ou não, fato é que o lugar é realmente capaz de inspirar sensações de paz e tranquilidade, sendo um destino para muitos que pretendem fazer orações e até mesmo meditar, aproveitando todo o silêncio e calmaria que a natureza da região oferecem.
Embora seja um destino imperdível, vale lembrar que incêndios na Chapada dos Veadeiros acabaram prejudicando também o jardim, fazendo com que seus campos fossem bastante afetados. Ainda hoje a área se encontra em um processo de recuperação, com solo e flora em estado de fragilidade.
Justamente por isso, é possível encontrar cercas que delimitam certas áreas e é importante que os turistas respeitem, visando a recuperação mais rápida das áreas afetadas. Respeite sempre os limites! É possível observar de longe e ainda ter uma experiência inesquecível!
Saiba como chegar
Situado às margens da GO-239, é possível identificar o Jardim de Maytrea pela placa ao longo da rodovia, mas fique atento pois ela é bem discreta e pode acabar passando despercebida. Para ficar um pouco mais fácil, basta ter em mente que o lugar fica a 20 km para quem está saindo de Alto Paraíso e a 16 km para quem está saindo de São Jorge.
Será possível avistar o Morro do Baleia e, mesmo que você não conheça, saberá reconhecer quando ver, justamente por seu formato. A partir daí já pode começar a ir mais devagar, já que o destino estará bem próximo. Você pode estacionar no acostamento, onde há um recuo na mata, em seguida, pegar a pé a pequena trilha de acesso ao local. Lembre-se sempre de respeitar o limite das cercas!