O uso de máscaras no Estado de Goiás pode se tornar obrigatório a partir da próxima segunda-feira (20/4), segundo o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM). A medida, que provavelmente estará incluída em novo decreto estadual que busca combater a pandemia de coronavírus, vem acompanhada de maior flexibilização de algumas atividades da área econômica.
As informações foram divulgadas na última segunda-feira (13/4), pelo governador, em live divulgada nas redes sociais e veículos da Agência Brasil Central (ABC).
Dia 20 de abril, haverá uma nova recomendação sobre quais segmentos da sociedade poderão retomar as atividades. Consequentemente, o uso de máscaras tornar-se essencial para a saúde pública.
“Terão que cumprir exigências para que seja dado tanto ao trabalhador quanto ao cliente a garantia mínima para não se contaminar, e uma delas é o uso da máscara. Colocar a máscara tem que ser um hábito neste momento que estamos passando”, afirmou Ronaldo Caiado.
Uso de máscara obrigatória em combate ao coronavírus já é realidade em outros estados
O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou em coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (14/4) que o uso de máscara passará a ser obrigatório na cidade a partir de sexta-feira (17/4).
Segundo Kalil, a medida estará incluída em novo decreto municipal que será publicado na sexta. Todas os moradores da capital que saírem de casa terão que usar máscara, sem exceções.
Primeiramente, o acessório será disponibilizado para a população pela Prefeitura. Foi gasto mais de 1 milhão de reais na compra das máscaras.
Além disso, a prefeitura optará por manter todas as medidas de isolamento social, como o fechamento de comércios e também locais públicos.
Por fim, o prefeito também afirmou que BH optou pela ciência, pela tecnologia e pela matemática, e que não cederá a pressão a pressão de nenhuma instituição, federação ou confederação. Além disso, ele afirmou: “eu prefiro 10 mil desempregados do que 50 mil mortos”.