Tempo em Goiás: estado está sob alerta de chuvas intensas, diz Inmet
Cinco regiões de Goiás estão sob alerta de chuvas intensas, de acordo com alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitido nesta quarta-feira (8/4). Várias cidades goianas já registram fortes chuvas desde o início da semana, entre elas Goiânia e Anápolis, onde moradores chegaram a ficar ilhados.
O alerta prevê chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos de 40 a 60 km/h. As regiões afetadas com as chuvas intensas são: Central, Leste, Sul, Norte e Noroeste. O Distrito Federal também está sob alerta de temporais.
Até esta quinta-feira (9/4), a previsão do tempo em Goiás aponta dias nublados a encobertos, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Já na sexta-feira (10/4), o dia será nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas, exceto na região sul, que ficará parcialmente nublada, com chuva isolada.
Tempo em Goiás: dicas para dias de chuvas intensas
Durante o período, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos. O órgão também alerta: em caso de chuvas intensas, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda
Diante das previsões de temporais e ventos fortes, a Defesa Civil reforça as orientações para a população, em caso de alagamento: se estiver de carro, a recomendação é que opte por rotas alternativas que evitem pontos de alagamentos. Se estiver parado e o local começar a encher, o motorista e os passageiros devem deixar o veículo e seguir para local seguro.
No caso dos motociclistas, a recomendação é não tentar atravessar vias alagadas, pois podem esconder buracos que podem ocasionar a quedas e outros acidentes. O cidadão pode acionar os serviços da Defesa Civil pelos telefones: 3524-4080, 153 ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros, caso a ocorrência seja em Goiânia.