No inicio de abril, o Procon-GO divulgou o ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de atendimentos registrados junto ao órgão durante o mês de março de 2020. A empresa telefônica Oi ficou em primeiro lugar na lista com 287 reclamações. Em seguida está a Claro (191), Vivo (166) e Tim (150). Na quinta colocação da lista de atendimentos, figura a Caixa Econômica Federal (93).
Quando o assunto é processos administrativos instaurados, o Banco Itaucard lidera o ranking com 28 registros. Em segundo lugar vem a Azul Linhas Aéreas, com 19. As empresas Caixa Econômica Federal e TAM Linhas Aéreas dividem o terceiro lugar, com 14 processos instaurados cada e dão sequência aos fornecedores com mais processos instaurados no mês de março.
O objetivo da divulgação é dar conhecimento ao consumidor goiano sobre as empresas mais demandadas junto ao setor de atendimento.
Como funciona o ranking do Procon-GO
Primeiramente, a lista é composta por duas tabelas. A primeira é denominada “Ranking Atendimentos”. Ela é composta por todos os atendimentos prestados, sejam eles atendimentos preliminares, simples-consultas, cartas de informações preliminares (CIP’s), solicitações de cálculos, fiscalizações, pré-atendimentos de problemas que não são atribuições do Procon (Extra Procon), e também os termos de reclamação administrativa, ou seja, os atendimentos que se transformaram em processo e já tramitam dentro do órgão.
A segunda é o “Ranking de Processos Instaurados”, é composta somente pelos processos administrativos instaurados, ou seja, pelas empresas que esgotaram todas as tratativas pré-processuais.
Ranking de fevereiro
Em fevereiro, as instituições financeiras lideram o ranking de atendimento e reclamaçōes do Procon Goiás no mês de janeiro de 2020. No ranking das 50 empresas que tiveram o maior número de reclamações registradas junto ao órgão durante o mês de janeiro, o estilo de empreendimento foram os que mais deixaram a desejar na opinião do consumidor.
Inicialmente, quando trata-se de reclamações e processos administrativos instaurados, os bancos lideram a lista. Em primeiro lugar está a Caixa Econômica federal, que possui 16 registros. Em segundo lugar, o Banco do Brasil e o Mercado Pago dividem a posição com 14 registros cada. Em terceiro lugar, o banco Itaucard, a Enel Goiás e o Novo Mundo dividem a posição, com 13 processos instaurados cada.
Por fim, quando o assunto é serviço prestado, a Oi lidera com o número de clientes insatisfeitos, contabilizando 394. Em segundo lugar vem a Claro, com 346, em terceiro a Vivo, com 305, e em seguida a Tim, com 257. Em quinto lugar aparece a Caixa Econômica Federal, com 208.