Sabe quando bate aquela vontade de fugir um pouquinho da rotina? Como solução, muita gente acaba planejando viagens para bem longe, pensando em conhecer as belezas de nosso país ou do exterior, visando dar aquela relaxada que o corpo e a mente tanto precisam. No entanto, vale lembrar que aqui mesmo em Goiás é possível encontrar destinos paradisíacos, perfeitos para quem não tem tempo e nem orçamento para ir muito longe. Um bom exemplo é o município de Cavalcante, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros.
A cerca de 500 km de Goiânia e 320 km de Brasília, a cidade é linda e repleta de riquezas naturais. Por ali é possível encontrar diversas cachoeiras e cenários capazes de tirar o fôlego. Apesar disso, ainda é pouco mencionada em roteiros de viagem e turismo por Goiás, sendo mais utilizada por quem está em busca de hospedagem nas redondezas da Chapada.
E por falar nisso, Cavalcante abriga a maior área do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Para se ter ideia, a estimativa é que 60% do território do parque esteja na cidade, o que também é um motivo para atrair os turistas que vão até lá, sempre em busca de boas aventuras ou de momentos de descanso.
Um pouquinho da história de Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros
A verdade é que o município de Cavalcante já tem muita história para contar. Surgiu mais ou menos na mesma época em que o estado de Goiás tomava forma, descoberto quando Bartolomeu Bueno Silva, também conhecido como Anhanguera, explorava a região em busca de minas de ouro e de indígenas, já com a intenção de formar a capitania de Goyas.
Ele se deslocou em direção a região da Meia Ponte (Pirenópolis) e de Vila Boa (Cidade de Goiás), mas acabou retornando para São Paulo pouco depois. Após algum tempo, seu filho, Bartolomeu Bueno Silva Filho, conhecido como o segundo Anhanguera, retornou ao mesmo caminho percorrido pelo pai em busca de novas minas, mas decidiu ir um pouco além, subindo no sentido da Chapada dos Veadeiros.
Chegando lá acabou encontrando justamente o que queria: uma enorme quantidade de minas de ouro. Essa foi a deixa para finalmente formar a capitania de Goyas, dando início a diversas incursões de pessoas que vinham de todos os lugares em busca das minas.
A região passou a receber inúmeros garimpeiros que vinham em busca do metal precioso, ajudando a Coroa Portuguesa a “interiorizar” o Brasil. A primeira incursão registrada em Cavalcante foi no ano de 1736, pelo garimpeiro Julião Cavalcante e seus companheiros, que descobriram uma mina bem profunda às margens do córrego Lava Pés, na Serra da Cavalhada.
O fato acabou atraindo ainda mais pessoas, entre garimpeiros e aventureiros das mais diversas regiões, dando início ao povoado que recebeu o mesmo nome de seu colonizador. De lá para cá foram diversas mudanças e a cidade passou por um crescimento exponencial, mesmo ainda fazendo parte do interior do estado de Goiás.
A cidade de Cavalcante
O município de Cavalcante abriga uma parte da comunidade Kalunga nas regiões do Sítio Histórico e Patrimônio Cultural Kalunga, no Vão do Moleque e principalmente no Povoado do Engenho. A cidade não é muito grande e deve ser casa para pouco mais de 10 mil habitantes.
Para quem está pensando em fazer uma visita, são diversas possibilidades de hospedagem, com destaque para as charmosas pousadas encontradas por ali. Entre as principais atrações de Cavalcante é possível citar suas cachoeiras, que garantem experiências inesquecíveis para quem encara o passeio.
Os destaques ficam por conta das cachoeiras de Santa Bárbara, do Rio Prata e da Capivara, sem falar das diversas cachoeiras que ficam na Fazenda Veredas e na Ponte de Pedra. E, assim como mencionado anteriormente, a cidade ainda abriga a maior parte da Chapada dos Veadeiros em Goiás, embora não tenha ainda um acesso em seu território. Conheça abaixo alguns detalhes de destinos imperdíveis!
Cachoeira Santa Bárbara
Para quem está fazendo uma visita a Cavalcante, é impossível deixar de fazer uma visita até a Cachoeira Santa Bárbara. Uma das mais populares da cidade, tem acesso através de uma estrada de terra e fica um pouco distante do centro do município, mas vale a pena.
A estrada é um pouco difícil, cheia de obstáculos pelo caminho, o que faz com que o trajeto dure mais que o normal. Chegando até a região da cachoeira é preciso contratar um guia, que fica responsável por acompanhar até a cachoeira. A trilha é leve, mas como sempre, é preciso ter cuidado e atenção para não tropeçar em algo.
Chegando ao destino, é possível encontrar uma cachoeira belíssima, com um poço azul cristalino que é praticamente um convite para um banho. O cenário é composto por vegetações que também garantem o ar da graça, formando um cenário paradisíaco.
Cachoeira da Capivara
Para quem está sempre em busca de uma boa aventura e não dispensa uma trilha pesada, a Cachoeira da Capivara é mais uma excelente atração em Cavalcante. O acesso é bem próximo da Cachoeira Santa Bárbara, passando também pela estrada de terra complicada.
A trilha até lá é complicada, principalmente para quem não tem o costume. É uma descida cheia de pedras e é preciso ter bastante cuidado. O auxílio de um guia é indispensável, sendo preciso contratar no momento antes de entrar.
Apesar de todo o sacrifício, a descoberta final realmente vale a pena. Sem dúvida, um dos destinos mais bonitos em Cavalcante e em todo o estado de Goiás, com duas quedas d’água no mesmo lugar e um poço super propício para um banho revigorante. Vale lembrar que na parte de cima é possível contar com uma piscina natural e a queda é um pouco mais a frente. Vale muito a pena!
Para mais informações, clique aqui e confira o site da Prefeitura de Cavalcante.