O vereador de Firminópolis que havia sido preso em flagrante pela Polícia Civil durante a apontada prática do crime de “rachadinha” (concussão), em março deste ano, está sendo alvo de uma denúncia oferecida pelo Ministério Público de Goiás (MP-GO). Na denúncia, o promotor alega que o parlamentar solicitava vantagens indevidas a funcionários comissionados sob ameaça de exoneração.
O MP-GO, através do promotor de Justiça Ricardo Lemos Guerra, ofereceu denúncia contra o vereador de Firminópolis Rafael Barbosa de Sousa, do PRP, pelo crime de concussão (Artigo 316, do Código Penal). A denúncia se baseia na suposta prática de recebimento indevido de parte dos salários pagos a servidores nomeados em comissão, prática conhecida como “rachadinha”.
Na denúncia, o promotor relata que, desde o ano passado, Rafael vinha solicitando vantagens indevidas a dois funcionários comissionados por ele indicados, para que repassem parte de seus salários, sob ameaça de exoneração. Foi constatado pelo MP-GO que Rafael estava exigindo e recebendo a vantagem indevida de R$ 1,4 mil do superintendente de Indústria e Comércio, Macoolin Kalkyn Rodrigues Maciel, cujo salário mensal é de R$ 2,5 mil.
Maxwell Alves Ferreira, que ocupava anteriormente o cargo de superintende de Indústria e Comércio, afirmou que também repassou, durante o período que esteve na função, parte do salário ao vereador. Maxwell foi exonerado do cargo quando se opôs a repassar parte do valor exigido.
Vereador de Firminópolis havia sido preso em flagrante durante prática de rachadinha
No dia 5 de março deste ano, Rafael foi preso em flagrante ao ser surpreendido pela Polícia Civil na praça central de Firminópolis no exato momento em que recebia parte do salário do superintendente do município.
Rafael Barbosa foi preso por volta de meio-dia e meia no exato momento em que recebia do superintendente municipal, indicado ao cargo pelo parlamentar, a quantia combinada na prática ilegal.
Atualmente, Rafael está mantido em prisão domiciliar, com monitoramento eletrônico por meio de tornozeleira.