Uma idosa de 75 anos morreu com suspeita de covid-19, nesta quinta-feira (2/4), em Anápolis, a 59 quilômetros de Goiânia. Ela veio de São Paulo e estava na cidade a passeio. Segundo o comunicado da Prefeitura, no dia 25, após passar por outras unidades de saúde, ela foi transferida para o Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA), com quadro de síndrome respiratória aguda grave. O caso dela já era acompanhado como suspeita de coronavírus.
A mulher chegou a Anápolis no dia 18 de março. No dia 21, ela começou a apresentar os primeiros sintomas relacionados ao novo coronavírus; a idosa procurou atendimento na Unidade de Referência em Coronavírus (URC) do Parque Iracema em 24 de março, iniciando protocolo de atendimento.
Idosa de São Paulo que morreu com suspeita de covid-19, em Anápolis, apresentava síndrome respiratória grave
Ela deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e no dia 25 de março já foi transferida para o Hospital de Urgências de Anápolis (HUANA), com quadro de síndrome respiratória aguda grave, seguindo todo o protocolo recomendado pelo Ministério da Saúde.
A paciente teve piora no quadro e morreu nesta quinta-feira (2/4), nove dias após a internação. O sepultamento ocorreu na tarde de quinta, sem a presença de familiares, como recomenda as autoridades em caso de morte por coronavírus.
Em comunicado, a Prefeitura de Anápolis informou que é aguardado o resultado do exame analisado pelo Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN) de Goiás, para confirmar se ela estava com a covid-19. Ainda de acordo com a nota, os contatos diretos da idosa permanecem em isolamento domiciliar e não apresentam sintomas.
Anápolis tem cinco casos confirmados de covid-19
Até as 17 horas desta quinta-feira (2), Anápolis registrava cinco casos confirmados da covid-19, sendo que dois já finalizaram o período de isolamento domiciliar; 84 casos suspeitos; e 85 casos descartados por exame laboratorial. Dos casos suspeitos, 73 estão em isolamento domiciliar com seus contatos diretos e 11 estão internados em unidades de saúde públicas e privadas com síndrome respiratória aguda grave, seguindo critérios definidos pelo Ministério da Saúde.
O quinto caso confirmado na cidade, por critério laboratorial, trata-se de um paciente de 62 anos que está internado. “Como neste caso não houve vínculo epidemiológico com outra área de transmissão ou contato com caso suspeito ou confirmado para COVID-19, o município de Anápolis oficializa a transmissão comunitária”, diz nota oficial.
Com esse novo caso confirmado em Anápolis, Goiás passa a ter 74 casos confirmados de coronavírus.