A culinária brasileira é uma das mais saborosas do mundo, rica em temperos e sabores marcantes. O mais bacana é que, mesmo dentro do Brasil, ainda podemos ver enorme variedade, sendo que cada região possui características próprias, surpreendendo em suas combinações. No entanto, precisamos confessar que algumas comidas brasileiras são um tanto exóticas, levando ingredientes que nem todo mundo é capaz de encarar.
Pensando nisso, nós aqui do Portal Dia preparamos uma listinha com algumas delas para você conhecer. São pratos que despertam amor e ódio, sendo quase impossível ficar no meio termo, já que apresentam sabores bem marcantes.
Vale lembrar que a intenção é apenas mostrar alguns pratos que podem ser estranhos para quem não tem o costume de consumi-los. Pode até ser que você já tenha experimentado alguns deles, ou que conheça só de nome. Dá uma olhada!
Comidas brasileiras exóticas que você precisa conhecer:
1 – Moela
A moela de frango é um prato bastante apreciado em todos os cantos do Brasil, mas convenhamos, é uma das comidas brasileiras mais exóticas que podemos encontrar por aí.
Basta parar e pensar um pouquinho na origem da coisa. A moela faz parte do sistema digestivo do frango, realizando a digestão mecânica dos alimentos consumidos por ele. É sem dúvida um prato gostoso, mas um pouquinho estranho!
2 – Chouriço
O Chouriço, também conhecido em alguns lugares como chouriça, é mais uma entre as comidas brasileiras exóticas que podem ser encontradas pelo país. Embora seja saboroso, pode ser que você não saiba exatamente do que se trata.
Essa espécie de linguiça é preenchida com carne, gordura e algumas vezes, até com o sangue do porco. Tudo isso acompanhado de alguns temperos para deixar o sabor mais agradável.
Após passar pelo processo de tempero, a carne e a gordura são introduzidas em tripas finas e atadas em intervalos de 30 a 40 cm, bem como manda qualquer linguiça.
3 – Buchada de bode
E quando falamos sobre comidas brasileiras exóticas, a buchada não fica de fora. Este é um dos pratos mais nordestinos que existem e, assim como sugere o nome, é feito do bucho, das entranhas do bode.
São usados os rins, fígado e vísceras, onde tudo é lavado, fervido e cortado em pequenos pedaços. Em seguida, tudo isso é bem temperado e cozido em bolsinhas, feitas com o próprio estômago do animal. É um prato com sabor forte e que não tem meio termo. Ou você ama ou odeia.
4 – Mocotó
O mocotó é um dos queridinhos dos brasileiros, mas também é um daqueles pratos que comemos sem ao menos saber do que se trata. Também chamado de mão-de-vaca, é um prato baseado em patas de bovinos sem casco ou extremidades.
Pode parecer estranho, mas é o tipo de comida rica em nutrientes e, por ser de baixo custo, é bastante consumida no Brasil.
5 – Caldo de Turu
O caldo de turu, ou sopa de turu, é mais uma daquelas comidas brasileiras exóticas que você ama ou odeia. Para se ter ideia, o ingrediente principal é um molusco encontrado em troncos de árvores podres nos mangues.
Inicialmente, o turu precisa descansar em uma tigela por aproximadamente uma hora, até soltar um líquido leitoso e de cor roxo claro, que é essencial na hora do cozimento. Mesmo levando alho, cebola, pimentões, limão e outros temperos, o aspecto final do prato não é tão atraente assim…
6 – Panelada
A panelada é mais um prato bastante consumido na região nordeste do país, entrando para nossa lista de comidas exóticas brasileiras. Podemos dizer que faz parte da “família” da buchada, preparada com o bucho e as tripas do boi, podendo também levar as patas e linguiça de boi.
A diferença está, principalmente, em seu modo de preparo, já que não precisa ser cozido na bolsa. O tempero costuma ser forte, levando alho, sal, cheiro verde, pimenta, tomates e outros ingredientes a gosto. Embora seja encontrado em diversas regiões do Nordeste, o prato é quase um símbolo do Maranhão, consumido principalmente em Imperatriz.
- Gastronomia: Melhores restaurantes de comida japonesa em Formosa
7 – Fígado
Bem, entre as comidas brasileiras exóticas, até que o fígado é bem tranquilo. É comum encontrar por todo o país o bife de fígado sendo consumido no almoço ou jantar, representando uma opção nutritiva. Mas seu sabor diferente também é capaz de dividir opiniões.
8 – Sarapatel
Já estamos no oitavo item de nossa lista, então é provável que você não se surpreenda mais. Em todo caso, o sarapatel é aquele tipo de “cozidão” que não é qualquer um que encara.
O prato leva diversas iguarias preparadas com as vísceras do porco, do cabrito ou do borrego, que nada mais é que um cordeiro que ainda não está na fase de procriar.
O mais estranho é que durante o preparo, é usado o sangue coagulado do animal, geralmente cortado em alguns pedaços. É um prato com alto teor de gordura, já que conta com a presença de toucinho, tripa e outras partes mais gordurosas do animal.
9 – Canjica
Também conhecida como mungunzá, temos aqui mais um prato leve quando comparado a outros mencionados anteriormente.
A canjica é um doce bastante consumido principalmente na época de festa junina, feita com canjica branca, leite condensado, coco ralado, entre outros ingredientes.
É uma de nossas comidas brasileiras exóticas, principalmente por sua textura e aparência, que nem sempre é agradável aos olhos. Não é todo mundo que gosta, mas no geral, tem um sabor bem agradável e docinho.
10 – Rabada de Boi
A rabada também não é todo mal e é bem apreciada por todo o país. Embora tenha um sabor agradável também é feita com uma parte estranha, já que se trata de um guisado do rabo do boi com algumas verduras e ervas. Mas faz parte das comidas brasileiras exóticas que todo mundo ama.
11 – Dobradinha
A dobradinha também faz parte da “família” da buchada e da panelada, feita especialmente com o bucho de animais, principalmente do boi, que é cozido em pequenos pedaços e com boa variedade de condimentos e acompanhamentos.
O que diferencia o prato é que ele é feito em meio ao feijão branco, podendo levar ainda bacon, linguiça defumada e outros ingredientes a gosto. Sem dúvida, uma das comidas brasileiras mais exóticas que se pode encontrar.