O estado de Goiás é bastante conhecido por suas cidades turísticas no interior, que geralmente oferecem como maiores atrativos suas belíssimas cachoeiras e paisagens que preservam nosso cerrado. Assim, é comum que cidades como Pirenópolis, Formosa ou Caldas Novas estejam sempre cercadas de turistas, que viajam alguns quilômetros em busca de calmaria e contato com a natureza. No entanto, existem alguns lugares bem mais próximos que acabam passando despercebidos por nós e, no fim das contas, podem ser tão belos e agradáveis quanto. Um bom exemplo é o Parque Serra das Areias, que fica em Aparecida de Goiânia. Isso mesmo, em Aparecida!
Localizado na região sul do município, corresponde a incríveis 17% do território da cidade e é a principal reserva ambiental encontrada por ali. Para se ter ideia, conta com uma área de aproximadamente 2.890 hectares. Foi em 1999 que o parque foi criado, reconhecendo a necessidade de preservar a grande fauna e flora abrigadas pela região. Atualmente, uma parte de sua extensão é aberta para visitação, sendo possível encontrar cachoeiras de águas cristalinas, córregos e paisagens exuberantes.
Conhecendo o Parque Serra das Areias
Antes de ser criado o Parque Serra das Areias, a região acabou sofrendo com a devastação de parte da sua mata nativa e de mananciais. Mesmo hoje, após a criação da reserva, vale considerar que a preservação do local passa por negligências, já que diversos loteamentos estão surgindo ao redor e há descarte de resíduos no pé da serra, o que não deveria acontecer.
Existem diversos problemas que merecem mais atenção do poder municipal, a fim de preservar as inúmeras belezas que a região resguarda. Uma medida para tentar inibir ações que ameaçam a natureza da serra, foi a instalação de câmeras em pontos estratégicos, que ajudam modestamente no controle do lugar. Apesar de tudo isso, ainda é possível encontrar quedas d’água incríveis, animais e nascentes no lugar.
Um dos principais atrativos da Serra das Areias fica por conta de seus mananciais, que também são muito importantes para a população de Aparecida de Goiânia, já que 90% deles são afluentes do Ribeirão das Lajes, que é o grande responsável pelo abastecimento do município.
Atualmente os passeios pela região são organizados pela Associação Serra das Areias (ASA), com caminhadas ecológicas que visam chamar atenção dos visitantes para a preservação do lugar. Para participar da trilha não é preciso pagar nada, no entanto, esteja atento a alguns detalhes.
O trajeto é de nível leve a moderado e conta com 6,5 km, com cerca de 3h30 de duração. Assim, use sempre roupas leves, tênis ou botas adequadas e leve bastante água para se hidratar durante o caminho. Também é interessante levar alguns lanchinhos leves.
Para quem está em busca de um verdadeiro paraíso natural, o passeio vale super a pena! Mas conte sempre com a autorização da ASA para entrar na área. Sem dúvida, o Parque Serra das Areias é um lugar que merece toda a atenção do poder público de Aparecida de Goiânia e também maior reconhecimento entre os moradores locais.