Em meio a tanta correria que a rotina na cidade proporciona, é sempre preciso tirar um tempinho para descansar a mente e o corpo. Para isso, muitos brasileiros costumam ir até a praia e relaxar vendo as ondas do mar. Como estamos bem no centro do país, obviamente não dá para encontrar praias no estado de Goiás, no entanto, a natureza da região pode ser uma boa alternativa. Temos inúmeras cidades turísticas que atraem visitantes por conta de suas belíssimas cachoeiras. A Cachoeira do Bisnau, em Formosa, é um bom exemplo disso.
Ela é a prova de que não é preciso fazer viagens muito longas para contemplar verdadeiros paraísos naturais. Também conhecida como “Cachoeira da Capetinga”, se encontra no Sítio Arqueológico do Bisnau, na Rodovia BR-020, a cerca de 15 km do Distrito Federal. É um passeio que vale muito a pena e que, certamente, rende experiências inesquecíveis.
Um pouquinho mais sobre a Cachoeira do Bisnau
A Cachoeira do Bisnau é um lugar destinado para quem curte uma boa aventura, mas também para aqueles que pretendem se reconectar com a natureza. Encontrada em meio ao denso cerrado, se fecha sobre um vale que forma suas quedas d’água.
O Sítio Arqueológico em que a cachoeira se encontra está dentro de uma fazenda particular e é uma área protegida. Para se ter ideia, toda a região conta com aproximadamente 40 alqueires, que corresponde a 3 mil hectares. Além da Cachoeira do Bisnau, o lugar ainda guarda os Poços Verdes e preserva fauna e flora nativas do cerrado, tudo muito bem cuidado.
O lugar é um verdadeiro convite para quem ama estar em contato com a natureza. Há um belíssimo conjunto formado por cachoeiras, cavernas, quedas d’água e outras atrações naturais que são de cair o queixo. Apenas para se ter ideia, é possível encontrar um paredão com 2.600 m², onde há diversas inscrições rupestres que até hoje não foram completamente decifradas. É um atrativo diferente para observar.
No entanto, para quem está realmente interessado em conhecer a Cachoeira do Bisnau, vale considerar que a trilha até lá é um pouquinho complicada. A parte inicial é tranquila, onde os turistas passam por paisagens incríveis e podem parar para contemplar a vista. No entanto, do meio para o final existem alguns obstáculos.
Há uma parte em que a subida é bem íngreme, fazendo com que nem todo mundo anime chegar até o fim. Para ajudar, os proprietários da fazenda instalaram algumas cordas, onde a pessoa pode se apoiar para subir. É preciso um pouco de força nas pernas e braços, mas o esforço vale a pena.
Ao chegar na Cachoeira do Bisnau é possível ver um cenário deslumbrante, que mais parece coisa de filme. Com uma formação bem peculiar, é diferente de outras cachoeiras encontradas na região. Por ali é possível encontrar curvas que formam várias quedas e, consequentemente, várias piscinas naturais.
Sua altura total é de 100 metros, localizada ainda em um desnível de 130 metros, com 6 pequenas quedas d’água ao longo do percurso, e a grande cachoeira. Entre os poços para banho, é possível contar com dois, um bem no começo e outra no final da cachoeira.
Para aqueles que decidirem conhecer o poço ao final, é preciso fazer a descida ao lado da cachoeira, que conta com uma trilha de nível um pouco difícil, mas que ainda é tranquila. No entanto, para aqueles que têm um espírito mais aventureiro, ainda há opção de rapel, que deixa a descida muito mais emocionante. Lembre-se de sempre ter o apoio de um guia!
A trilha da Cachoeira do Bisnau é perfeita para quem pretende fugir de grandes multidões, já que o número de visitantes não costuma ser muito alto, nem mesmo nos fins de semana. Dá sempre para curtir uma hidromassagem sob alguma das quedas, e ainda aproveitar para tirar um bom cochilo ao ar livre. Depois de tudo isso, nada melhor que curtir um bom rapel. Vale muito a pena conhecer e os preços para ter acesso são super em conta! Clique aqui para saber mais.