Não é preciso ir muito longe para conhecer as maravilhas naturais do Brasil. Muita gente decide se aventurar pelos principais pontos turísticos do país, sem ao menos conhecer o que Goiás guarda em suas entranhas. São diversas cidades turísticas maravilhosas que, constantemente, acabam passando despercebidas pelos próprios goianos. Um bom exemplo é o município de Caiapônia, que está a 318 km de Goiânia e a 549 km de Brasília.
Se você nunca teve a oportunidade de fazer uma visita, é bem provável que já tenha ouvido falar. Embora pacata, a cidade reserva inúmeras atrações e belezas naturais para seus visitantes, em especial para aqueles que adoram ecoturismo e boas aventuras.
Caiapônia é uma cidade centenária que, inclusive, chegou a ser linha de rota da Fundação Brasil Central. Apesar disso, infelizmente já não resta quase nada de seu patrimônio histórico e as antigas edificações do lugar foram destruídas. Apesar disso, ainda resta toda sua exuberância natural para conhecer.
Um pouquinho mais sobre o município de Caiapônia, em Goiás
Há muito tempo a região foi habitada pelos índios Caiapós, até que nos fins do século 18, acabou sendo devastada por mineiros que chegaram até ali, acompanhados de escravos e rebanhos. Nesse período deu-se início a formação de vários povoados, entre eles a Vila do Divino Espírito Santo das Torres do Rio Bonito, ou apenas Torres do Rio Bonito.
No ano de 1850 o povoado já se encontrava em processo de expansão, logo passando para a categoria de distrito. Após 5 anos, foi firmada uma resolução que estabelecia a região como parte de Rio Verde. Foi apenas em 1873 que aconteceu a emancipação de Caiapônia, que na época ainda tinha o nome de Torres do Rio Bonito, sendo que em 1874 recebeu a categoria de município.
O nome da região foi alterado para Caiapônia no ano de 1943, para lembrar os primeiros moradores que por ali habitavam. Hoje, a cidade é conhecida por suas inúmeras cachoeiras, como a de São Domingos, que é uma das mais bonitas e visitadas.
Além dela, também fazem sucesso a Cachoeira da Jalapa, Cachoeira da Samambaia, Cachoeira do Sereno e tantas outras. Como se não bastasse, ainda é possível encontrar serras e alguns morros maravilhosos, que garantem vistas incríveis para quem decide fazer uma visita. O destaque fica por conta do Morro do Gigante Adormecido, que é simplesmente um dos monumentos mais bonitos já esculpidos pela natureza.
Lugares como os citados acima são perfeitos para quem curte uma aventura. Dá para fazer trilhas, rapel, praticar montain bike e tantos outros esportes radicais em meio às serras e cachoeiras da cidade.
E para quem está em busca de maior tranquilidade no meio da cidade em Goiás, uma das principais atrações fica por conta do Lago dos Buritis, região onde acontecem as festas da cidade, a exemplo do carnaval (Zé Pereira), Festa de Maio (barraquinhas) e muito mais.
Conhecendo algumas cachoeiras da cidade de Caiapônia
As cachoeiras de Caiapônia, em Goiás, merecem um destaque à parte, já que são as principais atrações da cidade. Por ali é possível encontrar dezenas delas, uma mais bonita que a outra, sempre garantindo passeios incríveis e que rendem experiências inesquecíveis. Pensando nisso, preparamos uma listinha com 4 delas, que são justamente as que você não pode deixar de conhecer!
1 – Cachoeira Jalapa
Apesar de ser uma das cachoeiras mais visitadas de Caiapônia, em Goiás, ainda reserva muita tranquilidade e paz, sendo realmente difícil encontrar algum dia em que o lugar esteja cheio. Por ali é possível encontrar uma queda d’água que compõe um cenário formado por paredões e um poço de águas geladas, perfeito para o banho.
2 – Cachoeira da Samambaia
E por aqui é possível encontrar uma cachoeira com queda bem alta e um poço enorme para banho. Se encontra na mesma trilha que leva até a Cachoeira da Abóbora, mas vale lembrar que o percurso de carro é um pouquinho longo.
Por ali os visitantes também encontram bastante calmaria, em uma das cachoeiras mais bonitas de Caiapônia. As águas são claras e transparentes, proporcionando banhos revitalizantes. E para quem curte rapel, também dá para praticar no lugar.
3 – Cachoeira da Abóbora
Embora seu acesso seja um pouco complicado, já que falta sinalização, o lugar é simplesmente maravilhoso. Para se ter ideia, a queda d’água encontrada ali conta com 52 metros de altura, caindo em meio a vegetação do lugar, formando um cenário belíssimo.
Vale considerar que seu poço é bem profundo, então tenha muito cuidado ao tomar um banho na região. A prática de rapel também é permitida e, na verdade, é um dos meios mais fáceis de ter acesso ao lugar. Vale super a pena conhecer!
4 – Cachoeiras de Santa Helena
Também com acesso um pouco difícil e trajeto longo, as Cachoeiras de Santa Helena fecham nossa lista com chave de ouro. Para quem está em busca de um verdadeiro paraíso natural, o lugar é um dos melhores para conhecer em Caiapônia.
Por ali é possível encontrar um paredão com diversas quedas, formando um cenário quase surreal. O poço para banho é enorme, sendo possível contemplar a vista por todos os ângulos. Um passeio que vale a pena e certamente ficará marcado.
Para mais informações, clique aqui e acesse o site da prefeitura da cidade.