Goiânia já conquistou o título de cidade mais arborizada do Brasil, quando dados do IBGE levantados em 2010, mostraram que nossa terrinha continha o maior número de áreas verdes. Uma contribuição para isso vem em parte de nossos parques, que estão espalhados por toda a cidade e auxiliam até mesmo no processo de preservação de vegetação nativa, sem falar que também representam boas opções para a população local, que está sempre em busca de lugares para descansar e fugir um pouquinho da rotina. O Parque Cascavel, por exemplo, embora não seja uma unidade de conservação, atua em Goiânia justamente com a proposta de ser um recinto de lazer e prática de exercícios.
Durante algum tempo o parque sofreu com o descuido dos órgãos públicos. Moradores reclamavam da falta de segurança e até mesmo do estado do parque, que se encontrava com estrutura precária e bancos destruídos. Assim, recentemente foi preciso dar início a algumas reformas, pensando em revitalizar o parque e transformá-lo novamente em um ponto de lazer para a população local. Para se ter ideia, até o lago do local foi esvaziado para conter o assoreamento que tomava conta da região. Felizmente, tudo foi muito bem controlado.
Sobre o Parque Cascavel
Localizado na região sul de Goiânia e fazendo divisa com os bairros Vila Rosa, Parque Amazônia e Jardim Atlântico, o Parque Cascavel ocupa uma área com mais de 230.150 metros quadrados, formado por um um bosque e um lago bem grande e bonito, que normalmente compõe o cenário de piqueniques que acontecem por ali diariamente.
E para quem não gosta de ficar parado, ainda é possível encontrar uma extensa pista de cooper, sem falar na estação de ginástica, que também ajuda bastante na hora de manter os exercícios em dia. Para a criançada, além de todo o espaço para correr e fazer brincadeiras, ainda há um playground para garantirem a diversão.
O Parque Cascavel foi criado em 1 de maio de 1999, pela Lei nº 7.884, com o objetivo de ser uma unidade de conservação. Apesar disso, o lugar apenas tomou a forma de um parque, mais parecido com o que conhecemos hoje, no ano de 2008, depois de uma parceria fechada entre setores público e privado.
E foi assim que ganhou vida um dos parques mais bonitos e importantes da cidade. Entre os elementos naturais que ainda preserva, é possível contar com a nascente do Córrego Cascavel, que atravessa suas matas e ganha forma até compor o lago ali presente.
Além disso, também é possível encontrar plantas nativas de nosso bioma e outras, a exemplo de jatobás, embaúbas, buritis, mutambas e muito mais. E como não poderia faltar, o Parque Cascavel ainda é o abrigo de vários animais selvagens, como o mico estrela, macaco guariba e outros pequenos mamíferos, anfíbios e aves.
Atualmente o parque representa um lugar super tranquilo, mas ao anoitecer ainda é preciso ter um pouco de cuidado. Vale a pena conhecer!
Endereço: R. do Parque, 135 – Jardim Atlântico, Goiânia – GO, 74343-020