Como medida para evitar aglomerações, a Prefeitura de Jataí restringiu os horários dos velórios na cidade, que agora podem ter no máximo 8 pessoas e 4 horas de duração.
De acordo com a Prefeitura de Jataí, a medida é necessária para evitar aglomerações nesse momento emergencial e deve ser adotada para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Conforme informações, a medida já começou a valer nesta segunda-feira (23/3) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo pede a compreensão e colaboração da população. Caso a medida seja descumprida, a funerária poderá ser multada.
Além dos velórios podem ter no máximo 8 pessoas e 4 horas de duração, outras medidas também foram tomadas na cidade por causa do coronavírus
O primeiro caso de coronavírus foi confirmado em Jataí, na região Sudoeste de Goiás. O comunicado foi feito na manhã da última quarta-feira (18/3), pelo prefeito Vinicius Luz, em uma transmissão ao vivo em uma rede social, ao lado do secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Bandeira.
Trata-se de uma mulher, de 52 anos, que mora na Espanha, mas está na cidade visitando parentes. Após apresentar sintomas da Covid-19, causada pelo coronavírus, a paciente ficou internada por dois dias no Hospital das Clínicas da cidade. Com a melhora no quadro de saúde, ela foi liberada para ficar em isolamento domiciliar.
Com a confirmação do caso, a prefeitura da cidade tomou uma série de medidas para proteger a população, entre elas está a vacinação em casa para idosos, a fim de evitar a aglomeração de pessoas, principalmente das que integram o grupo de risco.
Outra medida é a circulação do transporte coletivo, que teve alteração enquanto permanecer o período de isolamento social. A empresa responsável não disponibilizará linhas de ônibus aos domingos. De segunda a sábado, o serviço permanece, porém com horários e linhas alterados.
De acordo com boletim epidemiológico, oito casos suspeitos ainda estão em investigação em Jataí.