A partir desta terça-feira (24/3), a vacinação contra a gripe começa a funcionar no modelo “drive-thru”, em alguns pontos de Goiânia. Neste novo método, os idosos serão vacinados dentro dos carros.
As unidades estão localizadas no Detran-GO e no 7º Batalhão da Polícia Militar, que funcionam a partir de hoje (24/3); e nos estacionamentos do Flamboyant Shopping Center e Passeio das Águas Shopping, que funcionam a partir de quarta-feira (25/3); e das 8h às 17h, como os demais postos da capital.
O objetivo da ação é evitar a aglomeração de pessoas, principalmente idosos, que são considerados grupo de risco quanto ao coronavírus. Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde adotou medidas alternativas para a vacinação.
Além desses novos pontos, outros 70 postos estão disponíveis à população, em locais arejados e ao ar livre, com todas as medidas de prevenção necessárias. Nestes locais, as filas são organizadas com distanciamento mínimo de 2 metros entre as pessoas, para evitar a aglomeração e contágio pelo coronavírus.
Somente nesta segunda-feira (23/3), mais de 40 mil doses foram aplicadas na rede pública em Goiânia, sendo 33.723 em idosos e 6.471 em trabalhadores da saúde. O público-alvo deste grupo é de 177.284 pessoas.
As fases da vacinação contra gripe
Nesta primeira fase serão vacinados idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde. A segunda fase da vacinação tem início em 16 de abril e é direcionada aos professores de escolas públicas e privadas, aos profissionais das forças de segurança e salvamento e às pessoas que vivem com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.
O Dia D da campanha ocorrerá no dia 9 de maio e é voltada para todos os grupos, gestantes, puérperas, crianças entre 6 meses a menores de 6 anos, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, povos indígenas, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos de idades.
O público-alvo total é de 508.943 pessoas e a meta é vacinar no mínimo 90% dos grupos elegíveis para a vacinação.