A Prefeitura de Silvânia instalou barreiras sanitárias para monitorar o acesso das pessoas ao perímetro urbano. Desde esta segunda-feira (23/3), quando a medida foi anunciada, somente moradores entram na cidade. De acordo com a gestão municipal, a restrição visa combater a propagação do coronavírus.
Conforme o decreto de nº 139/2020, expedido e publicado pelo Gabinete do prefeito Zé Faleiro, as Polícias Civil e Militar, além de militares do Corpo de Bombeiros Militar, revezarão nas abordagens. “A ação visa reter a entrada de pessoas não residentes na cidade”, diz o documento oficial.
Além das barreiras sanitárias, Silvânia suspende atividades que promovam aglomeração de pessoas
Em Silvânia, também estão suspensas atividades turísticas e de lazer, como passeios ecológicos e atividades em atrativos naturais, como cachoeiras. A prefeitura determina ainda que não poderão ser realizados eventos em estádios e praças esportivas, além de festas e reuniões de qualquer tipo, que promovam a aglomeração de pessoas.
“O não cumprimento das medidas implicará na intervenção da autoridade policial com base do artigo 268 do Código Penal”, reforça o documento, que altera o decreto nº 116/2020, publicado na última semana.
Casos de coronavírus em Goiás
De acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), o estado tem 23 casos confirmados infectados pelo coronavírus(Covid-19). As confirmações foram registradas nos municípios de Goiânia (12), Rio Verde (5), Anápolis (2), Aparecida de Goiânia (2), Jataí (1) e Catalão (1).
No país, segundo as informações repassadas pelos estados ao Ministério da Saúde nesta segunda-feira (23/3), subiu para 1.891 o número de casos confirmados de coronavírus. Até o momento, 34 mortes estão confirmadas, sendo 30 no estado de São Paulo e quatro no Rio de Janeiro.
Atualmente, todos os estados do país registram casos da doença, mas nem todas as regiões apresentam o mesmo nível de transmissão. A região norte, por exemplo, tem 3,1% do total de casos do Brasil. Na outra ponta, a região Sudeste representa o maior percentual, na ordem de 60%.