Já se foi o tempo em que cerveja tinha sempre o mesmo gosto. Atualmente, o mercado cervejeiro se encontra em franca expansão e está sempre em busca de novas especialidades, tornando possível uma enorme gama de sabores e estilos, agradando a todos os gostos. É justamente por isso que as cervejas artesanais ganham cada vez mais espaço. Diversos pubs e bares já reservam um espaço dedicado aos rótulos artesanais, que possuem um público cada vez mais cativo. São inúmeras marcas nacionais e internacionais consumidas em nossa região, mas você sabe reconhecer quais são as cervejas goianas?
Em nosso estado se concentram algumas cervejarias que estão ganhando seu espaço. Algumas já possuem reconhecimento maior no mercado nacional, enquanto outras ainda possuem um comércio mais local. Em todo caso, é sempre importante saber reconhecer e valorizar nosso produto. Pensando nisso, preparamos uma listinha com algumas entre as marcas goianas mais conhecidas e que valem super a pena para você experimentar! Confira!
Cervejas goianas que você precisa conhecer:
1 – Colombina
A Colombina é uma das cervejas goianas mais lembradas e consumidas na região e em todo o Brasil. Foi a primeira linha de cervejas artesanais do Centro-Oeste, sendo um produto da Cervejaria Goyas, uma empresa familiar que já atua no ramo há mais de 14 anos.
As cervejas são sempre elaboradas com insumos da mais alta qualidade, que passam por processos modernos e garantem sabores impressionantes. Uma característica do rótulo é sempre dar espaço para produtores locais, a exemplo dos pequenos produtores de Nerópolis, que fornecem a rapadura Moça Branca utilizada na produção.
Como se não bastasse, ainda é possível encontrar cervejas que misturam os sabores do cerrado em suas etapas de produção, resultando em sabores inovadores e bem diferentes. Os rótulos da fábrica podem ser encontrados nos maiores supermercados do estado, sem falar que ainda é possível encontrá-los pelos bares e pubs de toda a região.
2 – Seresta
A Seresta é uma das cervejas goianas que vem ganhando cada vez mais espaço. As cervejas da fábrica são sempre produzidas da forma mais artesanal possível, utilizando ingredientes da mais alta qualidade e receitas cheias de personalidade.
O nome “Seresta” é uma variação de serenata, trazida pelos portugueses para o Brasil. Durante as Serestas grupos de amigos saíam pelas ruas alegres, cantando e parando para homenagear as moças nas janelas. A cervejaria nasceu desse espírito de alegria, música, cultura e amizade.
Daí também nasceu o slogam da marca e a inspiração para os nomes de seus rótulos, que se relacionam a um adjetivo feminino que vai de acordo com o estilo da cerveja. É tudo uma graça!
3 – Templária
A Templária é uma cerveja que nasceu de um negócio familiar, que começou de forma até despretensiosa, mas que não demorou muito para conquistar seu espaço. Atualmente, é uma das cervejas goianas mais pedidas pelos bares e pubs do estado, com fábrica localizada na cidade de Catalão.
Como se não bastasse, ainda contam com um biergarten para degustação dos rótulos na fábrica. Todos eles contam com temas relacionados aos templários, bem como manda o nome! Clique aqui para conferir mais detalhes.
4 – Lola
Desenvolvida no ano de 2016, a marca é especializada em cervejas mais refrescantes. Tudo começou também de forma despretensiosa, quando o cervejeiro Henrique Augusto decidiu fazer algumas combinações experimentais em pequenas panelas, até ter a ideia de montar um brew pub.
Após algumas dificuldades, encontrou também boas oportunidades que fizeram com que se tornasse um cervejeiro cigano. Hoje, um dos rótulos mais populares é a “Lolipa”, saborosa IPA da marca.
5 – Santa Dica
Cervejaria de Pirenópolis, também produz uma das cervejas goianas mais apreciadas em todo o estado. O lugar trabalha com produção verdadeiramente artesanal, com cervejas feitas do mais puro malte e ingredientes selecionados em processo único, que traz a irreverência e originalidade dos mascarados pirenopolinos.
Os sabores são irresistíveis e carregados com a identidade cultural de uma das mais belas regiões do Centro-Oeste brasileiro. Para quem quiser experimentar, estão disponíveis os rótulos Santa Dica IPA, Hibisco e Kölsch. Clique aqui e acompanhe o Facebook da marca.
6 – MJ Cerveja Artesanal
Entre as cervejas goianas, é possível encontrar a MJ, que faz um sucesso tremendo em Anápolis e região. Primeira cervejaria cigana da cidade, pode ser encontrada pelos barzinhos e pubs de Anápolis, trabalhando com rótulos de diversos sabores, levando para a cerveja a leveza de ingredientes como as frutas. É possível encontrar combinações como caju e goiaba, maracujá e manjericão e muito mais. Clique aqui e acompanhe o Facebook da marca.