Goiânia é uma das cidades com maior número de áreas verdes do Brasil, sendo reconhecida no ano de 2010 como a mais arborizada do país, de acordo com dados do IBGE. Uma grande contribuição para isso vem de nossos parques, que são sempre lembrados como áreas de lazer, mas também são responsáveis pela conservação de vegetações nativas, a exemplo do Jardim Botânico de Goiânia.
Situado no Setor Pedro Ludovico, o lugar é um dos destinos preferidos por quem adora manter o contato com a natureza. Por ali é possível encontrar árvores e plantas diversas, em boa parte, nativas do cerrado. É a maior área verde de Goiânia e ainda abriga animais silvestres que estão sempre passeando pelo ambiente.
Apesar disso, o mais comum é dar de cara com alguns pássaros, ou apenas com o canto deles, que deixam a experiência do lugar ainda mais intensa. A área aberta do Jardim Botânico conta com paisagens belíssimas, que certamente rendem boas fotos e momentos de muito sossego.
Um pouquinho mais sobre o Jardim Botânico de Goiânia
Fundado no ano de 1978, o Jardim Botânico de Goiânia é simplesmente a maior área verde da cidade (1 milhão de m²), carregando também o título de maior unidade de conservação. O lugar abriga um remanescente de área fechada de mata, com diversas espécies de flora nativa do cerrado, sem falar dos inúmeros animais silvestres que fazem do lugar a sua casa.
Inicialmente, o projeto foi desenvolvido para que servisse como uma reserva ambiental, com o intuito de proteger as nascentes do Córrego Botafogo. Atualmente é possível encontrar três nascentes perenes e ainda uma intermitente do córrego, sem falar nos três lagos que podem ser visitados.
Além da enorme área aberta do Jardim Botânico de Goiânia, ainda é possível encontrar uma vasta extensão que fica fechada para visitas, já que a área é especialmente dedicada para reserva natural, onde se desenvolvem plantas representativas de gênero e espécie.
A área aberta contempla uma estrutura completa, destinada especialmente para quem está em busca de maior contato com a natureza ou para aqueles que buscam por um lugar para a prática de exercícios ao ar livre. Dá para aproveitar as pistas de caminhada, a estação de ginástica e ainda dar uma pausa para contemplar os lagos. Como se não bastasse, é possível encontrar até um borboletário!
Para se ter ideia, o Jardim Botânico abriga mais de 2 mil espécies de plantas, sendo possível encontrar jatobás, buritis, mutambas, embaúbas, jequitibás, ipês roxo e amarelo entre tantas outras. São verdadeiros exemplos da beleza de nosso cerrado, que devem ser preservados a todo custo.
Para ter acesso ao lugar não é cobrado nenhum tipo de taxa e a visitação pode ser feita durante o dia ou noite. No entanto, é sempre válido lembrar que, por se tratar de uma unidade de conservação, é proibido alimentar os animais. Também não deixe nenhum tipo de lixo espalhado pelo chão ou bancos do lugar.
Há lixeiras espalhadas por todos os cantos, basta procurar um pouquinho. Sem dúvida, um dos lugares mais bonitos de Goiânia!
Endereço: Alameda do Contorno, 1128-1222 – Jardim Santo Antônio, Goiânia – GO, 74853-120