Passou a vigorar na última quinta-feira (19/3) o decreto do governo estadual que determina o fechamento, pelo prazo de 15 dias, de diversos estabelecimentos em Goiás. A medida, tomada com a intenção de conter a proliferação do coronavírus, causador da Covid-19, libera o funcionamento apenas de estabelecimentos considerados de necessidade básica. Quanto aos outros, caso permaneçam abertos, contarão com força policial para seu fechamento.
A informação foi confirmada pela própria Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO). Segundo a corporação, os policiais vão atuar “para fechar os estabelecimentos que insistirem em abrir as portas, garantindo o cumprimento da Lei”.
Estabelecimentos como shoppings, bares, cinemas, academias, casas noturnas, entre outros devem permanecer fechados. Além do descumprimento, quem infringir as medidas podem responder pelo crime de infração de medida sanitária preventiva, cuja pena varia de um mês a um ano de prisão.
Estabelecimentos de necessidades básicas não são afetados pelo decreto de contenção do coronavírus
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) confirmou 15 casos da Covid-19, causada pelo coronavírus, no estado. São 7 em Goiânia, 1 em Aparecida de Goiânia, 2 em Anápolis, 3 em Rio Verde, 1 em Jataí e outro caso ainda não tem localidade identificada. Há outros 303 suspeitos, que estão sendo analisados.
Segundo a Procuradoria Geral do Estado de Goiás (PGE-GO), os comércios devem ficar fechados, com exceção dos seguintes setores listados abaixo:
- Clínicas de fisioterapia
- Clínicas de vacinação
- Clínicas de acupuntura
- Hospitais
- Consultórios médicos
- Consultório de psicologia
- Consultórios odontológicos de urgência e emergência
- Laboratórios de análises clínicas
- Laboratórios de avaliação psicológica
- Laboratórios farmacêuticos
- Distribuidoras de água
- Distribuidoras e revendedoras de gás
- Farmácias (não as de shoppings)
- Drogarias
- Farmácias de manipulação
- Supermercados
- Atacarejos
- Mercearias
- PegPags
- Secos e molhados
- Padarias
- Panificadoras
- Frutarias
- Verdurões
- Clínicas veterinárias
- Pet shops
- Depósito de materiais de construção
- Ferragistas
- Postos de combustíveis
- Oficinas mecânicas
- Lava-jato